Revisão de Word para o TJ SP
Caro aluno, na postagem de hoje iremos fazer uma revisão da disciplina de Informática, sobre o tema Word para o concurso do TJ SP.
O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. O meu objetivo nesta postagem é fazer uma breve revisão de Word com vocês na disciplina Informática, resolvendo alguns exercícios cobrados pela banca VUNESP recentemente. Escrevi outros artigos contendo outros temas que são cobrados no edital da VUNESP para o TJ SP, para conferir basta entrar na minha página aqui no site Estratégia e ver os meus artigos publicados (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/). Tenho dezenas sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação.
Essa matéria está prevista no edital do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o cargo Escrevente Técnico Judiciário para a Comarca da Capital, então a leitura atenta deste artigo poderá ser um diferencial na sua preparação.
Em primeiro lugar, acho fundamental que vocês leiam com atenção o que é cobrado de Word no edital do concurso do TJ SP:
“MS-Word : estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.”
Caso sinta necessidade, antes de começar a resolver as questões ao longo deste artigo, aconselho a revisão da aula de word do curso de Informática para o TJ SP do Estratégia Concursos.
Word para o TJ SP – Questões da VUNESP
VUNESP – 2022 – POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
No MS-Word 2010, em sua configuração padrão, Barra Lateral Alfabética, Barra Lateral Anual e Barra Lateral Austera são alguns nomes de tipos padrão de
a) Quebra de coluna
b) WordArt
c) Caixa de Texto
d) SmartArt
e) Quebra de Página
RESPOSTA:
GABARITO: ALTERNATIVA C.
A questão exige o conhecimento do MS- Word 2010, em sua configuração padrão, mais especificamente, do recurso “Caixa de Texto”. Não sabemos qual versão do Word será cobrada na prova do TJ SP, mas essa questão serve para nossa revisão. Na guia “Inserir”, no grupo texto, existe a ferramenta caixa de texto. Nela, é possível inserir diversos tipos de caixas de texto, inclusive algumas opções de barras laterais, como as cobradas nesta questão (Barra Lateral Alfabética, Barra Lateral Anual e Barra Lateral Austera).
De acordo com a Microsoft: “Uma caixa de texto é um objeto que você pode adicionar ao documento e que permite colocar e digitar texto em qualquer local no arquivo. As caixas de texto podem ser úteis para chamar a atenção para um determinado texto e também quando você precisa deslocar o texto no documento.”
VUNESP – 2022 – POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Por meio do botão Quebras, presente no grupo Configurar Páginas da guia Layout do editor de texto MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), pode-se selecionar diversas opções de quebra, categorizadas em
a) Quebras de Página e Quebras de Seção.
b) Quebras de Cabeçalho e Quebras de Rodapé.
c) Quebras de Palavra e Quebras de Parágrafo.
d) Quebras de Figura e Quebras de Texto.
e) Quebras de Documento e Quebras de Arquivo.
RESPOSTA:
GABARITO: ALTERNATIVA A.
Outra questão da banca VUNESP, do ano passado, cobrando o conhecimento do Word, que serve de preparação para o concurso do TJ SP. Para respondê-la, é necessário o conhecimento do grupo “Configurar Página” dentro do guia “Layout”. No editor de texto MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão) é possível escolher diversos tipos de quebras, tanto quebras de seção (próxima página, contínuo, página par, página ímpar), quanto quebras de página (página, coluna, disposição do texto).
VUNESP – 2022 – POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
No editor de texto MS-Word 2016, em português e em sua configuração padrão, foi digitado um parágrafo, conforme mostrado a seguir, seguido da tecla ENTER.
Comprou-se um microcomputador de cor preta, com dois discos rígidos e quatro entradas USB.
Posteriormente, deu-se um duplo-clique no meio da palavra microcomputador e, a seguir, clicou-se sobre o botão Itálico (do grupo Fonte da guia Página Inicial). Como resultado
a) duas letras da palavra microcomputador ficaram com o estilo de fonte itálico, a que estava imediatamente à esquerda e a que estava imediatamente à direita do ponto do clique.
b) a palavra microcomputador ficou com o estilo de fonte itálico.
c) todas as palavras da linha na qual estava a palavra microcomputador ficaram com o estilo de fonte itálico.
d) todas as palavras do parágrafo no qual estava a palavra microcomputador ficaram com o estilo de fonte itálico.
e) nada ocorreu.
RESPOSTA:
GABARITO: ALTERNATIVA B.
Novamente uma questão da banca VUNESP, do ano passado, cobrando o conhecimento do Microsoft Word. Ao se dar um duplo-clique no meio da palavra microcomputador, toda esta palavra fica automaticamente selecionada. Após, ao selecionar o botão Itálico (do grupo Fonte da guia Página Inicial), a palavra selecionada (microcomputador) para a ficar com o estilo de fonte itálico.
Dica final, agora que a gente fez essa breve revisão para a prova do TJ SP com a resolução de algumas questões de Word da banca VUNESP, aproveite e resolva muitas questões da banca do concurso sobre esse tema, pois essa é uma ótima maneira de revisar e saber como a banca costuma cobrar o assunto. Além disso, aproveite para ler os comentários dos professores nas questões (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), bem como ver as soluções em vídeo (existem milhares de questões comentadas por vídeo pelos professores do Estratégia). Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.
Para quem é assinante, aconselho a leitura atenta, bem como a visualização das videoaulas, do curso de Informática para o TJ SP. Nele, você poderá encontrar diversos exercícios comentados, bem como mapas mentais de tabelas de atalhos que irão ajudar na fixação do tema. O curso é bem completo (contendo inclusive o tema Word com foco no TJ SP) e eu gosto muito da didática do professor.
Por fim, vale salientar que se deve utilizar este artigo e as questões do Sistema de Questões como complemento ao estudo, privilegiando, sempre, o material teórico e as questões dos PDF’s das aulas. Além disso, caso sinta necessidade, recomendo a visualização de vídeo aulas sobre os assuntos de maior dificuldade/complexidade.
Carlos Eduardo Cardoso
Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.
Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram: