Artigo

Você é um procrastinador? (Parte 1)

Olá pessoal! Tudo bem?

Vamos conversar sobre um tema que já assombrou (ou assombra) muita gente? Falemos então da maledeta procrastinação. Será que você é um procrastinador?? :(

Bom, não sei se você é ou não um procrastinador, mas eu já fui um grande procrastinador. Até começar a estudar para concursos. Vi, de cara, que ou mudava essa atitude ou não atingiria meu objetivo: passar em um concurso disputado e com boa remuneração, como o da área Fiscal. E isso vale para ENEM, INSS, área de Tribunais, Controle ou qualquer outra.

Em maior ou menor grau, todos temos ou já tivemos o comportamento de um autêntico procrastinador. Seja por deixar para segunda-feira o início dos estudos, por sempre postergar o estudo da matéria mais “chata” ou por deixar para se dedicar mais quando o edital sair, dentre outras possibilidades. Quem nunca (só) estudou na véspera da prova na escola?

A imensa maioria das pessoas que conheço já deixaram para depois, em algum momento, o que poderia ter sido feito antes. E você? Será que ao abrir esse artigo está deixando algo para depois? Se você estava estudando e parou por estar com preguiça ou se nem começou a estudar porque decidiu dar uma “navegada” na internet, recomendo fortemente que leia até o final com bastante atenção.  Mas se você estava no seu intervalo ou apenas pesquisando o site para se atualizar, aproveita o artigo para não cair em armadilhas no futuro.

Um dia estava assistindo desenho com minha filha e me deparei com um muito louco falando sobre procrastinação. E o melhor, muito engraçado. Recomendo que veja e reflita sobre como você pode estar repetindo alguns comportamentos desses irmãos (um peixe e um gato!). Na minha opinião a melhor parte é a que critica o vício nas redes sociais e como nem percebemos quanto tempo gastamos nelas.  Desde que vi esse episódio penso em escrever esse artigo e até hoje eu, bem, ahn…procrastinei. Sim, assumo. Ah, vou colocar o link para o desenho no final do artigo. Eu costumava indicar esse episódio para alguns alunos do coaching e muitos pensavam que o desenho foi feito com fins  motivacionais ou educativos. Não era essa a ideia, mas eu o aproveitei para isso :).

E você? Acha que poderia aproveitar mais o seu tempo? Acha que adia demais o início de suas tarefas? Ainda acha que deve esperar as condições ideais para dar início ao seu projeto?

Sim, você não está sozinho. Lembro, como se fosse um filme, do dia em que eu li um artigo no mural da minha escola. Eu estava no ensino médio (na minha época chamavam de segundo grau, ou seja, já ficando velho…rs) e deixava tudo para depois. Ou seja, o assunto não é novo. Na verdade, dizem que a primeira vez que a palavra procrastinação foi publicada no Oxford Dictionary foi em 1548! É, nossos antepassados também já vinham pisando na bola. Recentemente, li uma pequena entrevista no jornal O GLOBO de Nilton Bonder.

E em dado momento ele diz que “o perigo é que queremos fazer as prioridades de que gostamos”. Tudo a ver com o mundo dos concursos! Quem nunca deixou para depois uma matéria mais “chata” ou mais difícil porque estava se deliciando por horas e horas com aquela disciplina favorita? No meu caso essas disciplinas eram Direito Constitucional, Administração e Informática/Tecnologia da Informação. Você já está cansado de saber que não deve estudar apenas aquilo de que gosta, mas sim o que efetivamente será mais cobrado em sua prova, portanto, seu plano de estudos precisa respeitar essa priorização. Se Direito Constitucional vale 10% dos pontos, por que metade de todo o seu tempo disponível é dedicado a ele? Essa situação radical é errada até mesmo para alunos iniciantes.

– Ronaldo, você já fugindo do tema, cara! E o tema é procrastinação.

– Bom, na verdade a procrastinação e priorização são intimamente ligadas, concorda?

