Termina nesta quarta-feira, 15, o prazo para inscrições no concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar até às 23h59 o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso. A taxa é de R$58.
Estão em disputa 90 vagas imediatas (a maior parte no Rio de Janeiro e Duque de Caxias), mas a expectativa é de que muitas contratações ocorram durante o prazo de validade da seleção, que será de um ano, podendo dobrar, já que historicamente o tribunal convoca grande número de aprovados, bem acima do quantitativo especificado em edital. Foi assim em 2012, quando 284 vagas foram oferecidas (técnico e analista) e foram realizadas 1.285 convocações. Já na seleção de 2008, foram 138 vagas e 2.707 chamados. Segundo o edital, pelo menos 900 aprovados estarão na listagem do resultado final, já que o item 9.1 diz que irão figurar na lista os classificados até dez vezes o número total de vagas por região, incluindo os empatados na última
Segundo o cronograma do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, as provas serão aplicadas no dia 23 de novembro, um domingo, nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Vassouras, Itaguaí, Nova Friburgo, Itaperuna e Cabo Frio. As avaliações objetivas serão feitas entre as 8h e as 13h, e constarão de 30 questões de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Matemático (Grupo I), 10 de Noções de Direito Administrativo e Constitucional, 15 de Noções de Direito Processual Civil, 15 de Noções de Direito Processual Penal (Grupo II), 10 de Noções de Custas Judiciais, e 10 de Consolidação Normativa e Legislação Complementar (Codjerj), (Grupo III).
Será aprovado quem acertar, no mínimo, 50% do total da prova, ou seja, 50 questões; acertar, no mínimo, 40% do total dos Grupos II e III, ou seja, 24 questões; e acertar, pelo menos uma questão em cada uma das disciplinas contidas nos três grupos. De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar ocorrerá no dia 24 e, nos dois dias seguintes, os candidatos poderão interpor recurso. O resultado final sairá em 10 de dezembro, e a homologação, no dia 12 do mesmo mês.
.
Retificações no edital
.
Nesta segunda, dia 29, foi publicado edital de retificações no documento original de abertura do concurso (confira no anexo abaixo). Houve várias mudanças, como na data de divulgação das inscrições deferidas (no caso dos deficientes), em poucos itens do conteúdo programático e na ordem dos critérios de desempate. Dentro todas, merece especial atenção dos candidatos a alteração no horário das provas. Elas continuam marcadas para 23 de novembro, mas não serão mais aplicadas no turno da manhã; foram transferidas para o turno da tarde (das 13h às 18h).
.
FONTE: Com informações da Folha Dirigida
.
O Estratégia Concursos já lançou cursos para este concurso. Confira em:
.
.
Assessoria de Comunicação
.