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Teorias de conteúdo: motivação para o concurso do MPU 

Neste artigo você encontrará um breve resumo de algumas das principais Teorias de Conteúdo para o concurso do Ministério Público da União. 

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso do Ministério Público da União foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando. 

Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca das Teorias de Conteúdo do tópico Motivação. 

Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse assunto. 

Considerações Iniciais 

atenção

Primeiramente, é importante trazermos a você alguns conceitos de motivação que costumam cair em provas de concurso. 

De acordo com Robbins, motivação é a vontade de fazer algo, condicionada pela capacidade que essa ação tem de satisfazer alguma necessidade individual. 

Já, conforme preceitua Gregory, a motivação representa um conjunto de forças que leva as pessoas a se engajarem em algum tipo de comportamento mais do que qualquer outro comportamento alternativo. 

Chiavenato, por sua vez, postula que a motivação funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a situação que o envolve. Conforme esse autor, a motivação está relacionada a três aspectos básicos: 

  • Direção: é a direção do comportamento (do esforço), no sentido de atingir determinado objetivo. O esforço deve ser direcionado para o alcance de algum objetivo. Ou seja, refere-se ao objetivo que se quer alcançar. Indica onde focar o comportamento (esforço). 
  • Intensidade: refere-se à força e à intensidade do comportamento (do esforço). Isto é, representa o tamanho do esforço que a pessoa emprega para o alcance do objetivo. 
  • Persistência: é a duração e persistência (ou permanência) do comportamento (do esforço). Trata-se da duração de tempo que a pessoa mantém seu esforço em direção ao objetivo proposto. Ou seja, significa por quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço

Teorias da motivação 

Primeiramente, vale ressaltar que diversos autores e estudiosos buscaram explicar como a motivação ocorre. Desse modo, surgiram diversas teorias motivacionais. 

Ademais, é necessário enfatizar que as teorias da motivação se dividem em teorias de conteúdo e teorias de processo. 

Teorias de conteúdo 

atenção

Conforme a literatura, as teorias de conteúdo buscam explicar “o que” motiva o indivíduo. Ou seja, essas teorias partem do princípio de que os indivíduos agem para satisfazer seus interesses e necessidades. Portanto, as teorias de conteúdo se preocupam com necessidades específicas que motivam e impulsionam os indivíduos a agirem. 

As teorias de conteúdo são as seguintes: 

  • Teoria da Hierarquia das Necessidades (Maslow); 
  • Teoria ERC (ou ERG) de Alderfer; 
  • Teoria dos Dois fatores ou bifatorial de Herzberg; 
  • Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland; 
  • Teoria X e Y de Mc Gregor. 

Falaremos aqui das mais recorrentes em prova. 

Teria da Hierarquia das Necessidades de Maslow 

A primeira teoria de conteúdo que traremos é a da Hierarquia das Necessidades de Maslow, também conhecida como Pirâmide de Maslow. Essa é uma teoria muito recorrente em provas de concurso. Portanto, fique atento aos conceitos a seguir. 

De acordo com Maslow, o indivíduo está sempre em busca de satisfazer suas necessidades. Portanto, o indivíduo é motivado por diversas necessidades. 

Nesse sentido, Maslow dividiu as necessidades que motivam o indivíduo em 5 categorias: 