Até agora eu dei exemplos de pessoas que procrastinam, mas bem ou mal, estão estudando. Mas, e quanto aquelas que deixam para “segunda que vem” a preparação propriamente dita ou a retomada dos estudos abandonados?  Dona Maria e Seu João, se liguem! Há milhares e milhares, querendo a sua vaga. Éééé….a SUA vaga. Aquela que você sonha em conseguir para ter mais tempo para realizar seus outros sonhos, sejam eles quais forem. Melhor remuneração, mais tempo com a família, mais viagens, mais curtição, mais dinheiro, mais sossego, menos credores atrás de você, menos boletos pendentes, menos cartinhas do SPC ou Serasa rs. bom de exemplo, ?

Mas Ronaldo, eu acabo deixando para depois porque ainda não tenho as condições ideais de estudo. Ah, é? Mas se você ficar esperando as condições “ideais” pode ser que fique esperando para o resto da vida. Não existe condição ideal. Não espere por ela. Não dá para estudar 5 horas por dia? Estudae 2 horas. Não dá também? Estude 1 hora. Não dá também??? Bom, você tem certeza que não consegue uma horinha, hein?  Meia hora, talvez?

“Ah, gosto de estudar em tablet. Quando tiver dinheiro vou comprar um e aí sim vou estudar muito”. Não espere. Estude no papel de pão, mas estude. Leia na tela se não puder imprimir, mas leia.

daniel-cabrera-garoto-filipino-que-estuda-na-calcada-comoveu-os-internautas-1436536975577_615x300

Você já deve ter visto a foto desse menino filipino no Facebook, não é? Pois bem, lembre-se dela, quando….bom, você já sabe quando não é mesmo?

Vou escrever um novo artigo tentando mostrar que, na prática, o tempo que temos é determinado por nós mesmos, por nossas escolhas e prioridades. Mas até lá, deixo um espaço para sua reflexão e um simples exercício.

– Anote em uma folha toda a sua rotina nos dias úteis e finais de semana.  Tudo mesmo, desde a hora em que acorda até a hora em que levanta da cama efetivamente, o tempo vendo TV, usando internet, trabalhando, estudando, indo à academia e etc….

E veja, você mesmo, a destinação que tem dado ao seu precioso tempo.

Em uma entrevista de Nilton Bonder,  ele diz que “é preciso ter zelo, diligência e entusiasmo para fazer algo sem procrastinar. Precisamos bloquear esse processo. A questão é não culpar ninguém e, sim, tomar para si toda a responsabilidade . Gostar de si mesmo tem a ver com não procrastinar – a maturidade acaba nos ensinando isso”.

E aí, pronto para a reflexão? Então, nada de deixar para depois. Comece agora a montar sua lista e invista uns bons minutos procurando as atitudes que têm atrapalhado a organização de seu tempo.

E nada de procrastinar…rs

Se tiver se interessado no assunto, saiba que em breve trarei algumas dicas e alertas para que você não caia na arapuca da procrastinação. Em breve publicarei a Parte 2.

Ah, agora que o texto acabou, se tiver um tempinho sobrando veja o desenho. O nome é O Incrível mundo de Gumball.  Veja aqui.

