Hoje continuaremos a nossa análise sobre a disciplina de Tecnologia da Informação (TI) em certames concorridos. O nosso foco será ainda a área de Controle, mas dessa vez com uma banca bem tradicional e conhecida dos concurseiros: o Cebraspe/Cespe.
Muitos cometem o equívoco de deixar a Tecnologia da Informação para depois (ou de lado, às vezes) e acabam desperdiçando o sonho da aprovação. Assim, é importante considerar a TI desde o início da jornada.
Mas o que fazer quando não há tempo suficiente para estudar tudo? Existem assuntos que são mais cobrados pelo histórico das últimas provas? Fique tranquilo, pois vamos responder a estas perguntas ao longo do artigo. Seguem os tópicos que serão abordados:
Está preparado? Se estiver com tempo reduzido, a melhor alternativa é dividir a leitura por tópicos. Entretanto, não deixe de ler o conteúdo, especialmente se está estudando para a área de Controle e/ou se a banca do seu concurso for o Cebraspe/Cespe. Portanto, chega de papo e vamos lá!
Tempo de leitura aproximada: 15 a 20 minutos
Primeiramente, gostaríamos de fazer um esclarecimento importante: a análise apresentada neste artigo baseou-se nos concursos de área de Controle Geral da banca Cebraspe/Cespe. Sendo assim, o texto é direcionado para os concurseiros que não estudam a TI como disciplina específica.
Se você “respira” Tecnologia da Informação e está focado nos concursos da área, aguarde os próximos artigos, pois teremos muitos conteúdos exclusivos para você. Assim como na Administração Pública, a área de TI está ganhando um espaço maior também no Blog do Estratégia Concursos.
Outro esclarecimento válido diz respeito ao formato de provas da banca. O Cebraspe/Cespe realiza provas da área de Controle tanto no estilo Certo/Errado, quanto no tipo múltipla escolha.
A fim de efetuar a análise, vamos considerar que cada assertiva no estilo Certo/Errado será equivalente a uma questão. Analogamente, a mesma ideia será seguida nas questões de múltipla escolha. Essa padronização vai simplificar a forma de comparação.
Antes de mais nada, este concurso foi muito aguardado e comentado. Afinal, o TCE-RJ não realizava provas há quase 10 anos. A expectativa era de convocar muitos aprovados, em virtude de um déficit alto da instituição.
Entretanto, os organizadores não contavam com a pandemia, que interrompeu as atividades do concurso por mais de 7 meses. Ou seja, entre a primeira divulgação do edital e o resultado final passaram-se quase 2 anos. É uma longa espera, ainda mais para quem estuda para concursos.
Foram ofertadas vagas para os cargos de Analista de Controle Externo – Área Controle Externo. As especialidades foram Ciências Contábeis, Controle Externo, Direito e Tecnologia da Informação.
Conforme explicamos nas Considerações Iniciais, não vamos comentar o edital da especialidade de Tecnologia da Informação, por ser área específica. Sendo assim, a análise será restrita para as especialidades de Ciências Contábeis, Controle Externo e Direito.
A disciplina de Tecnologia da Informação veio com a nomenclatura de Análise de Dados e Informações. Em Conhecimentos Básicos, o conteúdo programático foi o mesmo para os três cargos. Assim, veja o que a banca Cebraspe/Cespe pediu para os alunos estudarem nessa prova da área de Controle:
1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. 1.1 Dados estruturados e não estruturados. 1.2 Dados abertos. 1.3 Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. 2.2 Metadados. 2.3 Tabelas, visões (views) e índices. 2.4 Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações.
Entretanto, a banca cobrou a mesma disciplina em Conhecimentos Específicos para o cargo de Analista de Controle Externo – Área Controle Externo – Especialidade Controle Externo.
Sabe qual foi a nomenclatura adotada para a disciplina? Para ficar mais confuso, o nome escolhido foi Análise de Dados e Informações (o mesmo de Conhecimentos Básicos). Mas o conteúdo programático não foi o mesmo. Observe a diferença, marcada no trecho de vermelho:
1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. 1.1 Dados estruturados e não estruturados. 1.2 Dados abertos. 1.3 Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. 2.2 Metadados. 2.3 Tabelas, visões (views) e índices. 2.4 Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. 4.2 Modelo de referência CRISP‐DM. 4.3 Técnicas para pré-processamento de dados. 4.4 Técnicas e tarefas de mineração de dados. 4.5 Classificação. 4.6 Regras de associação. 4.7 Análise de agrupamentos (clusterização). 4.8 Detecção de anomalias. 4.9 Modelagem preditiva. 4.10 Aprendizado de máquina. 4.11 Mineração de texto. 5 Noções de Big Data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória de dados. 7 Noções sobre planilhas e SQL.
