Olá, servidores. Tudo bem?
Finalmente, foi publicado o edital TRF4. Em minha opinião, o edital não trouxe grandes surpresas, exceto a segregação do anterior Cargo de Analista Judiciário – Apoio Especializado – Informática em dois novos cargos: Analista Judiciário – Apoio Especializado – Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Analista Judiciário – Apoio Especializado – Sistemas de Tecnologia da Informação.
Percebe-se, pois, que a intenção do TRF 4 é selecionar profissionais mais especializados para a área de tecnologia. Eles estão procurando servidores para fazer análises de dados mais complexas, com foco em “Big Data” e “Business Intelligence”, os quais, inclusive, podem ser assuntos do estudo de caso.
De acordo com o Professor Thiago Cavalcanti, acrescentaram-se alguns conteúdos que não eram cobrados anteriormente, como “elasticSearch”, criação de índices, “hash tables” e índices para conteúdo não estruturado, além de separar apenas a parte que eles consideram importante do “Framework ITIL”.
Para os demais cargos, mantiveram-se as características do edital anterior, as quais detalharemos a seguir.
Primeiramente, vejam os cargos que exigirão Estudo de Caso do candidato:
Analista Judiciário – Área Judiciária – 1; Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal – 2, Analista Judiciário – Área Apoio especializado – Especialidade Infraestrutura em Tecnologia da Informação – 3, Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Sistemas de Tecnologia da Informação – 4, Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação – 6 – e Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Segurança e Transporte – 7.
A Prova Estudo de Caso destinar-se-á a avaliar o domínio de conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo e especialidade. Constará de 02 (duas) questões práticas, para os quais o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versarão sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, conforme programa constante do Edital, adequados às atribuições do cargo/área/especialidade para o qual o candidato se inscreveu, observando-se o disposto no quadro abaixo:
Agora, as informações mais importantes:
Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 5 (cinco). Logo, a prova de Estudo de Caso corresponderá a 20% da pontuação total.
Na Prova Estudo de Caso, deverá ser rigorosamente observado o limite máximo de 20 (vinte) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos ao Estudo de Caso. Aqui, percebe-se que o candidato terá de exercitar, ao máximo, seu poder de concisão na linguagem escrita.
Os alunos me perguntam muito como seria a estrutura de um Estudo de Caso. Para tanto, trago-lhes a tabela abaixo para facilitar o entendimento que, de maneira geral, funciona muito bem:
Há algumas variações em torno dessa tabela, mas deixaremos para aprofundar nesse assunto nos nossos Cursos de Estudo de Caso p/ TRF 4. O Professor Márcio Damasceno é especialista em Estudo de Caso e costuma acertar os temas. Acredito que não será diferente desta vez!
Para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, será cobrada uma Prova Discursiva – Redação. Nessa prova, o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo, que valerá 10 pontos, a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático de Conhecimentos Específicos referido no Edital.
Pessoal, chamo a atenção de vocês para dois aspectos muito importantes da prova de Redação:
Na Redação, o candidato terá mais liberdade para escrever, haja vista que serão disponibilizadas 30 linhas (limite máximo), observando-se que é obrigatório redigir, no mínimo, 20 linhas. Recomendo que seu texto seja redigido entre 25 e 30 linhas!
Pois bem, servidores. Eram essas as características iniciais que eu gostaria de compartilhar com vocês. Maiores detalhes serão trabalhados nos cursos de Discursivas p/ TRF-4, bem como nos cursos intensivos que serão ministrados nos próximos dias no nosso canal do Youtube.
Será um prazer conduzi-los rumo à aprovação no TRF-4.
Bons estudos!
MAIS INFORMAÇÕES – Edital TRF4
O edital do Ministério Público da União (MPU) está na praça com a oferta de 152…
No estado de Minas Gerais, o concurso Santana de Pirapama foi temporariamente suspenso pelo prefeito eleito,…
Cadernos de Questões para o concurso ANM: resolva questões sobre o conteúdo do edital do…
Com o tempo andando a passos largos, o mundo dos concursos está sendo responsável por…
ATENÇÃO! O Ministério Público da União (MPU) divulgou um dos editais mais aguardados para 2025, oferecendo…
Termina hoje, dia 9, o prazo para inscrição no concurso público do INSS, que oferece…
Ver comentários
Professores, gostaria de saber se será lançado curso de discursiva COM correção para AJAJ?!
bom dia, gostaria de saber se vai ter o curso do estudo de caso para o técnico de segurança e transporte, do TRF 4?
Teremos sim, Mário.