Outro “detalhe”. Esse artigo tem caráter apenas didático e é direcionado ao estudo para concursos, portanto, não pode ser usado contra mim, em casa, para que me obrigue a resolver de imediato situações não urgentes como a troca de lâmpadas, apagar incêndios, interromper escapamento de gás, cuidar de fios desencapados, passear com o cachorro ou não largar roupa pela casa… :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Meu Deus!!! que texto maravilhoso rsrs eu ri muito na última parte quando falas que este artigo não deve ser usado contra você em casa hahahaha bem já encaminhei o seu texto a todos os meus amigos procrastinadores, não que eu não seja...rsrs mas ao menos estou lutando contra isso, e seu texto me ajudou muito. Agradecida.
    Leide Mayara em 16/08/18 às 08:30
  • Curti demais seu artigo e na sequência fui ler sua história. É revigorante e me dá mais vontade de continuar e não desistir. Procrastino muito e estou tentando melhorar isso. Faça sempre bons artigos como esse. Valeu professor!
    Cássio Holanda em 16/08/18 às 04:06
  • Gostei muito do artigo. tenho que parar de procrastinar hehe.... me serviu para alertar/focar no que realmente importa. grato!
    Evaldo Paulino da Silva em 15/08/18 às 15:24
  • Professor, realmente um dos alicerces mais fortes da procrastinação é esse "perfeccionismo" de querer a condição ideal pra estudar... Obrigada pelo artigo, e o Gumball vale mais que mil palavras... Deus abençoe a todos!
    Steffani em 15/08/18 às 06:17
  • O Final do artigo foi ótimo! !! Quantas coisas importantes Deixamos Para depois Com a " desculpa" de estudar e não fazemos nem uma coisa nem outra rsrsrs. Bora estudar para ter tempo de por a casa em ordem ... depois de aprovada! !!
    Simone em 14/08/18 às 18:06
  • Professor Ronaldo, estou nessa fase....Sei tudo o que estou fazendo de errado, que a responsabilidade é só minha, que tem um mundo encima das minhas costas, mas sei que é possível e que não haverá o momento ideal, acabei de estudar para o TRT de maneira errada lógico e agora estou começando da maneira correta com as matérias bases. Comprei o material do Estratégia e seguirei no objetivo. Adoro seus artigos e suas postagens no Instagram, realmente fazem a diferença. Continue em sua missão que está sendo feita divinamente. Um abraço e obrigada....
    Valéria Fagundes em 14/08/18 às 16:55
  • Boa Professor!!!! Quem nunca kkkk.... Essas palavras nos ajudam a pegar firme novamente. Grande abraço!! Deus o abençoe
    Luciano em 03/08/18 às 10:53
  • Showww professor Ronaldo! Sutil como um murroooo na cara!!!rss Tenho plena consciência da minha procrastinação, mas fico patinando... Aff!!! Já pensei em desistir dos estudos para concursos, mas logo me vem o pensamento: "e viverás frustrada o resto da vida, sem ter sentido o gostinho de ver seu nome no DOU!" Então continuo a estudar, mas preciso imprimir ritmo e constância!!! Bora ser sua aluna de coaching...hehe Gratidão pelos teus ensinamentos e pela equipe todinhaaa do Estratégia!
    Alexandra Santos em 03/08/18 às 10:16
  • Cá estou " procrastiando", mas já estudei hoje por 6 horas. Menos que todos os dias, mas estudei... Tem q saber o q é de fato procrastinar, porque saber dividir o tempo para fazermos o que precisamos no cotidiano, também é uma forma de deixar de procrastinar. A meta é ser juíza, pode demorar, mas vai chegar. Estou engatinhando, mas chegarei lá, andando como bípede, em pé e com muita alegria. Gratidão por ajudar, gratidão também pelas doses de ânimo com humor. Vc é de luz! Bjs
    Mônica Azevedo em 03/08/18 às 02:16
  • Artigo muito bom! Vou deixar para ver o desenho nas minhas horas de descanso...adoro suas postagens no Instagram!!
    Andressa em 02/08/18 às 21:53
  • Tudo o que provavelmente todos ,em algum aspecto , precisavam ler , e tomar consciência. Parabéns Mestre
