Universidades Federais: projeto aprovado no Senado libera contratações
O Senado Federal aprovou por 60 votos a zero e duas abstenções um projeto que libera a contratação de pessoal em seis universidades federais criadas, por desmembramento, entre os anos de 2018 e 2019.
O Relator da proposta, senador Dário Berger (MDB-SC), afirmou que as universidades federais recentemente criadas necessitam preencher cargos e funções que são necessárias para o funcionamento dos órgãos.
Caso isso não aconteça, na visão do político, será constatado um desserviço à própria eficiência e eficácia do serviço público.
O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados para apreciação. O texto flexibiliza uma regra, muito defendida pelo ministro Paulo Guedes (Economia), que proibiu, até o fim de 2021, a realização de concursos públicos e a admissão ou contratação de pessoal para a maioria dos setores.
Vale lembrar que a vedação está prevista na lei que estabeleceu o programa federativo de enfrentamento ao coronavírus. O Ministério da Economia e a Secretaria de Governo “têm restrições”, mas tentará negociar com a Câmara dos Deputados a melhor maneira para que as contratações saiam do papel.
As Universidades que podem receber novos profissionais são as de Catalão, Jataí, Rondonópolis, do Delta do Paraíba e Norte do Tocantins.
YOUTUBE – ESTRATÉGIA CONCURSOS
Quer estudar para o concurso?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para concursos:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!