Concursos Públicos

Vale a Pena interpor Recurso em Discursivas? Provamos que sim! TCE/PR

Olá a todos!

Diversos são os posts que mencionam a interposição de recursos nas provas discursivas e, devido a importância desse assunto, não posso deixar de relembrar e comprovar com resultados concretos que é possível sim ganhar pontos que podem decidir seu futuro em um concurso público!!!

“Mas isso não funciona para o CESPE/CEBRASPE Professor André!
E é muito difícil nas outras bancas também…”

Sem dúvida, pela experiência adquirida nos últimos anos trabalhando como professor e, especificamente com recursos, tenho percebido que o CESPE/CEBRASPE tem sido a banca mais difícil sim de ganhar pontos com recursos, entretanto, é possível!!! Não só é possível como apresento os resultados obtidos no último concurso do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR, o qual teve seu resultado definitivo publicado hoje, dia 31/10/2016.

A título de contextualização, estou falando da prova para o cargo de Analista de Controle Externo para a área de Tecnologia da Informação. A prova discursiva era composta por 4 questões discursivas de 15 linhas cada, em que o total era consolidado no nome “P3” e um parecer técnico de 60 linhas, consolidado em “P4”.

Por ser um  cenário de questões bem diversificado, envolvendo várias disciplinas de Tecnologia da Informação, trabalhei junto com o Professor Diego Carvalho, neste concurso. Tivemos a oportunidade de elaborar recursos para 7 (sete) alunos… Dos quais, felizmente, obtivemos resultados positivos em seis!!! Isso mesmo… Seis alunos tiveram suas notas majoradas em proporções diversas. Uma taxa  de 86% de resultado!!!

Nome Nota P3 Prévia Nota P3 Após Recurso Ganho
Vinícius Oliveira 10,63 11,29 (6,2%)
Taísa Takehara 8,83 10,28 (16,4%)
Matheus Bastos 8,85 8,97 (1,35%)
Gustavo Castanho 8,69 9 (3,5%)
Thiago Lizardo 8,27 9,11 (10,2%)

 

Nome Nota P4 Prévia Nota P4 Após Recurso Ganho
Vinícius Oliveira 17,1 17,8 (4,1%)
Normel Andrei 9,45 10,36 (9,6%)

 

Desses, três merecem destaques em termos dos resultados obtidos. O Vinícius nos procurou por estar no limite das vagas com o intuito de ganhar pontos de maneira defensiva, ou seja, não sair das vagas. Conseguiu sustentar sua posição.

A Taísa, estava em sexto lugar e estava sendo eliminada na P3. Conseguimos aumentar a sua nota de tal modo que passou a ser aprovada e ainda ganhou duas colocações, ficando agora em 4º.

Por fim, o Normel Andrei, que também estava sendo eliminado, agora na P4, e graças ao recurso conseguiu atingir a nota de corte da P4.

Desse modo pessoal, o intuito é mostrar a importância de se interpor recursos em todas as fases do concurso (objetiva e discursiva). E, obviamente, no que tange às provas discursivas, para se aumentar as chances de sucesso no recursos, é fundamental gerar bastante conteúdo durante a prova discursiva… Quanto mais linhas escritas condizentes com o assunto, mais possibilidades de aspectos a serem explorados.

E é justamente nesse ponto que a visão de professores especializados podem ajudar… Nas construção de argumentos diante da banca. Os prazos geralmente são muito curtos, de um dia para o outro, e nem sempre o aluno tem tempo de estudar a fundo determinados conteúdos e buscar nas diversas literaturas… A experiência, sem dúvida, exerce um peso nessa fase.

Assim, gostaria de concluir esse artigo reforçando essas duas visões:

  1. Elaborar recursos é quase que obrigatório para aqueles que buscam posições melhores nos concursos.
  2. A ajuda de professores especializados pode potencializar as suas chances de resultados.

 

Um grande abraço a todos e fico à disposição.
Professor André Castro

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André Castro

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