Como foram os últimos concursos do TCU? Veja os detalhes!
Há 10 anos sem edital para Técnico Federal de Controle Externo, um novo certame para o Tribunal de Contas da União – TCU pode ser publicado em 2025 e exatamente por isso que você deve conhecer os últimos concursos!
Afinal, será por meio deles que você terá a chance de se acostumar com os conteúdos programáticos solicitados e ainda saber como funciona as provas do TCU.
Com isso, há chances de você estar cada vez mais perto de alcançar a tão sonhada aprovação de âmbito federal, ganhando incríveis R$ 26,1 mil.

Último concurso de Auditor (2021)
O concurso mais recente do TCU foi publicado em 2021, sob organização da FGV. Foram ofertadas 20 vagas mais formação de cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo.
- 15 – vagas ampla concorrência;
- 01 – vaga PcD;
- 04 – vagas negros.
No total, foram registrados 19.932 inscritos, uma concorrência de aproximadamente 996 candidatos por vaga.
Etapas e provas
O concurso TCU foi constituído de duas etapas, sendo elas:
- Prova Objetiva e Prova Discursiva (eliminatória e classificatória); e
- Programa de Formação (eliminatória).
Prova Objetiva
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em todas as capitais do país.
Essa etapa foi composta por 100 questões, valendo um ponto cada questão, totalizando 100 pontos. Todas as questões tiveram 5 alternativas:

Prova Discursiva
A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em todas as capitais do país que contarem com candidatos aprovados na prova objetiva.
Somente foram convocados para as provas discursivas os candidatos habilitados na Prova Objetiva.
Essa etapa, totalizou 100 pontos, sendo constituída de:
- P3: composta por 2 questões discursivas de conhecimentos gerais a serem respondidas em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada;
- P4: composta por 2 questões discursivas de conhecimentos específicos a serem respondidas em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada, e 1 redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas valendo 40 pontos.
Nota de corte
Abaixo, confira qual foi a nota de corte na primeira etapa do certame (prova objetiva e discursiva), considerando que a nota máxima na soma das duas provas era de 200 pontos:
Colocação | Nota |
---|---|
15º – AC | 142.75 (71.37%) |
1º – PcD | 126.5 (63.24%) |
4º – Negros | 131.3 (65.65%) |
Programa de Formação do concurso TCU
O Programa de Formação teve a duração mínima prevista de 120 horas. O desempenho do candidato em cada disciplina foi aferido com base nas notas obtidas nas provas e atividades realizadas, que poderiam variar de zero a 100,00 pontos.
A aprovação no Programa exigiu desempenho médio geral igual ou superior a 60,00 pontos e desempenho em cada disciplina em que houvesse avaliação de rendimento igual ou superior a 50,00 pontos, além de presença mínima de 75% em cada uma das disciplinas ministradas.
O candidato faz jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização, sobre o qual incidem os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo.
Último concurso TCU de Técnico – 2015
O último concurso do TCU destinado ao cargo de Técnico Federal de Controle Externo aconteceu em 2015, com organização do Cespe.
Na ocasião, foram ofertadas 42 vagas para a área de Apoio Técnico e Administrativo – Especialidade Técnica Administrativa, com um total de 38.723 inscritos.
Etapas de prova
A avaliação dos candidatos se deu através das seguintes etapas:
- a) primeira etapa: provas objetivas e provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cespe;
- b) segunda etapa: Programa de Formação, de caráter eliminatório, de responsabilidade do TCU.
Vale ressaltar que as provas discursivas foram aplicadas concomitantemente, sendo: P1 e P3 no turno da manhã, com 3 horas de duração, e P2 e P4 no turno da tarde, também com 3 horas de duração.

As provas objetivas, as provas discursivas e a perícia médica (PcD) foram realizadas nas cidades de Rio Branco/AC, Manaus/AM, Salvador/BA, Brasília/DF, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Recife/PE, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.
Já o Programa de Formação foi realizado somente em Brasília/DF.
Prova objetiva
Essa etapa foi composta por 100 questões do tipo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos.
- Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa
- Direito Constitucional
- Noções de Informática
- Atualidades
- Conhecimentos específicos
- Direito Administrativo
- Execução Orçamentária e Financeira
- Controle Externo
- Noções de Administração
Foi reprovado o candidato que se enquadrasse em pelo menos um dos itens a seguir:
- a) nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
- b) nota inferior a 15,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
- c) nota inferior a 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas
Prova discursiva
As provas discursivas P3 e P4 valeram um total de 30,00 pontos e consistiram de:
- a) prova discursiva P3 – uma questão no valor de 5,00 pontos, a ser respondida em até 10 linhas, acerca dos conhecimentos básicos e uma questão no valor de 5,00 pontos, a ser respondida em até 10 linhas acerca dos conhecimentos específicos;
- b) prova discursiva P4 – uma peça de natureza técnica no valor de 20,00 pontos, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos específicos.
Programa de formação
O Programa de Formação, realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa, teve a duração mínima de 60 horas, sendo regido por edital e regulamento próprios.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os últimos concursos TCU, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do concurso TCU