    Pk em 02/08/18 às 20:22
  • Bom dia Ronaldo!! Pensei em deixar pra fazer o comentário depois... rsrsr Mas resolvi mudar algumas atitudes desde já. Pois bem. Muito bom sua postagem, obrigado!
    Diogo em 13/07/16 às 10:54
  • Já assisti a primeira temporada inteira..já já termino e começo a estudar...
    Rafael em 06/06/16 às 12:28
  • Muito obrigado, Ronaldo! Esse artigo se encaixa direitinho com meu perfil! Trabalho em banco e quase não sobra tempo, mas...O tempo é realmente aquele que se tem. Parabéns pelo artigo!
    Augusto em 05/06/16 às 09:39
  • boa noite, ronaldo. muito bacana a sua postagem. sofro com esse mal há tempos rs. estou em uma situação no mínimo paradoxal: consegui internalizar, precariamente, alguns mecanismos de gerenciamento e controle de tempo e atividades. por exemplo, consigo anotar em um caderno a hora de inicio, término, e as matérias que vou estudar. o problema começa na execução, especialmente quando utilizo-me da técnica pomodoro. acabo passando mais tempo nos 'intervalos' do que, efetivamente, estudando. se estabeleço um intervalo de 10 minutos, acabo passando 25 minutos. e quando volto o rendimento cai abruptamente. ademais, tenho seria deficiência de concentração. brinco que se escutar musica durante o dia, o player liga na minha cabeça e leio constitucional ao som do psytrance na cabeça.
    thalles garrido em 04/06/16 às 22:08
  • Muito bom o artigo, parabéns! O assunto é mesmo seríssimo! Eu já estava pensando que procrastinação era uma "prerrogativa" apenas minha e pensava em procurar ajuda profissional (Psicólogo, Psiquiatra, mas...procrastinei de novo rss). No meu caso a grande vilã é a TV. Procrastino nos estudos para ver TV; uma lástima! Na verdade o vilão sou EU MESMO, pois a TV tem um botão liga/desliga né?! Escreva mais sobre o assunto, Ronaldo. Um abraço,
    Jéfete Pinheiro em 04/06/16 às 17:39
    • Olá Jéfete, Vamos combinar assim. Você reduz a procrastinação, estipula uma meta para aumentar sua carga horária real de estudos em 20% nos próximos sete dias e coloca um timer para parar de ver TV quando ele tocar. Depois que fizer isso, volta aqui e me avisa se deu certo ou não. Fechado? A procrastinação não é prerrogativa sua, mas os aprovados aprendem a superá-la. um abraço Ronaldo Abraços
      Ronaldo Fonseca em 06/06/16 às 08:22
  • Muito Bom o Desenho!!! O senhor me fez procrastinar assistindo esse desenho. Hehehe... Professor seus artigos são sempre excelentes. Acredito que o maior inimigo do concurseiro é sua mente, se você conseguir controlar sua inteligência emocional você consegue melhorar seus resultados. Já fui aprovado em alguns concursos e já percebi que tive altos e baixos no estudo, mas isso tudo foi por conta da minha mente estar ou nao sob controle. quando não controlo minha mente eu me perco nos estudos, mas quando controlo minha mente, consequentemente controlo a ansiedade e tudo flui melhor. Abraço e obg pelo texto.
    Renato em 04/06/16 às 11:59
  • Muito Obrigada, professor..O senhor não imagina com estes artigos me ajudam a ter mais força para continuar e deixar de enganar a mim mesma..fica com Deus...
    Cleide em 04/06/16 às 11:38
  • Ronaldo, muito bom, teu artigo..... Olha, tem dias, que se torna tentandores nessa arte..
    Elienai Ferreira da Silva em 04/06/16 às 01:59
  • Olá Ronaldo! Tive que rir no final rsrs... Esse artigo não pode ser usado contra você em casa, né?! rsrs... Excelente artigo!!! Um abraço!
    Daiana em 08/03/16 às 11:51
    • Pois é...lá em casa ele não vale...rs
      Ronaldo Fonseca em 06/06/16 às 08:22
  • Muito obrigada... Eu estava "procrastinando" quando comecei a ler seu artigo rsrs. Hora de "Amolar o Machado". Fique com Deus
    Cristiana em 23/11/15 às 12:33
  • Excelente!
    Ana Paula em 15/11/15 às 10:21
    • Olá Ana Paula, obrigado pelo retorno e ótimos estudos!
