Um teste para sua disciplina
Olá, pessoal, tudo bem?
Estava com muita saudade de escrever e postar neste blog. Mas sabe aquela história da procrastinação? Também sou vítima desse mal. É sobre isso que gostaria de conversar com você.
Você pode ser uma pessoa muito disciplinada, porém, em algum momento de sua vida, você certamente já se deparou com a procrastinação. Pensando nisso, elaborei um teste, abordando quatro aspectos que considero importantes para a vida de concurseiro: 1) planejamento; 2) administração do tempo; 3) concentração e foco; 4) ritmo e constância nos estudos.
Esse teste é absolutamente empírico, não tem nenhuma pretensão científica ou de estabelecer uma regra geral para a classificação do comportamento do procrastinador. A divisão em tópicos é didática, pois todos os aspectos estão inter-relacionados. Um bom planejamento é indispensável para a administração do tempo e uma boa administração do tempo contribui para a concentração e assim por diante.
Depois do teste, apresento algumas orientações para que você possa desenvolver as competências necessárias para fortalecer sua disciplina e minimizar o efeito da procrastinação.
Vamos ao teste!
Assinale a alternativa que mais se aproxima de sua experiência com os estudos.
I – Planejamento:
1. Quanto a seu planejamento, você normalmente:
a) Não planeja o que vai estudar, é perda de tempo;
b) Não planeja o que vai estudar, apenas define a quantidade de horas líquidas/dia;
c) Planeja o que vai estudar, mas nunca cumpre;
d) Planeja o que vai estudar semanalmente, define as disciplinas e distribui o tempo para cada uma delas, mas às vezes termina não conseguindo cumprir o planejado;
e) Considera o planejamento como um ganho de tempo. Planeja semanalmente o que vai estudar ou recebe o plano de estudos elaborado por seu coach. Consegue cumpri-lo integralmente.
II – Quanto à sua administração do tempo:
2. Quando você se senta em sua mesa de estudo, a primeira coisa que faz é:
a) Navegar na internet, redes sociais, checar WhatsApp e e-mail;
b) Verificar seu e-mail, WhatsApp, mas respeita um tempo limite para essas atividades;
c) Visitar o site do Estratégia Concursos, respeitando um tempo limite;
d) Verificar as disciplinas de seu ciclo de estudos, baixa as aulas e começa a estudar;
e) Abrir seu pdf e estudar, pois já deixa tudo organizado para não perder tempo.
3. Quando você desperta pela manhã ou volta para casa depois do trabalho, você leva em média:
a) Duas horas ou mais para iniciar o estudo, pois começa a assistir a algum programa de tevê ou se distrai com alguma coisa e perde a noção do tempo;
b) Leva até duas horas para iniciar o estudo, fica “esquentando a máquina”, pois precisa de um tempo para engrenar ou para relaxar;
c) Ultrapassa pouco mais de uma hora e meia para iniciar o estudo, pois tem muitos afazeres domésticos;
d) Não ultrapassa uma hora e meia para iniciar o estudo, pois, embora tenha afazeres domésticos, você administra razoavelmente seu tempo;
e) Uma hora no máximo para iniciar o estudo, pois já deixa tudo organizado para não perder tempo.
III – Quanto à sua concentração e foco:
4. Durante o estudo, você normalmente:
a) Precisa interromper constantemente;
b) Até tenta estudar sem pausas, mas sempre acaba se distraindo com o WhatsApp e a internet;
c) Estuda, sem pausas, o tempo que for preciso para terminar o mais rápido possível;
d) Consegue estudar por uma hora no máximo, depois disso, precisa fazer uma pausa para esfriar a cabeça e descansar;
e) Consegue estudar por uma hora ininterrupta ou mais, depois faz uma pausa curta, controlando o tempo.
5. Se você tem alguma dúvida ou dificuldade durante o estudo, como você se sente ou reage:
a) Já pensa que não é capaz de aprender e fica desanimado (a);
b) Fica um pouco desanimado (a) e vai buscar a resposta no Google. Fica muito tempo procurando pela resposta;
c) Pesquisa no Google, se não consegue a resposta desiste e fica com a dúvida;
d) Repassa o conteúdo, não conseguindo entender, pesquisa em algum livro, no Google ou pergunta para algum amigo, mas não perde muito tempo;
e) Repassa o conteúdo. Não conseguindo entender, envia a pergunta para o professor no fórum de dúvidas da disciplina no site do Estratégia Concursos.
6. Quando você faz uma pausa dos estudos, normalmente aproveita para:
a) Navegar na internet, redes sociais, checar WhatsApp e e-mail;
b) Assistir à tevê e beliscar alguma coisa;
c) Resolver algum problema ou fazer algum trabalho doméstico;
d) Descansar e alimentar-se, mas não controla bem o tempo da pausa;
e) Fazer alguma atividade que lhe descanse e reforce sua motivação, como alongamento, meditação, ler uma passagem de um livro motivacional e se alimentar. Controla o tempo da pausa.
