Olá, meus caros amigos,
O texto é o que há de mais importante, toda a comunidade concurseira sabe disso, pois vive noite e dia a estudar, numa trabalheira danada, às voltas com resmas de papel, calhamaços sobre os mais variados assuntos. Isso porque tudo o que sabemos, articulamos em linguagem, especialmente na linguagem verbal. E, para sermos chiques — não é porque estudamos o dia inteiro e talvez boa parte da noite que vamos abrir mão da elegância — lembremos o que disse
Mallarmé, poeta notável:
Tout au monde existe pour aboutir à un Libre. Ou seja, tudo existe para acabar num livro – e nós acrescentamos: em um texto.
É chique a citação, podem usar para impressionar nas rodas, nos bares, costuma funcionar; o importante é que a linguagem verbal só se realiza no texto. Não há enunciado no vácuo, frase, oração ou período. Há, isso sim, textos. O resto é nossa gramática tentando correr atrás do poder significante da linguagem.
Por isso, o texto tem sido privilegiado nas provas de Português pelas bancas examinadoras; assim, meus caros, estudemos a interpretação de texto, porque é aí que o sentido se realiza, e isso é a essência da linguagem.
Estudamos esses e outros assuntos
nesses cursos aqui no Estratégia, deem uma olhada!
Abraços, bons estudos!
Marcos