TRT/MG – Analista de Tecnologia da Informação – Comentários
Olá pessoal,
A prova do TRT/MG para Analista de Tecnologia da Informação foi tranquila, mas trouxe algumas novidades em nossa matéria de Sistemas Operacionais. Tivemos apenas 6, de um total de 40 questões (15%). No geral, sem questões polêmicas, e à princípio com apenas uma possibilidade de recurso à vista. Vamos comentar algumas questões:
55. Uma das inovações introduzidas na distribuição Linux Red Hat é a disponibilização de aplicativos e programas em formato de pacotes, o que facilita a instalação, se comparada ao processo original. Dentre os pacotes disponibilizados, o que fornece recursos para o esquema de autenticação unificada é o
(A) SSL – SSL e seu sucessor TLS são protocolos de criptografia para comunicação em rede. Não é um pacote Red Hat.
(B) PAM – Pluggable authentication modules é um mecanismo de autenticação e segurança centralizada do Red Hat que podemos configurar para que os programas utilizem.
(C) AES – Outro protocolo de criptografia. Não é um pacote Red Hat.
(D) PKI – Public Key Infrastructure/ Infra Estrutura de Chave Pública. Não é um pacote Red Hat.
(E) Crypt – É utilitário para criptografia Unix, não é nativo do Red Hat. Não é um pacote Red Hat.
Observação: Pessoal, a ressalva que faço é que a questão pediu “entre os pacotes disponibilizados, o que fornece recursos para o esquema de autenticação unificada é o..” O gabarito foi letra B. Pelo comentário que fiz na questão vocês podem concluir que PAM não é um pacote. Nesse sentido, a questão é passível de recurso, pois não possui resposta correta.
56. As versões Ext2, Ext3 e Ext4 do sistemas de arquivos utilizados no Red Hat Linux apresentam a inclusão de novos recursos e a ampliação da capacidade de armazenamento no decorrer da evolução. O que de fato diferencia o Ext2 do Ext3 é a inclusão
(A) da capacidade de formatar e gerenciar adequadamente mídias removíveis como pen drives e cartões SD. – Ext2 ou Ext3 não permitem gerenciar mídias. Não é um diferencial entre Ext2 e Ext3. Errada.
(B) do recurso de alocação do mesmo dado em blocos múltiplos para aumentar a velocidade de acesso ao dado. Caracteristica do Ext2. Errada.
(C) da alocação postergada, o que reduz a quantidade de acessos físicos ao disco, reduzindo o tempo de acesso. Não é um diferencial entre Ext2 e Ext3. Errada.
(D) do journaling, que aumenta a confiabilidade e elimina a necessidade da checagem do sistema de arquivos após uma parada repentina – Ext2 não possui journaling. Certa.
(E) da checagem rápida FSCK sem que haja a necessidade de checar a tabela de alocação. Ext2 e Ext3 possuem checagem rápida. Errada.
57. O comando rpm do sistema operacional Linux Red Hat é utilizado para gerenciar os pacotes em formato RPM. Para instalar uma versão mais nova de um programa em RPM já instalado, o comando rpm deve ser executado com o parâmetro
(A) -A – parâmetro não válido no RPM. Errada
(B) -n – parâmetro não válido no RPM. Errada
(C) -e – desinstala pacotes. Errada
(D) -U – instala pacotes se não estiver instalado, se estiver atualiza. Certa, é o gabarito.
(E) -V – verifica um pacote. Errada
58. O Administrador de um computador servidor com sistema operacional Windows Server 2008 R8 pode utilizar os comandos da linha de comando para gerenciar o sistema operacional. Para gerenciar cotas de disco em volumes NTFS, o Administrador deve utilizar o comando
(A) filescrn admin – Gerenciamento de grupos e filtros no FSR. Errada.
(B) quser – consulta informações sobre sessões de usuários. Errada.
(C) diskpart assign – altera a letra dos drives. Errada
(D) fsutil quota – Gerencia cotas de disco em volumes NTFS. Gabarito.
(E) fsquota – quotas do file system – Errada
59. Utilizando o comando robocopy, o Administrador de um servidor com sistema operacional Windows Server 2008 R8 deseja realizar o backup de um diretório, incluindo todos os subdiretórios, inclusive os vazios. Para isso, ele deve utilizar o parâmetro
(A) /a – parâmetro do comando robocopy para manipular atributos. Errada.
(B) /e – copia os subdiretórios, inclusive os vazios. Certa.
(C) /x – não é um parâmetro do comando robocopy. Errada.
(D) /z – não é um parâmetro do comando robocopy. Errada.
(E) /s – copia os subdiretórios, menos os vazios. Errada
60. A computação na nuvem apresenta a grande vantagem de acessar os recursos computacionais (processamento, banco de dados, etc) a partir da internet sem a necessidade de instalar programas e aplicações nos computadores e dispositivos. Dentre os diferentes tipos de serviços da computação na nuvem, quando recursos de hardware são acessados na nuvem, está se utilizando o tipo de serviço
(A) DevaaS. Desenvolvimento de Software como Serviço, novo tipo de serviço em nuvem. Não disponibiliza hardware. Errada.
(B) IaaS. – Infrastructure as a Service – Infra Estrutura na nuvem como serviço. Certa, é o gabarito da questão.
(C) CaaS. – Comunicação como Serviço, não disponibiliza recursos de hardware. Errada
(D) SaaS.- Software como Serviço – Não disponibiliza hardware. Errada.
(E) PaaS. – Plataforma como Serviço. Não disponibiliza hardware ao usuário. Errada.