Categorias: Concursos Públicos

TRT/AL – sem recurso p/ Técnico – sem recurso p/ Analista

Prezados alunos,

Analisei as questões de Raciocínio Lógico-Matemático dos diversos cargos de Analista e Técnico Judiciário. De maneira geral, as questões cobradas nas provas do TRT/AL não trouxeram grandes surpresas, tendo sido repetidos modelos de questões que já conhecemos bem de outras provas da FCC, e que exercitamos bastante durante o nosso curso. Os temas cobrados se enquadram no edital, portanto creio que não caiba anulação por este motivo. E os gabaritos preliminares divulgados estão ok.

Merece comentários especiais apenas uma questão da prova de Técnico Judiciário:

FCC – TRT/AL – 2014) Em uma sala um grupo de 21 pessoas criou um jogo no qual, após um apito, uma das pessoas da sala coloca um chapéu e conta um segredo para outras duas pessoas e sai da sala. Após o segundo apito, cada um daqueles que ouviram o segredo coloca um chapéu e conta o segredo para duas pessoas que estão sem chapéu, e saem da sala. O terceiro apito soa e cada um daqueles que ouviram o segredo coloca um chapéu, conta para duas pessoas e sai da sala. Após o quarto apito o mesmo procedimento acontece. Após o quinto e último apito, o mesmo procedimento acontece e todos haviam ouvido o segredo pelo menos uma vez e, no máximo, duas vezes, exceto a primeira pessoa. O número daqueles que ouviram o segredo duas vezes é igual a
(A) 8.
(B) 10.
(C) 11.
(D) 12.
(E) 9.

RESOLUÇÃO:

Vamos chamar as 21 pessoas pelas letras de A a U (considerando o K). Com isso, vamos seguir os passos descritos no enunciado:

– após um apito, uma das pessoas da sala coloca um chapéu e conta um segredo para outras duas pessoas e sai da sala:  suponha que A colocou o chapéu, contou o segredo para B e C, e saiu da sala.

– após o segundo apito, cada um daqueles que ouviram o segredo (B e C) coloca um chapéu e conta o segredo para duas pessoas que estão sem chapéu, e saem da sala: imagine que B contou para D e E, e que C contou para F e G. Após isso, B e C sairam da sala.

– o terceiro apito soa e cada um daqueles que ouviram o segredo coloca um chapéu, conta para duas pessoas e sai da sala: repare que agora não é necessário contar o segredo para quem está sem o chapéu. É possível contar o segredo também para quem tem o chapéu (que no momento são D, E, F e G). Assim, suponha que essas 4 pessoas contaram o segredo entre si. Por exemplo, D contou para E, E contou para D, F contou para G e G contou para F. Além disso, eles precisam contar para mais uma pessoa. Suponha que eles contaram para H, I, J e K também. Após isso, D, E, F e G saem da sala.

– após o quarto apito o mesmo procedimento acontece: ou seja, vamos supor que H contou para I, I contou para H, J contou para K, K contou para J. Além disso, eles precisam contar para mais uma pessoa. Vamos supor que eles contaram, respectivamente, para L, M, N e O. Feito isso, H, I, J e K saem da sala.

– após o quinto e último apito, o mesmo procedimento acontece: neste momento estão com o chapéu L, M, N e O. Temos ainda as pessoas P, Q, R, S, T e U, que precisam ouvir o segredo pelo menos uma vez. Suponha que L contou para P e Q, que M contou para R e S, que N contou para T e U. Por fim, suponha que O também contou para T e U.

 

Deste modo, veja que as seguintes pessoas ouviram o segredo duas vezes: D, E, F, G, H, I, J, K, T e U. E as seguintes pessoas ouviram o segredo apenas uma vez: B, C, L, M, N, O, P, Q, R e S. A pessoa A contou o primeiro segredo, portanto não ouviu nenhuma vez.

 

Assim, 10 pessoas ouviram o segredo duas vezes e outras 10 o ouviram uma vez. Assim chegamos ao gabarito proposto pela FCC.

 

O fato é que para resolvê-la era preciso perceber a sutileza da mudança que ocorre no terceiro apito: não é mais necessário contar o segredo para quem estava sem chapéu, era possível contá-lo inclusive para quem já tinha ouvido o segredo.

 

Se você acredita que alguma questão merece anulação ou troca do gabarito, fique à vontade para me procurar por email!

 

Saudações,
Prof. Arthur Lima

Coordenação

Posts recentes

Residência ENARE: saiu edital com 3.830 vagas. Confira!

Foi publicado edital Residência ENARE (Exame Nacional de Residência - Uniprofissional e Multiprofissional) referente ao…

24 minutos atrás

Qual é o cronograma do concurso MP PR?

O concurso MP PR (Ministério Público do Estado do Paraná) oferta 86 vagas imediatas para…

1 hora atrás

Diferenças entre controle interno e externo

Principais diferenças entre controle interno e externo da Administração Pública, você sabe quais são? A…

2 horas atrás

Hipóteses de redução de 60% da alíquota na reforma tributária

Hipóteses de redução de 60% da alíquota na reforma tributária

2 horas atrás

Concurso Venâncio Aires RS: fez a prova? Confira o gabarito

Após adiamento das provas apra o dia 20 de julho, os candidatos do concurso da…

2 horas atrás

Concurso Juazeiro Saúde: edital tem 156 vagas; inscreva-se!

Estão abertas as inscrições do concurso Juazeiro Saúde, no estado da Bahia. De acordo com…

3 horas atrás