TRE-SP – Comentários de Redes e Segurança p/ Técnico Judiciário – Programação de Sistemas

Olá pessoal, como estão? Espero que bem! 

Vamos tecer aqui os comentários do concurso TRE-SP, para o cargo de Técnico Judiciário – Programação de Sistemas, no que tange às disciplinas de Redes e Segurança de Redes.

Avancemos!!!


Questão 28 – Em uma situação hipotética, um tipo de código malicioso foi detectado no TRE-SP e tinha a característica de ser controlado pelo invasor via processo de infecção e propagação automática. Ele explorava diversas vulnerabilidades existentes em programas instalados. Foi verificado, ainda, que a comunicação entre os infectados e o invasor ocorria de várias formas, via servidores Web, canais IRC, redes tipo P2P, entre outros meios e eram recebidos, automaticamente, pela rede. Um Programador de Sistemas analisou estas características e observou que os computadores atingidos ficavam semelhantes a zumbis (zombie computer) pelo fato de serem controlados remotamente, sem o conhecimento de seu usuário. Trata-se de um código malicioso conhecido como

(A) Bot. (B) Trojan DoS. (C) Screenlogger. (D) Rootkit. (E) Keylogger.

Comentários: 

Sempre em questões de ataques de redes e malwares, devemos buscar as palavras chaves que caracterizam cada um deles. No caso em tela, temos o trecho "característica de ser controlado pelo invasor via processo de infecção e propagação automática". Quando falamos de controle da vítima, inevitavelmente falamos de Bot, ou zumbis. Lembrando que o agregado de vários bots forma uma rede de vítimas conhecida como Botnet.

Gab. Preliminar: A


Questão 29 – Em uma situação hipotética, na análise do funcionamento das redes de computadores do TRE-SP, um Programador de Sistemas teve que estudar e observar algumas das seguintes funções de camadas do Modelo de Referência OSI:

I. Transformação dos canais de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados, para a camada seguinte.

II. Fornecimento de serviços de controle de diálogo, gerenciamento de tokens e sincronização.

III. Possibilidade de comunicação entre computadores com diferentes representações de dados mediante abstração. É esta camada que se relaciona com a sintaxe e semântica das informações. Tais funções são correspondentes, respectivamente, às das camadas de

(A) Sessão, Enlace e Rede. (B) Rede, Sessão e Aplicação. (C) Rede, Enlace e Sessão. (D) Enlace, Rede e Aplicação. (E) Enlace, Sessão e Apresentação.

Comentários:

Mais uma questão no perfil FCC de copiar as deinições das camadas do modelo OSI. Não há muito o que falar aqui, apenas destacar o cuidado que houve na descrição da camada de enlace no trecho "que pareça livre de erros", uma vez que agrega o fator transparência de serviços entre camadas e, principalmente, não "impede" que os erros aconteçam, mas, uma vez que eles aconteçam, há mecanismos de detecção e correção em alguns casos.

Gab. Preliminar: E


Questão 30 – O TRE-SP, hipoteticamente, contratou um Programador de Sistemas para resolver algumas questões sobre as redes de comunicação entre computadores. Uma dessas questões foi resolvida com a aplicação de um protocolo que simplifica a administração da configuração IP dos clientes, porque permite que se utilize servidores para controlar a alocação dinâmica dos endereços e a configuração de outros parâmetros IP para máquinas cliente na rede. Alguns de seus benefícios são: − Automação do processo de configuração do protocolo TCP/IP nos dispositivos da rede. − Facilidade de alteração de parâmetros tais como Default Gateway e Servidor DNS por meio de uma simples ação no servidor. Trata-se do protocolo

(A) LDAP. (B) SSH. (C) DHCP. (D) DNS. (E) SNMP.

Comentários:

Mais uma questão em que precisamos buscar as palavras chaves para caracterizar os protocolos da arquitetura TCP/IP. No caso em questão, temos o trecho "controlar a alocação dinâmica dos endereços e a configuração de outros parâmetros IP para máquinas cliente na rede.". Essa funcionalidade é garantida pelo protocolo DHCP, que atua na camada de aplicação, utilizando a porta 67/UPD. O procedimento de alocação de endereços de maneira dinâmica se dá basicamente a partir da troca de 4 mensagens: DHCP Discovery, DHCP Offer, DHCP Request e DHCP ACK.

Gab. Preliminar: C


Questão 44 – Considere a figura abaixo.

A figura apresenta um tipo de rede denominada Wireless

(A) Metropolitan Area Network – WMAN que pode ser baseada na tecnologia TDMA − Time Division Metropolitan Access, com largura de banda de até 54 Gbit/s.

(B) Wide Area Network – WWAN que pode ser baseada na tecnologia TDWA − Time Division World Access.

(C) Local Area Network – WLAN que estabelece comunicação por propagação de onda de raio infravermelho.

(D) Wide Area Network – WWAN que estabelece comunicação por propagação de ondas de satélite ou microondas.

(E) Metropolitan Area Network – WMAN que pode se basear no padrão WiMax, com velocidade de transmissão superior a 60 Mbit/s.

Comentários:

A figura apresenta um cenário em que uma região metropolitana está sendo coberta por um sinal de rede sem fio advindo de um Access Point externo. Até esse ponto, temos então a representação de uma WMAN. Além disso, o padrão 802.16 define o WIMAX como solução de redes metropolitanas sem fio. Suas principais característica são: operação na faixa de frequência entre 10GHz e 66 GHz; opera com multiplexação no tempo ou frequência; operam em redes de infraestrutura com ponto de acesso centralizado ou estação rádio base. Possui padrões extensivos como o 802.16d que implementa técnicas MIMO (Multiple IN, Multiplo OUT) e o 802.16e que busca atender necessidades de mobilidade a velocidades acima de 100km/h.

Gab. Preliminar: E


Então é isso pessoal. 

Um grande abraço!

André Castro

Posts recentes

Concurso GCM Trizidela do Vale: inscrições reabertas. Confira!

Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…

15 minutos atrás

MGI detalha novo cronograma do CNU em coletiva de imprensa

O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…

18 minutos atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2024!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

35 minutos atrás

Concursos PR: EDITAIS previstos no estado em 2024!

Os próximos meses de 2024 ainda prometem trazer grandes e importantes mudanças na vida de…

36 minutos atrás

Concursos Educação: veja as vagas abertas e previstas!

A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…

37 minutos atrás

Métodos de arbitramento para SEFAZ/RJ

Opa, tube bem por aí?! Seguindo com nossos estudos, hoje você irá aprender um assunto…

45 minutos atrás