Na época da publicação do edital, muitos acharam que teria sido um equívoco da banca e que ela faria uma retificação. Entretanto, isso não ocorreu na prática. Conforme uma professora famosa de Direito Constitucional costuma dizer, “as bancas querem eliminar candidatos”.
Em outras palavras, quanto mais o Cebraspe/Cespe puder dificultar, mais ele o fará. Você não acha que muita gente pensou que os conteúdos eram iguais e deixou de estudar a parte de vermelho, por falta de conhecimento? É evidente, meu caro. Tudo é feito inegavelmente para eliminar.
Certamente águas passadas não movem moinhos. Entretanto, fizemos questão de destacar esse problema para relembrar que é fundamental que você leia o edital todo, de cabo a rabo. A última coisa que pode acontecer é você errar uma questão porque não sabia que ela estava no conteúdo programático.
O estilo dessa prova foi Certo/Errado. Além disso, as questões de Conhecimentos Básicos para a disciplina de Análise de Dados e Informações foram as mesmas para as especialidades de Ciências Contábeis, Controle Externo e Direito. Veja o que a banca Cebraspe/Cespe cobrou:
ASSUNTO | QTDE. DE QUESTÕES | PERCENTUAL DA PROVA |
Dado, informação, conhecimento e inteligência | 5 | 41,67% |
Bancos de dados relacionais | 2 | 16,66% |
Noções de modelagem dimensional | 5 | 41,67% |
Uma observação importante: uma questão envolveu conceitos de Bancos de dados relacionais e Noções de modelagem dimensional. Entretanto, como não seria prudente classificá-la nos dois grupos, optamos por enquadrá-la em Bancos de dados relacionais.
Agora vamos falar das questões de Conhecimentos Específicos para a especialidade de Controle Externo. Observe como foi a cobrança do Cebraspe/Cespe dessa vez:
ASSUNTO | QTDE. DE QUESTÕES | PERCENTUAL DA PROVA |
Dado, informação, conhecimento e inteligência | 3 | 21,43% |
Bancos de dados relacionais | 3 | 21,43% |
Noções de modelagem dimensional | 0 | 0% |
Noções de mineração de dados | 5 | 35,72% |
Noções de Big Data | 1 | 7,14% |
Visualização e análise exploratória de dados | 1 | 7,14% |
Noções sobre planilhas e SQL | 1 | 7,14% |
Essa prova foi um pouco mais distribuída. Assim, repare que a banca optou por não cobrar apenas Noções de modelagem dimensional (que já havia sido exigido em Conhecimentos Básicos).
Antes de mais nada, este concurso foi uma grande oportunidade para quem morava na região Norte do Brasil, na época de sua realização. Entretanto, a distância não foi um empecilho para que concurseiros de outros estados viajassem até Rondônia para fazer a prova.
A banca Cebraspe/Cespe publicou 2 editais para este concurso: um para o cargo de Procurador do Ministério Público de Contas e outro para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação e Auditor de Controle Externo.
Para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, a especialidade oferecida foi Desenvolvimento de Sistemas. Por outro lado, para os cargos de Auditor de Controle Externo, as especialidades oferecidas foram Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Engenharia Civil.
Em virtude de o cargo de Procurador do Ministério Público de Contas não ter exigido a disciplina de Tecnologia da Informação, não faremos comentários a respeito deste edital. Em outras palavras, pode esquecê-lo.
Além disso, como explicamos nas Considerações Iniciais, não vamos comentar também o conteúdo programático para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, por ser área específica. Sendo assim, a análise será restrita para os cargos de Auditor de Controle Externo.
A disciplina de Tecnologia da Informação veio com a nomenclatura de Análise de Informação. O conteúdo foi o mesmo para as especialidades de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Engenharia Civil. Assim, veja o que a banca Cebraspe/Cespe pediu para os alunos estudarem:
1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para pré-processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. 5 Noções de Big Data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória de dados. 7 Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). 7.1 Conceitos e aplicação.
Repare que o conteúdo programático foi bem parecido com a cobrança do TCE-RJ, com algumas pequenas diferenças que marcamos de vermelho. Por essas razões, sempre dizemos que é importante focar em uma área. Em outras palavras, quem havia se preparado para uma prova de TI, estaria apto para fazer outra.
