TJ-PR Técnico Judiciário – Prova Comentada
Olá, pessoal, tudo bem?
Acabei de analisar a prova do TJ/PR para o cargo Técnico Judiciário. Não encontrei oportunidade para recursos e achei a prova relativamente fácil. Digo relativamente, pois houve uma questão com cálculo com bits e bytes, que costuma confundir e uma que cobrou um atalho pouco usado, portanto mais difícil de lembrar.
41-São funcionalidades de um Sistema Operacional:
1.Gerência do processador.
2.Gerência de memória.
3.Gerência de dispositivos.
4.Gerência de arquivos.
Estão corretos os itens:
►a) 1, 2, 3 e 4.
b) 2, 3 e 4 apenas.
c) 2 e 3 apenas.
d) 1 e 4 apenas.
Comentários
Todas os itens estão corretos. O Sistema Operacional é o grande gestor do computador. Observe o trecho que extraí da aula 2:
“Sistema Operacional é um tipo de software básico que atua como um intermediário entre o usuário e o hardware do computador. O sistema operacional gerencia os dispositivos de entrada e saída, interpreta os comandos dos usuários, organiza a memória, fornece ferramentas para a programação de computadores, coordena a execução dos processos (programas), gerencia a segurança, entre outras.”
Podemos dizer que dentre as funções do sistema operacional, destacam-se:
- gerenciamento de recursos de hardware;
- gerenciamento de outros programas;
- gerenciamento de memória;
- gerenciamento da memória virtual;
- permitir a interface entre o usuário e a máquina;
- interpretar os comandos executados pelo usuário
42- Quantos bits tem um kB (kilobyte)?
a) 256.
b) 1.024.
►c) 8.192.
d) 1.024.000.
Comentários
Concordo com o Gabarito preliminar. Em nossa aula mostramos a tabela com os valores das unidades de medida de memória. Devemos lembrar que o computador usa o sistema binário e, por isso, as medidas são potências de 2. Logo, um kilo lá não é 1000 e sim, 1024. Mas a banca já ajudou não trazendo valores múltiplos de 10, não é? Bem, sabemos que 1 kilobyte tem 1024 bytes e que um byte tem 8 bits. Então 1 kilobyte tem 8192 (1024 x 8) bits.
43- Quais são as teclas de atalho utilizadas para mover quadros, figuras e objetos, no LibreOffice Writer V4.2?
a) Alt+Ctrl+Teclas de seta.
b) Ctrl+Teclas de seta.
c) Ctrl+Shift+Teclas de seta.
►d) Alt+Teclas de seta.
Comentários
Esta questão não pode ser considerada difícil, porém trouxe um atalho pouco utilizado e/ou cobrado em prova. Então, não posso classificar como fácil. A resposta da banca está correta, pois a tecla ALT+Setas podem mover objetos selecionados. Porém, as mesmas teclas são utilizadas com a finalidade de aumentar/diminuir o tamanho da coluna/linha na borda direita/inferior da célula, quando as teclas são utilizadas em tabelas. Não posso afirmar que um recurso deveria ser aceito pela banca, pois a combinação, de fato, serve para o que se afirma na questão. Mas que pode confundir, pode sim.
44- É uma parte da hierarquia de nomes da Internet – DNS – que permite identificar as instituições ou conjunto de instituições na rede.
►a) Domínio.
b) FTP.
c) Host.
d) TCP/IP.
Comentários
Essa estava tranquila e a banca está correta. E falamos deste tema já na aula demonstrativa. O DNS é o Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio. Em resumo, ele permite que os internautas usem um nome para se referir a um endereço IP. O sistema converte o nome do domínio para o número IP que está associado a ele e, assim, não precisamos conhecer os endereços IPs.
45- É uma funcionalidade de um firewall pessoal.
a) Separar os e-mails desejados dos indesejados (spams).
►b) Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado.
c) Verificar vulnerabilidades nos programas instalados no computador e determinar quais devem ser atualizados.
d) Alertar o usuário quando uma página suspeita de ser falsa é acessada.
Comentários
Trabalhamos o firewall na aula de segurança. É uma figurinha muito cobrada pelas bancas e não podemos deixar de reforçar que o firewall “é um sistema para controlar o acesso às redes de computadores, desenvolvido para evitar acessos não autorizados à rede local de uma corporação. Pode ser desde um software sendo executado no ponto de conexão entre as redes de computadores ou um conjunto complexo de equipamentos e softwares”.
O firewall não tem a função de procurar por ataques. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, então, bloqueia as transmissões não permitidas. O firewall atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de informações que existem entre elas, procurando certificar-se de que este tráfego é confiável, em conformidade com a política de segurança do site acessado. Também pode ser utilizado para atuar entre redes com necessidades de segurança distintas.
Daí, concluímos, a resposta é mesmo a letra B.
Bem, pessoal, ficamos por aqui.