7. Quando você está cansado (a), normalmente:
a) Para de estudar imediatamente e vai fazer alguma coisa que goste. Perde o horário de dormir, no dia seguinte, ainda se sente cansado (a);
b) Para de estudar, dorme mais cedo, mas perde o horário de acordar e fica chateado (a);
c) Toma algum energizante, como guaraná natural, redbull, segue estudando até a madrugada, no dia seguinte, fica cansado(a) e não consegue estudar;
d) Faz uma parada no estudo, volta a estudar, mas termina sendo vencido(a) pelo cansaço;
e) O cansaço não lhe impede de estudar. Você tem uma lista de estratégias para driblá-lo, como, por exemplo, mudar de disciplina, assistir a videoaulas, resolver exercícios, fazer alguma atividade que restaure sua energia, como exercício físico, alongamento, meditação ou yoga.
IV – Quanto a seu ritmo e constância nos estudos:
8. Normalmente, você:
a) Estuda alguns dias, quando não tem um compromisso ou não está cansado(a);
b) Estuda pesado por dois ou três dias, depois perde o ritmo, depende de seu cansaço;
c) Mantém uma rotina de estudar um pouco por dia, mas às vezes está cansado(a) e não estuda;
d) Sempre estuda, mas não consegue cumprir a meta de estudo todos os dias. Às vezes, troca o estudo por algum evento social.
e) Estuda todos os dias planejados, cumpre a carga horária de seu ciclo de estudos rigorosamente, estudando pelo PDF, fazendo os exercícios e revisando os conteúdos.
9. Quanto você se sente sobrecarregado e tem muita coisa para fazer, normalmente você:
a) Suspende os estudos e fica perdido(a), sem saber por onde começar;
b) Suspende os estudos e se dedica a resolver as pendências, sem um planejamento ou definição de prioridades; não delega, pois acredita que somente você é capaz de encontrar a solução;
c) Suspende os estudos e se dedica a resolver as pendências, resolvendo primeiro as mais urgentes e não as mais importantes e sem avaliar as que lhe darão melhor resultado;
d) Suspende os estudos e se dedica a resolver as pendências, faz um planejamento, definindo as prioridades. As coisas escapam de seu controle e você termina não conseguindo concluir no tempo previsto;
e) Não suspende os estudos, faz um planejamento, delega; pede ajuda, se for necessário; define prioridades; agrupa as tarefas por categoria (semelhança) e dedica as suas horas de ouro (que tem mais energia) para o estudo. Se possível, deixa para resolver as pendências depois de cumprir sua meta de estudo.
10. Quando acontece algum imprevisto ou sobrevém alguma dificuldade, você:
a) Fica estressado(a) e não consegue mais estudar, perde o ritmo;
b) Fica chateado(a), deixando de estudar por dois ou mais dias;
c) Fica chateado(a), não estuda no dia. Volta aos estudos, mas não consegue se concentrar direito;
d) Fica um pouco chateado(a), não estuda no dia. Seu rendimento cai, mas você prossegue no dia seguinte;
e) Reage positivamente, focando na solução, pois sabe que precisa estudar mesmo quando tudo não vai bem. No dia seguinte, você volta à sua rotina de estudo.
Sem dúvida, você deve ter percebido que, no julgamento do teste, as respostas da letra “e” correspondem ao comportamento de um concurseiro que possui uma excelente disciplina e que raramente é acometido pelo mal da procrastinação.
Quem se identificou mais com a letra “d” possui uma razoável disciplina e não deve ficar desapontado(a).
E quem se identificou com as demais alternativas, deve colocar em prática imediatamente um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) para criar hábitos consistentes com sua fase de concurseiro (a).
Sugiro que seu PDP contemple: “competências a desenvolver” no curto e médio prazo; “como desenvolver as competências”; “quando começa”; “resultados esperados”; “avaliação semanal”.
Após concluir a elaboração de seu PDP, salve o arquivo na área de trabalho de seu computador ou imprima-o. Leia-o todos os dias e o coloque em prática.
Tenha em mente que se tornar um concurseiro de alta performance depende de algo que está dentro de você: a sua força de vontade.
Uma vez que tenha dito: “Eu quero ser Auditor Fiscal”, por exemplo, não desista mais. Se afirmar: “Nunca mais deixarei de estudar por desânimo ou tristeza”, e, no dia seguinte, perder o ânimo e deixar de estudar, estará permitindo que sua vontade continue fraca.
Mas você não deve se desencorajar quando acontecer algo contrário ao que programou. Continue acreditando, pois um hábito não se forma da noite para o dia.
Como ensina S.J. Scott, autor do livro 23 Hábitos Anti-Procrastinação, “desenvolver grandes hábitos é uma maratona, não uma largada”.
Portanto, siga pacientemente até que você conquiste hábitos de excelência nos estudos e até que a sonhada aprovação se concretize.
Como diz o meu colega, Daniel Magalhães, TMJ (estamos juntos) e até a vitória!
Grande Abraço,
Rai Oliveira Lamar
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