No presente resumo sobre a teoria da atividade, trataremos de um tema fundamental para a sua aprovação nos concursos das carreiras policiais.
Os concursos da área de Segurança Pública prometem inúmeras vagas neste ano.Confira aqui o levantamento realizado pela equipe do Estratégia.
A teoria da atividade foi adotada como regra pelo Código Penal para a definição do tempo do crime. Veja-se:
Tempo do crime
Art. 4º – Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Na maioria das vezes há uma coincidência entre o momento da ação e do resultado. Entretanto, se o resultado ocorrer depois da ação, deve ser considerado o momento em que a conduta (ação ou omissão) foi praticada.
Considerando o conceito trazido pelo Código Penal, temos as seguintes conclusões:
A título de exemplo, imaginemos que o agente com a intenção de causar a morte de seu desafeto atire em sua direção, vindo a atingi-lo. No momento da conduta, o agente contava com 17 anos e 11 meses de idade. A vítima, após 4 meses internada, vem a óbito no momento em que o agente já completara a maioridade penal.
Nesse caso, não responderá pelo referido crime, visto que no momento da conduta era penalmente inimputável, respondendo apenas a título de ato infracional pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Um tema importante com relação ao tempo do crime e que sempre é abordado nas provas de concurso é a relação entre crime permanente e imputabilidade. Crime permanente é aquele que a consumação se prolonga no tempo por vontade do agente. Ora, em regra, como vimos, aplica-se a lei que estava em vigor no momento da prática do crime. No entanto, caso um menor de 18 anos inicie a execução de um crime permanente e durante a execução do crime sobrevenha a maioridade, ele será penalmente imputável, pois sobreveio a maioridade enquanto não havia cessado a permanência do crime.
Este é o entendimento já consolidado nos termos da súmula 711 do STF:
Súmula 711 STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
O fundamento utilizado pelo Supremo Tribunal Federal é que, depois de atingir a maioridade penal, o agente optou livremente pela continuação do delito.
Prova: FGV – PC RJ – Investigador de Polícia – 2022
Insatisfeito com uma disputa acirrada num jogo de futebol, Ares, que contava com 17 anos e 11 meses de vida, aguarda a saída de Príapo de um curso preparatório, efetuando cinco disparos com revólver adquirido com aquela finalidade. Tendo alvejado seu alvo e sem munição extra, Ares deixa o local, tomando rumo ignorado. Príapo é socorrido por transeuntes e levado ao hospital, onde permanece internado por dois meses, quando, então, vem a óbito, em razão exclusiva dos ferimentos sofridos.
De acordo com o Código Penal, Ares deverá:
A)responder pelo crime, em razão da teoria do resultado;
B)responder pelo crime, em razão da teoria mista;
C)responder pelo crime, em razão da teoria da ação;
D)não responder por crime, em razão da teoria da ubiquidade;
E)não responder por crime, em razão da teoria da atividade.
Gabarito: E
Prova: MS Concursos – Prefeitura de Lençóis Paulistas – Guarda Municipal – 2022
O Código Penal Brasileiro estabelece as regras de aplicação da Lei Penal, bem como define crimes e contravenções, seus conceitos e suas penas. Em sua Parte Geral, Título I, o Código Penal estabelece as regras de aplicação da Lei Penal. De acordo com esse título é correto afirmar:
A)Há crime sem lei anterior que o defina.
B)Lei posterior que beneficie o agente não pode ser aplicada a fatos anteriores, quando o agente tiver sido condenado por decisão transitada em julgado.
C)Qualquer pessoa pode ser punida por fato que lei posterior deixa de considerar crime.
D)Considera-se praticado o crime no momento da ação, ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Gabarito: D
Prova: IADES – PM PA – Praça da Polícia Militar – Feminino – 2021
No que diz respeito ao tempo do crime, é correto afirmar que o Código Penal brasileiro adotou, expressamente, como regra, em sua parte geral, a denominada teoria
A)do resultado.
B)mista ou da ubiquidade.
C)da atividade.
D)da retroatividade da lei penal mais gravosa.
E)da vedação das leis penais temporárias ou excepcionais.
Gabarito: C
Chegamos ao fim do nosso resumo sobre a teoria da atividade.
Caso queira ter a mais completa preparação para o seu concurso público, invista nos cursos completos do Estratégia Concursos.
Lá você encontrará tudo o que precisa para atingir o cargo dos seus sonhos.
Além disso, é essencial acompanhar a evolução dos seus estudos por meio do Sistema de Questões do Estratégia, não deixe para marcar o “x” somente no dia da prova.
Grande abraço a todos
Victor Baio
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
O conteúdo programático do concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15)…
Foram publicados os novos editais do concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo),…
Foram publicados novos editais do concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) com…
Editais são republicados com reserva de 5% das vagas do concurso para PcD. Foram republicados…
Provas em 23 de fevereiro de 2025! Foram republicados os editais PM SE! Conforme os…
Com a expectativa de um novo concurso PF Administrativo, muitos candidatos se questionam qual será…