No artigo de hoje vamos fazer um resumo da teoria geral de sistemas!
A Teoria Geral dos Sistemas, também chamada apenas de Teoria dos Sistemas, trata do estudo interdisciplinar de vários sistemas em geral, com a finalidade de descobrir padrões e identificar regras que possam ser aplicadas em vários campos do conhecimento.
Nesse sentido, a teoria diz que um sistema é qualquer organismo formado por partes interdependentes e interligadas. Desse modo, é essa amplitude da definição que faz com que a teoria geral dos sistemas seja aplicável a várias áreas do conhecimento, como as ciências exatas, sociais, naturais, entre outros.
Sendo assim, a Teoria Geral de Sistemas é um campo interdisciplinar que tem como finalidade entender e descrever sistemas em sua totalidade, ao invés de analisar seus componentes de maneira isolada.
A abordagem da Teoria dos Sistemas foi desenvolvida por Ludwig von Bertalanffy na década de 1930 e ganhou destaque nas décadas seguintes. Assim, a TGS fornece um conjunto de conceitos, princípios e metodologias que podem ser aplicados a uma ampla gama de áreas do conhecimento, incluindo biologia, engenharia, administração, sociologia, psicologia, entre outras.
Alguns dos principais conceitos aplicáveis a Teoria Geral de Sistemas são:
A Teoria Geral de Sistemas fornece uma estrutura conceitual para compreender padrões que são recorrentes, além de princípios subjacentes em vários campos. Assim, ela destaca a importância de considerar a totalidade, as interações e as relações entre partes ao invés de focar somente nas partes isoladas.
Sendo assim, por meio dessa abordagem, a TGS busca criar uma linguagem comum que pode ser aplicada para entender e resolver problemas complexos em várias áreas do conhecimento.
De acordo com Ludwig von Bertalanffy, apesar de serem formados por várias partes independentes, os sistemas têm características e atributos únicos que não existem nas partes isoladas que o compõem.
Desse modo, essas características são:
Na Teoria Geral de Sistemas, os sistemas podem ser classificados de inúmeras maneiras, dependendo de suas propriedades e características.
Nesse sentido, alguns tipos comuns de sistemas na TGS:
Em suma, essas categorias são apenas algumas maneiras de classificar os diferentes tipos de sistemas na Teoria Geral de Sistemas. Afinal, cada tipo de sistema tem suas próprias propriedades, assim, a TGS busca entender os padrões universais e os princípios que se aplicam a todos os tipos de sistemas.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@prof.elizabethmenezes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_geral_de_sistemas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…