O estilo dessa prova foi múltipla escolha. Além disso, as questões foram as mesmas para as especialidades de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Engenharia Civil. Observe o que a banca Cebraspe/Cespe cobrou:
ASSUNTO | QTDE. DE QUESTÕES | PERCENTUAL DA PROVA |
Dado, informação, conhecimento e inteligência | 0 | 0% |
Bancos de dados relacionais | 1 | 20% |
Noções de modelagem dimensional | 0 | 0% |
Noções de mineração de dados | 1 | 20% |
Noções de Big Data | 1 | 20% |
Visualização e análise exploratória de dados | 1 | 20% |
Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação) | 1 | 20% |
Apesar de conter poucas questões, essa prova foi bem distribuída. Ademais, o nível de cobrança também foi justo com quem estava estudando, considerando que os candidatos que a fizeram não pertencem à área de TI.
Gostaríamos de fazer uma ressalva: a Lei de Acesso à Informação apareceu mais de uma vez em outras disciplinas do edital. Por conseguinte, algumas provas tiveram mais de uma questão desta lei. Com o intuito de realizar a análise, consideramos apenas o enunciado que estava junto dos demais de TI.
Em relação aos anteriores, este foi um concurso com proporções menores. O TCM-BA é um dos poucos Tribunais de Contas dos Municípios, juntamente com Pará e Goiás. Ainda assim, quase 4 mil pessoas participaram da seleção.
Foram ofertadas vagas para os cargos de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual de Infraestrutura. A disciplina de Tecnologia da Informação foi cobrada em ambos.
A disciplina de Tecnologia da Informação veio com a nomenclatura de Análise da Informação. O conteúdo foi o mesmo para os cargos de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual de Infraestrutura. Assim, veja o que o Cebraspe/Cespe exigiu dessa vez:
1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos. Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. Metadados. Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional: conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados: conceituação e características. Modelo de referência CRISP‐DM. Técnicas para pré‐ processamento de dados. Técnicas e tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. 5 Noções de Big Data: conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória de dados.
Observe que é bem parecido com o que vimos anteriormente nos demais concursos. De fato, há uma certa constância do Cebraspe/Cespe na disciplina de Tecnologia da Informação para a área de Controle, o que é muito proveitoso para os concurseiros.
Assim como no TCE-RO, o estilo dessa prova também foi múltipla escolha. As questões foram as mesmas para os cargos de Auditor Estadual de Controle Externo e Auditor Estadual de Infraestrutura; entretanto, a prova do primeiro teve uma a mais. Vamos analisar o que caiu:
ASSUNTO | QTDE. DE QUESTÕES | PERCENTUAL DA PROVA |
Dado, informação, conhecimento e inteligência | 1 | 12,5% |
Bancos de dados relacionais | 2 | 25% |
Noções de modelagem dimensional | 1 | 12,5% |
Noções de mineração de dados | 2 | 25% |
Noções de Big Data | 1 | 12,5% |
Visualização e análise exploratória de dados | 1 | 12,5% |
A prova foi bem distribuída, conforme o padrão da banca. Contudo, o nível das questões foi um pouco mais alto, surpreendendo muita gente. É importante sempre treinar com diversos exercícios de níveis variados, a fim de que isso não ocorra com você também.
Por fim, faremos uma análise esquematizada dos concursos da área de Controle do Cebraspe/Cespe, efetuando um cruzamento das informações. Aplicamos a ordenação decrescente na tabela, a fim de destacar os tópicos com maior incidência nas primeiras linhas.
ASSUNTO | QTDE. DE QUESTÕES | PERCENTUAL DA PROVA |
Noções de mineração de dados | 13 | 29,55% |
Dado, informação, conhecimento e inteligência | 9 | 20,45% |
Bancos de dados relacionais | 8 | 18,18% |
Noções de modelagem dimensional | 6 | 13,64% |
Noções de Big Data | 3 | 6,82% |
Visualização e análise exploratória de dados | 3 | 6,82% |
Noções sobre planilhas e SQL | 1 | 2,27% |
Lei nº 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação) | 1 | 2,27% |
Observe que Noções de mineração de dados e Dado, informação, conhecimento e inteligência foram os tópicos mais cobrados. Ao mesmo tempo, Bancos de dados relacionais e Noções de modelagem dimensional também foram de grande importância.
Conforme o resultado apresentado, esses 4 assuntos correspondem a mais de 80% das provas de Tecnologia da Informação do Cebraspe/Cespe na área de Controle. Assim, recomendamos fortemente não ir à prova sem estudá-los.
Em suma, apresentamos neste artigo uma análise dos pontos mais exigidos pelo Cebraspe/Cespe na disciplina de Tecnologia da Informação para a área de Controle. A análise considerou principalmente as provas dos últimos anos realizadas pela banca.
Não há garantias de que o cenário irá se repetir nos próximos concursos. Por isso, o ideal é que você estude o edital por completo. Entretanto, caso não disponha de tempo suficiente para cobrir todo o conteúdo, saberá em quais pontos terá que focar.
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Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.
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