Categorias: Concursos Públicos

TRF/3ª – recurso para AJAJ – sem recurso para TJAA

Prezados alunos,

Avaliei as questões de Raciocínio Lógico-Matemático das provas de Analista Judiciário-Área Judiciária (AJAJ) e Técnico Judiciário-Área Administrativa (TJAA).

Em ambos os casos as questões foram bem no padrão da FCC, sem grandes surpresas. Quem estava bem preparado certamente conseguiu resolver boa parte das questões. Ao longo do curso nós trabalhamos várias questões muito similares às cobradas nas provas.

Não vislumbrei recursos para a prova de TJAA. Por outro lado, na prova de AJAJ há uma questão que, no meu entendimento, deve ser anulada.

Trata-se da questão sobre os 31 funcionários da empresa. Não é possível chegar na resposta solicitada, está faltando informação. Caso queira ver com seus próprios olhos, desenhe 3 conjuntos entrelaçados (ou seja, com intersecções): o conjunto T (funcionários que acertaram a prova teórica), o conjunto P (funcionários que acertaram a prova prática), e o conjunto E (funcionários que acertaram a prova de evacuação).

1 funcionário acertou SOMENTE a prova E. Portanto, marque “1” na região do conjunto E que não tem intersecção com os demais.

Ninguém acertou APENAS as provas T e E. Assim, marque um “0” na região do diagrama que é comum apenas aos conjuntos T e E. Essa região não inclui o centro do diagrama, que é formado pelos que acertaram P, T e E.

Da mesma forma, ninguém acertou T e P. Marque outro “0” na região que contempla apenas os conjuntos T e P ao mesmo tempo, e não contempla o conjunto E.

Foi dito que 11 acertaram P e E. Assim, chamando de “X” os funcionários que acertaram as 3 provas (e estão no centro do diagrama), podemos chamar de “11 – X” aqueles que acertaram SOMENTE as provas P e E. Marque-os também no diagrama.

Sabemos também que 7 acertaram apenas P, portanto podemos colocar um “7” na região do conjunto P que não tem intersecção com os demais conjuntos.

Como 1 funcionário faltou, então o total de funcionários que fizeram as provas é 30. Esse número 30 é a soma de todos os espaços preenchidos no diagrama.

Repare ainda que o número de funcionários que acertaram somente a prova T é igual à diferença entre 30 (que é o total) e o restante que já marcamos no gráfico (0, 0, 7, 1, 11 – X e X). Ou seja,

Acertaram somente T = 30 – 0 – 0 – 7 – 1 – (11 – X) – X
Acertaram somente T = 11

Repare que já usamos todas as informações fornecidas e, mesmo assim, não conseguimos achar o valor de X. E veja que X corresponde aos funcionários que fazem parte dos conjuntos P, T e E ao mesmo tempo, ou seja, são aqueles que acertaram as 3 provas e tiraram nota máxima.

Portanto, com as informações fornecidas é impossível obter a informação solicitada pelo enunciado (o nosso X).

Se você ficou com dúvida em outra questão, e entende que pode caber recurso, por favor me procure pelo email!

Saudações,
Prof. Arthur Lima

Coordenação

Posts recentes

Concurso Público: Confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

18 minutos atrás

Concurso TRT 15 (Campinas): FCC como banca? Entenda!

A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve organizar o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da…

7 horas atrás

Concurso TRT 15: FCC é a banca de novo edital? Confira!

O próximo concurso TRT 15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), que abrange a…

7 horas atrás

Concurso Bombeiro BA: autorizado com 90 vagas!

Um novo concurso Bombeiro BA (Corpo de Bombeiros do estado da Bahia) foi autorizado com…

12 horas atrás

Concurso PM BA: edital autorizado com 100 vagas

Um novo concurso PM BA (Polícia Militar do Estado da Bahia) foi autorizado com oferta…

12 horas atrás

Concursos PM e CBM BA Oficial: autorizados com 190 vagas

Novos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia (PM e CBM…

12 horas atrás