Você é um procrastinador? (Parte 1)
Olá pessoal! Tudo bem?
Vamos conversar sobre um tema que já assombrou (ou assombra) muita gente? Falemos então da maledeta procrastinação. Será que você é um procrastinador?? :(
Bom, não sei se você é ou não um procrastinador, mas eu já fui um grande procrastinador. Até começar a estudar para concursos. Vi, de cara, que ou mudava essa atitude ou não atingiria meu objetivo: passar em um concurso disputado e com boa remuneração, como o da área Fiscal. E isso vale para ENEM, INSS, área de Tribunais, Controle ou qualquer outra.
Em maior ou menor grau, todos temos ou já tivemos o comportamento de um autêntico procrastinador. Seja por deixar para segunda-feira o início dos estudos, por sempre postergar o estudo da matéria mais “chata” ou por deixar para se dedicar mais quando o edital sair, dentre outras possibilidades. Quem nunca (só) estudou na véspera da prova na escola?
A imensa maioria das pessoas que conheço já deixaram para depois, em algum momento, o que poderia ter sido feito antes. E você? Será que ao abrir esse artigo está deixando algo para depois? Se você estava estudando e parou por estar com preguiça ou se nem começou a estudar porque decidiu dar uma “navegada” na internet, recomendo fortemente que leia até o final com bastante atenção. Mas se você estava no seu intervalo ou apenas pesquisando o site para se atualizar, aproveita o artigo para não cair em armadilhas no futuro.
Um dia estava assistindo desenho com minha filha e me deparei com um muito louco falando sobre procrastinação. E o melhor, muito engraçado. Recomendo que veja e reflita sobre como você pode estar repetindo alguns comportamentos desses irmãos (um peixe e um gato!). Na minha opinião a melhor parte é a que critica o vício nas redes sociais e como nem percebemos quanto tempo gastamos nelas. Desde que vi esse episódio penso em escrever esse artigo e até hoje eu, bem, ahn…procrastinei. Sim, assumo. Ah, vou colocar o link para o desenho no final do artigo. Eu costumava indicar esse episódio para alguns alunos do coaching e muitos pensavam que o desenho foi feito com fins motivacionais ou educativos. Não era essa a ideia, mas eu o aproveitei para isso :).
E você? Acha que poderia aproveitar mais o seu tempo? Acha que adia demais o início de suas tarefas? Ainda acha que deve esperar as condições ideais para dar início ao seu projeto?
Sim, você não está sozinho. Lembro, como se fosse um filme, do dia em que eu li um artigo no mural da minha escola. Eu estava no ensino médio (na minha época chamavam de segundo grau, ou seja, já tô ficando velho…rs) e deixava tudo para depois. Ou seja, o assunto não é novo. Na verdade, dizem que a primeira vez que a palavra procrastinação foi publicada no Oxford Dictionary foi em 1548! É, nossos antepassados também já vinham pisando na bola. Recentemente, li uma pequena entrevista no jornal O GLOBO de Nilton Bonder.
E em dado momento ele diz que “o perigo é que queremos fazer as prioridades de que gostamos”. Tudo a ver com o mundo dos concursos! Quem nunca deixou para depois uma matéria mais “chata” ou mais difícil porque estava se deliciando por horas e horas com aquela disciplina favorita? No meu caso essas disciplinas eram Direito Constitucional, Administração e Informática/Tecnologia da Informação. Você já está cansado de saber que não deve estudar apenas aquilo de que gosta, mas sim o que efetivamente será mais cobrado em sua prova, portanto, seu plano de estudos precisa respeitar essa priorização. Se Direito Constitucional vale 10% dos pontos, por que metade de todo o seu tempo disponível é dedicado a ele? Essa situação radical é errada até mesmo para alunos iniciantes.
– Ronaldo, você já fugindo do tema, cara! E o tema é procrastinação.
– Bom, na verdade a procrastinação e priorização são intimamente ligadas, concorda?
Até agora eu dei exemplos de pessoas que procrastinam, mas bem ou mal, estão estudando. Mas, e quanto aquelas que deixam para “segunda que vem” a preparação propriamente dita ou a retomada dos estudos abandonados? Dona Maria e Seu João, se liguem! Há milhares e milhares, querendo a sua vaga. Éééé….a SUA vaga. Aquela que você sonha em conseguir para ter mais tempo para realizar seus outros sonhos, sejam eles quais forem. Melhor remuneração, mais tempo com a família, mais viagens, mais curtição, mais dinheiro, mais sossego, menos credores atrás de você, menos boletos pendentes, menos cartinhas do SPC ou Serasa rs. Tá bom de exemplo, né?
Mas Ronaldo, eu acabo deixando para depois porque ainda não tenho as condições ideais de estudo. Ah, é? Mas se você ficar esperando as condições “ideais” pode ser que fique esperando para o resto da vida. Não existe condição ideal. Não espere por ela. Não dá para estudar 5 horas por dia? Estudae 2 horas. Não dá também? Estude 1 hora. Não dá também??? Bom, você tem certeza que não consegue uma horinha, hein? Meia hora, talvez?
“Ah, gosto de estudar em tablet. Quando tiver dinheiro vou comprar um e aí sim vou estudar muito”. Não espere. Estude no papel de pão, mas estude. Leia na tela se não puder imprimir, mas leia.
Vou escrever um novo artigo tentando mostrar que, na prática, o tempo que temos é determinado por nós mesmos, por nossas escolhas e prioridades. Mas até lá, deixo um espaço para sua reflexão e um simples exercício.
– Anote em uma folha toda a sua rotina nos dias úteis e finais de semana. Tudo mesmo, desde a hora em que acorda até a hora em que levanta da cama efetivamente, o tempo vendo TV, usando internet, trabalhando, estudando, indo à academia e etc….
E veja, você mesmo, a destinação que tem dado ao seu precioso tempo.
Em uma entrevista de Nilton Bonder, ele diz que “é preciso ter zelo, diligência e entusiasmo para fazer algo sem procrastinar. Precisamos bloquear esse processo. A questão é não culpar ninguém e, sim, tomar para si toda a responsabilidade . Gostar de si mesmo tem a ver com não procrastinar – a maturidade acaba nos ensinando isso”.
E aí, pronto para a reflexão? Então, nada de deixar para depois. Comece agora a montar sua lista e invista uns bons minutos procurando as atitudes que têm atrapalhado a organização de seu tempo.
E nada de procrastinar…rs
Se tiver se interessado no assunto, saiba que em breve trarei algumas dicas e alertas para que você não caia na arapuca da procrastinação. Em breve publicarei a Parte 2.
Ah, agora que o texto acabou, se tiver um tempinho sobrando veja o desenho. O nome é O Incrível mundo de Gumball. Veja aqui.
Outro “detalhe”. Esse artigo tem caráter apenas didático e é direcionado ao estudo para concursos, portanto, não pode ser usado contra mim, em casa, para que me obrigue a resolver de imediato situações não urgentes como a troca de lâmpadas, apagar incêndios, interromper escapamento de gás, cuidar de fios desencapados, passear com o cachorro ou não largar roupa pela casa… :)