      Ronaldo Fonseca em 16/11/15 às 16:56
  • […] primeira parte do artigo sobre Procrastinação. Se tiver interesse sobre o tema, sugiro que clique AQUI. Obrigado a todos que comentaram e me enviaram e-mails. Foi bom saber que algumas pessoas passaram […]
    “Não tenho tempo para estudar.” Opa, não mesmo? Tem certeza? em 24/08/15 às 21:43
  • Obrigado por essa injeção de animo, á falta de instruções como essa é que separa a vontade de ser com quê é ser realmente, Parabens.
    Rodrigo em 18/08/15 às 23:20
    • Olá Rodrigo, que bom que o artigo ajudou. Forte abraço.
      Ronaldo Fonseca em 19/08/15 às 00:02
  • Um tapa na cara, um "acorde, Thiago". O choro veio em seguida...
    Thiago em 18/08/15 às 11:34
    • Olá Thiago, levanta a cabeça e bola pra frente. Forte abraço, Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 18/08/15 às 21:04
  • “Ah, gosto de estudar em tablet. Quando tiver dinheiro vou comprar um e aí sim vou estudar muito”. Usei muito essa frase, por isso, resolvi deixar essa desculpa e o cansado de lado e sair da procrastinação. Muito Obrigado.
    Vinicius em 17/08/15 às 17:17
    • Parabéns pela atitude! Um forte abraço, Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 17/08/15 às 18:31
  • Procrastinar?!!!! Estou tentando me livrar desse hábito!!! Muitas das vezes deixo pra iniciar tudo na segunda-Feira!!!! (srsrsrss) Por exemplo, hoje, é o dia de recomeçar a estudar para o meu concurso!!! Acho que é a terceira vez que tento!!! Mas, esse artigo funcionou como uma grande alerta! Obrigada, Ronaldo!
    Ingred em 17/08/15 às 13:56
    • Ingred, segunda-feira deve ser o dia mundial da procrastinação...rs. Já que serviu de alerta procure, enfim, começar. Se mantiver a rotina por algumas semanas, não vai mais querer parar. Um forte abraço Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 17/08/15 às 14:19
  • Isso prova que sendo procrastinadores ainda podemos errar no final, além de nos distanciar cada vez mais do alcance do objetivo. Ainda existe o risco de jogar fora a "sacola errada" e não se conseguir o que se quer. Òtima dica! Obrigada!
    Renata em 17/08/15 às 13:45
    • Renata, perfeita sua interpretação. Notei que viu o desenho. É exatamente isso. Em concurso público não dá pra perder tempo. Ou o resultado pode ser esse mesmo que você comentou. Um forte abraço Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 17/08/15 às 14:17
  • Suas palavras hoje "caíram como uma luva" para mim que andei procrastinando e muito rs. Parabéns pelo artigo e nos escreva sempre! ;) Obrigada.
    Nara Cristine em 17/08/15 às 13:44
    • Que bom Nara. Sempre é tempo para recomeçar. Faça a lista, analise e depois reflita. E estude. Muito....rs Um forte abraço Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 17/08/15 às 14:15
  • Muito bom!
    Otávio em 17/08/15 às 11:00
    • Obrigado Otávio! Forte abraço Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 17/08/15 às 12:21
  • Até ano passado eu era um procrastinador.Rs... Fiz vários concursos sem me dedicar aos estudos da forma correta, pois sempre deixei "pra cima da hora".Rs... Este ano estou aprendendo a não ser um procrastinador. Esse artigo me ajudou muito! Vlw... Ronaldo Fonseca.
    Francis em 17/08/15 às 09:54
    • Legal Francis, mantenha-se assim! Um forte abraço, Ronaldo
      Ronaldo Fonseca em 17/08/15 às 10:52
  • É realmente, tenho que deixar de ser uma procrastinadora.... obrigado pelo toque
    jeovana em 16/08/15 às 17:20
    • Jeovana, obrigado pelo retorno. Bom, o mais importante é tomar ciência da situação e, efetivamente, enfrentá-la. Tudo é questão de hábito. Um abraço e ótimos estudos!
      Ronaldo Fonseca em 16/08/15 às 19:54
  • parabéns pelo artigo
    cristiano em 16/08/15 às 15:17
    • Obrigado Cristiano! Um abraço e ótimos estudos.
      Ronaldo Fonseca em 16/08/15 às 19:56