[TRT/16ª Região] Salas sem climatização causam tumulto durante prova do TRT-MA
A falta de estrutura em algumas das salas da Faculdade Estácio de Sá causou tumulto, durante a realização do concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), organizado pela Fundação Carlos Chagas, na manhã deste domingo (4), em São Luís. Pessoas de todo o Maranhão e de outros estados foram prejudicadas.
Segundo os candidatos, os ar-condicionados apresentaram defeitos e não funcionaram em algumas salas dos pisos nove e dez da faculdade, o que acabou sendo alvo de muitas reclamações e desistências. “Decidimos não fazer a prova, porque as salas viraram verdadeiras saunas e a coordenação pediu que nós fizéssemos a prova mesmo assim”, conta o candidato Jhonatas Ferreira Rodrigues.
De acordo com outro candidato, Jorge Campos, os fiscais tentaram realocar as pessoas para novas salas e informações da prova teriam vazado por conta disso. Ele relata, ainda, que houve uma dificuldade para que os candidatos saíssem do prédio onde estavam sendo realizados os testes, porque os fiscais, mesmo com o tumulto, tentaram dar continuidade à realização da prova.
Pessoas que moram no interior do Maranhão e que vieram de outros estados também foram prejudicados. “Vim da Bahia, e paguei a viagem e a hospedagem para chegar aqui e não consegui fazer a prova”, diz Claudio Rodrigues que veio da Bahia para fazer a prova do TRT.
“Viajei 20 horas de carro de São Paulo até aqui e não sei o que fazer”, lamentou a candidata Jordana Alves Albuquerque que veio do sudeste só para fazer a prova do concurso.
Josiane Moraes, candidata da sala 252, também reclama de salas sem ar-condicionado. “Como as janelas são fixas não tiveram como abrir, alguns candidatos chegaram a passar mal. Havia um cheiro de tinta insuportável”, conta.
O concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Um total de 31.324 candidatos fizeram inscrições.
Em nota, a Faculdade Estácio/São Luís informou que o prédio foi locado para a Fundação Carlos Chagas e que foi entregue em perfeito estado, após vistoria realizada nesse sábado (3) pela equipe de manutenção da Faculdade. Informou ainda, que após detectar uma pane elétrica, enviou uma equipe técnica.
Leia a íntegra da nota:
A respeito da realização das provas do concurso do TRT, neste domingo, dia 04.05, a Faculdade Estácio São Luís esclarece que:
1. O prédio foi locado para a Fundação Carlos Chagas;
2. Uma vistoria foi realizada na véspera do concurso, dia 03.05, pela equipe de manutenção da Faculdade, sendo o prédio entregue em perfeito estado e condições para a realização do certame;
3. Assim que detectada a pane elétrica, uma equipe técnica foi acionada para restabelecer o funcionamento da distribuição de energia do prédio;
4. Quanto às demais questões relativas à realização das provas, a responsabilidade é exclusivamente da Fundação Carlos Chagas.