Olá Pessoal! Vamos aos comentários das questões de Gestão e Governança de TI do TRF4 2019 – Analista Judiciário Área Apoio Especializado – Especialidade Infraestrutura – Prova 03 – Tipo 001
45. Durante o ciclo de vida da maioria dos projetos gerenciados com base no PMBOK 5a edição,
(A) as incertezas só aumentam com o passar do tempo.
(B) os custos atingem seu valor máximo na fase de planejamento do projeto.
(C) os riscos permanecem estáveis após a iniciação do projeto.
(D) os níveis de custo e de pessoal atingem um valor máximo na fase de execução do projeto.
(E) a capacidade de influenciar as características finais do produto do projeto, sem impacto significativo sobre os custos, é mais alta no final do projeto.
Comentários: Pessoal…. essa não dá pra errar! Na nossa aula vimos os seguintes gráficos:
Lembrando do segundo gráfico podemos eliminar nada mais que 03 alternativas. Eliminamos a alternativa “A”, pois é exatamente o contrário do que o examinador disse. Os riscos e incertezas diminuem ao longo do projeto. Por consequência, eliminamos também a alternativa “C”, pois os riscos caem ao longo do tempo, logo, não permanecem estáveis. Com esse gráfico eliminamos também a alternativa “E” pois, fica claro que o custo das mudanças aumenta ao longo do tempo.
Já o primeiro gráfico nos permite eliminar a alternativa B, pois o nível de custos e pessoal atinge se ápice durante a fase de execução e não no planejamento. Isso já nos dá o gabarito da questão… letra D.
46. Em um projeto gerenciado com base no Guia PMBOK 5a edição, uma funcionária que possui habilidade no desenho de diagramas de redes terá maior utilidade trabalhando no processo que se destina a
(A) estimar os recursos das atividades.
(B) sequenciar as atividades.
(C) controlar o escopo do projeto.
(D) criar a estrutura analítica do projeto.
(E) estimar os custos do projeto.
Comentários: Bom… falou em diagrama de rede, falou em sequenciar atividades. Gabarito Letra B.
47. A finalidade mais adequada para se utilizar o Program Evaluation and Review Technique (PERT) como ferramenta no gerenciamento de projetos com base no PMBOK 5a edição é
(A) definir o escopo do projeto.
(B) calcular a viabilidade técnica do projeto.
(C) calcular a duração de atividades do projeto.
(D) gerenciar as partes interessadas no projeto.
(E) gerenciar as comunicações do projeto.
Comentários: Essa é outra que não dá pra perder! PERT (Program Evaluation and Review Technique), ou estimativa de três pontos, é uma técnica que utiliza três estimativas para definir uma faixa aproximada para a duração ou custo de uma atividade. Ou seja, pode ser utilizada no processo estimar as durações das atividades ou Estimar os custos das atividades. Gabarito Letra C.
48. Suponha que o sistema de controle dos processos do TRF4 é executado via rede e que, por isso, a rede precisa ser mantida em bom funcionamento para garantir a disponibilidade do sistema. Para manter o nível de serviço da rede, foi estabelecido um Acordo de Nível Operacional entre o provedor de serviço de TI do TRF4, responsável pelo sistema de controle dos processos, e uma equipe de infraestrutura
(A) de uma organização externa sem fins lucrativos.
(B) de uma empresa externa contratada via licitação.
(C) que faz parte do próprio TRF4.
(D) que faz parte de outro órgão externo do Governo Federal.
(E) de uma empresa externa contratada em caráter de emergência.
Comentários: PessoALL… na nossa aula vimos as seguintes definições (dentre outras):
• Acordos de Nível de Serviço (SLA ou ANS) – É o acordo escrito entre um provedor de serviço de TI e clientes de TI, definindo as metas de serviços-chave e responsabilidades de ambas as partes.
• Acordos de Nível Operacional (OLA ou ANO) – É o acordo entre um provedor de serviços de TI e outra parte da mesma organização que auxilia no fornecimento de serviços (exemplo: área de infraestrutura, desenvolvimento, instalações).
Pronto… gabarito letra C. “Sem choro nem vela!”
49. Na busca por maior eficiência e eficácia em uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011, um Analista sugeriu modificar a infraestrutura de um ativo de TI. A permissão para tal modificação deve ser concedida no processo de Gerenciamento
(A) da Disponibilidade.
(B) da Configuração.
(C) do Nível do Serviço.
(D) de Incidentes.
(E) de Mudanças.
Comentários: Aqui o examinador foi até bonzinho…. se ele colocasse entre as alternativas o Gerenciamento de Liberação e Implantação poderia confundir a galera! Lembrem-se que o gerenciamento de mudanças é responsável por autorizar (permitir) a mudança e avaliar seus impactos, enquanto o gerenciamento de configurações (letra B) é responsável por identificar as áreas impactadas e manter os registros das mudanças. Gabarito Letra E.
50. Um funcionário que trabalha no primeiro nível de atendimento da Central de Serviços de uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011 recebeu o chamado telefônico de um usuário que está com dificuldades para acessar um serviço. Neste caso,
(A) o usuário deverá ser transferido diretamente para o técnico de campo de segundo nível caso o atendente de primeiro nível não conseguia resolver o problema.
(B) o usuário só deverá receber um retorno do atendente de primeiro nível quando o problema for solucionado, mesmo quando for escalonado para níveis de atendimento superiores e isso levar tempo.
(C) o atendente pode procurar uma solução para o problema na base de dados de erros conhecidos, se necessário, e aplica-la, caso esta exista.
(D) só será necessário registrar o atendimento se o problema não puder ser resolvido pelo atendente de primeiro nível.
(E) o usuário precisa ser mantido na linha até que o problema seja resolvido, ou que uma solução de contorno seja encontrada.
Comentários: O primeiro nível da Central de Serviços e inclui registro, classificação, escalação (quando for o caso), resolução e fechamento dos incidentes. A consulta ao Banco de Dados de Erros Conhecidos ocorre para auxílio no diagnóstico inicial do incidente e, caso seja um erro conhecido, estará na base de dados bem como sua respectiva solução. Ai é só o atendente de nível 1 “executar o script” (aplicar o solução… o passo a passo ) e resolver o problema. Galera, isso é a vida real! É exatamente o que o atendente de 1º nível do seu provedor de internet faz quando você liga e ele manda você reiniciar seu roteador (esse é o passo 1 do “script” dele… no passo 5 você já colocou o roteador de cabeça pra baixo e no passo 10 ele manda você dar cambalhota… depois disso ele diz que vai mandar um técnico na sua casa. Bom… gabarito letra C e sem possibilidade de recurso… se, claro, a banca concordar comigo e com a ITIL!
E isso galera! Agora é esperar a divulgação do gabarito preliminar e ver se a FCC não vai “aprontar” dessa vez!
Espero que nossos(as) alunos(as) tenham acertado todas… certamente tinham condição pra isso!
Abços e até a próxima!
Fábio Alves
Instagram: @prof_fabioalves
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