No artigo de hoje, TJ MG: Português resumido, será apresentado um resumo dos principais pontos que você precisa saber para a prova, conforme análise do IBFC.
Com base na análise do passo estratégico foram listados os tópicos mais relevantes do ponto estatístico. Assim, dentre todos os tópicos foram abrangidos neste resumo assuntos contidos temas como classes de palavras, ortografia, verbos e colocação pronominal.
O substantivo ou nome é uma classe de palavras variáveis com que se nomeiam os seres.
São tipos de substantivo:
São tipos de formação dos substantivos:
São tipos de flexão de gênero:
Reitera-se que algumas palavras causam confusão de gênero. Assim, seguem as principais listas:
Segundo a regra geral, forma-se o plural ao se acrescentar a desinência “s” ao singular, caso os substantivos sejam finalizados em vogal ou em ditongo.
Por outro lado, há regras especiais cujas principais relações encontram-se abaixo.
O substantivo composto se forma pela justaposição ou aglutinação de dois ou mais radicais. Portanto, usam-se as regras a seguir:
Os dois elementos variam:
Apenas o primeiro elemento varia:
Apenas o segundo elemento varia:
Nenhum elemento varia:
Rememorando, os verbos variam em função de:
O verbo pode indicar ação, desejo, estado, mudança de estado e fenômeno da natureza.
Flexão dos Verbos
Formas Nominais do Verbo (substantivo, adjetivo e advérbio)
Formação dos Verbos = RADICAL + VOGAL TEMÁTICA + TEMA + DESINÊNCIAS (MODO-TEMPORAL OU NÚMERO-PESSOAL)
O radical – parte invariável e que possui a significação
Por outro lado, a vogal temática é o elemento que forma o tema verbal e expressa a que conjugação pertence o verbo. Assim, ela se localiza entre o radical e a desinência do infinitivo impessoal –r.
Tema = radical + vogal temática.
As desinências são os elementos que expressam as flexões de modo, tempo, número e pessoa: desinência modo-temporal e desinência número-pessoal.
Assim, a desinência modo-temporal se refere ao modo e ao tempo do verbo.
Dessa forma, tenha atenção, pois a desinência modo-temporal não está presente em todas as formas verbais, como o presente e o pretérito perfeito do indicativo.
De outro lado, a desinência número-pessoal se refere ao número e à pessoa do verbo.
Dessa forma, nas formas rizotônicas, a sílaba tônica recai no radical, ou seja, na sua parte estática.
Assim, são rizotônicas:
Classificação dos verbos quanto à flexão
Assim, os verbos se dividem em:
Os verbos regulares mantêm o mesmo radical ao se flexionarem.
Exemplos: eu ando, tu andas, ele anda, nós andamos, vós andais, eles andam.
Por outro lado, os verbos irregulares possuem alterações no seu radical ou nas suas desinências (flexão).
Assim, essas alterações devem ser gráficas e fonéticas, ao mesmo tempo, para dar ao verbo o caráter irregular.
Exemplo: saber (eu sei, ele soube), medir (eu meço, tu medes), dar (eu dei, ele deu).
Por outro lado, o verbo Agir (eu ajo) não é irregular, porque a alteração foi apenas fonética.
Os verbos anômalos são os irregulares que possuem variações mais graves.
Exemplo: ser e ir (são apenas esses dois).
Por outro lado, os verbos abundantes são aqueles que possuem duas (às vezes três) formas distintas em algum tempo, modo, pessoa e, principalmente, no particípio.
Exemplo: aceitar (aceitado e aceito), expressar (expressado e expresso), fixar (fixado e fixo), misturar (misturado e misto).
Assim, quando o verbo possui mais de um particípio, este possui a classificação de regular (terminados em ado ou ido) e irregular (terminados em do, go, to, so). Dessa forma, normalmente, os particípios regulares são usados na voz ativa com os auxiliares ter e haver.
Exemplos:
Assim, dividem-se as terminações em:
Os verbos defectivos não possuem determinadas formas (tempo, pessoa, modo), ou seja, eles não são passíveis de conjugação em todas as formas.
Exemplos: falir, abolir, reaver, colorir, remir, etc.
Dessa forma, é importante destacar que o defeito deste tipo de verbo ocorre na conjugação do presente do indicativo. Assim, se conjugarmos um verbo na 1ª pessoa do presente do indicativo e sua pronúncia se confundir com a de outro verbo ou se não existir eufonia (som harmônico).
Exemplos: falir (eu falo – confunde-se com o verbo falar), soer (eu soo – confunde-se com o verbo soar), abolir (eu abulo – confunde-se com eu a bulo), remir (eu remo – confunde-se com remar).
Mas, salienta-se, aqui, que os tempos derivados do presente do indicativo (presente do subjuntivo e imperativo) também sofrem o mesmo problema “de defeito”. Dessa forma, percebam, assim, que o verbo terá sua conjugação normal para outros tempos e modos.
Assim pode-se dividir os verbos defectivos em dois:
a) O verbo apenas não tem a 1ª pessoa do singular;
Exemplo: remir, falir, soer, abolir, explodir, colorir, abolir, delinquir.
b) O verbo apenas tem a 1ª e a 2ª pessoas do plural;
Exemplo: adequar, reaver.
Trata, em resumo, da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos junto aos verbos.
Assim, não há dúvidas quanto à posição do pronome oblíquo tônico.
Dessa forma, a regra é o uso da ênclise, mas o pronome oblíquo átono com relação ao verbo pode-se destacar das seguintes formas:
Assim, a regra é o uso da ÊNCLISE.
Se o verbo estiver no infinitivo não flexionado, será sempre possível usar a ÊNCLISE, mesmo que haja um dos casos obrigatórios de PRÓCLISE. Portanto, nesses casos (em que houver termo atrativo e o verbo estiver no infinitivo), ambas serão permitidas: a ênclise e a próclise.
Regras Proibitivas
Uso obrigatório da próclise
Se houver, antes do verbo, as seguintes palavras atrativas:
São casos de mesóclise:
A ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Assim, a ortografia abarca a fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a morfologia e a sintaxe são as partes que compõem a gramática.
Uso da letra J
Uso do G
Palavras grafadas com SS
São palavras derivadas de verbos terminados em –ceder geram substantivos com terminação –cess:
Por outro lado, vocábulos derivados de verbos terminados em –primir são grafados com –press:
Assim, escrevem-se com -gress– as palavras derivadas de verbos terminados em – gredir e com -miss– ou -mess as palavras derivadas de verbos terminados em –meter:
Concluindo este artigo, pode-se afirmar que foram avaliados os tópicos que mais caem segundo análise estatística do IBFC. Assim, dentro desses tópicos foram elencados alguns itens mais importantes. Dessa forma, o uso desse artigo não desautoriza a necessidade do estudo completo e sistemático para a prova.
Assim, o escopo foi relembrar de forma mais rápida alguns tópicos mais recorrentes.
Espero que tenham gostado do artigo!
Um abraço e bons estudos!
Felipe Rocha
@ffazro
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