  • Necessidades fisiológicas: são as necessidades básicas do indivíduo, tais como: alimento, água, sono, sexo, etc. Elas exigem uma satisfação reiterada, com o objetivo de garantir a sobrevivência do indivíduo. Estão na base da hierarquia
  • Necessidades de segurança: são necessidades de estar livre dos perigos físicos e psicológicos, tais como: proteção contra violência, abrigo, estabilidade no emprego, segurança no ambiente de trabalho, liberdade, entre outros.  Também estão relacionadas à sobrevivência do indivíduo. 
  • Necessidades sociais: são as necessidades relacionadas às relações interpessoais, tais como necessidade de amor, amizade, afeição, interação com colegas, necessidade de ser aceito pelos demais. 
  • Necessidades de estima: relacionam-se à forma como a pessoa se vê (fatores internos) e como ela é vista pelos outros (fatores externos). São exemplos de fatores internos: autorrespeito, autoimagem, orgulho, entre outros. São exemplos de fatores externos: reconhecimento social, reputação, status, notoriedade, etc. 
  • Necessidades de autorrealização: são as necessidades mais elevadas do indivíduo e se encontram no topo da hierarquia. Estão relacionadas ao desenvolvimento e à maximização das capacidades e das aptidões pessoais. Trata-se da tentativa de cada indivíduo realizar seu próprio potencial em busca de se tornar aquilo que ele deseja se tornar. 

Consoante essa teoria, as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem (de baixo para cima), de acordo com a hierarquia da pirâmide. As necessidades devem, portanto, ser satisfeitas nível a nível, seguindo-se a ordem da pirâmide. 

Veja abaixo a Pirâmide de Maslow retirada do PDF do Estratégia Concursos:

Teoria ERC/ERG de Alderfer 

A teoria ERC (Existência-Relacionamento-Crescimento), desenvolvida por Alderfer, pode ser considerada uma adaptação da Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow

Vejamos cada uma das necessidades, conforme preceitua Alderfer: 

  • Necessidades de existência: correspondem aos 2 primeiros níveis da Hierarquia de Maslow. Trata-se das necessidades de sobrevivência, existência, preservação e bem-estar físico
  • Necessidades de Relacionamento: correspondem às necessidades sociais de Maslow e aos fatores externos das necessidades de estima de Maslow. Trata-se das relações interpessoais, da sociabilidade, etc. 
  • Necessidades de Crescimento: correspondem às necessidades de autorrealização de Maslow e aos fatores internos das necessidades de estima. Trata-se das necessidades de desenvolvimento e do desejo de crescimento do ser humano

Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg 

Conforme a Teoria dos dois fatores, também conhecida como Teoria Higiene-Motivação, os fatores que levam à satisfação (fatores motivacionais) são diferentes dos fatores quem levam à insatisfação (fatores higiênicos). 

Desse modo, para Herzberg, a motivação das pessoas depende de dois fatores que estão intimamente relacionados. 

  • Fatores Motivacionais (satisfacientes): são fatores relacionados ao trabalho em si, tais como: conteúdo do cargo, as atividades e tarefas desempenhadas, o crescimento profissional e pessoal, a presença de metas desafiadoras, o reconhecimento pelo trabalho executado, a responsabilidade do cargo, o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Estão relacionados com as necessidades secundárias do indivíduo. São fatores internos do indivíduo, que conduzem a sentimentos de autorrealização e satisfação. Desse modo, são chamados de fatores intrínsecos

  • Fatores Higiênicos (insatisfacientes): são fatores relacionados ao ambiente de trabalho, tais como: salário, políticas da empresa, relacionamentos interpessoais, benefícios sociais, segurança do ambiente de trabalho, qualidade da supervisão, condições físicas do ambiente, relação com supervisores e subordinados, status, etc. 

Estão relacionados com as necessidades primárias do indivíduo. São fatores externos ao indivíduo, que o rodeiam enquanto ele trabalho. Desse modo, também são chamados de fatores extrínsecos. Esses fatores apenas têm um caráter preventivo e profilático

Nesse sentido, conforme a teoria de Herzberg, quando esses fatores higiênicos estão presentes, eles apenas evitam a insatisfação (mas não gera satisfação), ou seja, gera um estado de não-insatisfação. 

Por outro lado, quando esses fatores não estão presentes, eles podem gerar insatisfação (sentimentos negativos)

Para finalizar 

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema teorias de conteúdo do tópico Motivação para o concurso do Ministério Público da União. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral.  

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Teorias de conteúdo, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.  

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.  

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.  

Bons estudos e até mais!  

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