Artigo

Concursos Unificados: Nova Tendência dos Concursos Públicos

Olá, concurseiro! O Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o “ENEM dos Concursos”, foi, sem dúvidas, um dos maiores dos últimos tempos e muitos candidatos resolveram se aventurar nessa nova tendência de concursos unificados.

Porém, diante de tantas novidades e transformações pelas quais os concursos públicos vêm passando, é preciso entender o porquê desse novo modelo e quais são suas maiores vantagens e desvantagens.

Para entendermos melhor o assunto, nesse artigo vamos conversar sobre:

  • Aproveitamento de Vagas
  • CNU
  • Vantagens dos Concursos Unificados
  • Desvantagens dos Concursos Unificados
  • Novo CNU

Aproveitamento de Vagas

A possibilidade de aproveitamento de vagas entre diferentes órgãos, atualmente, deve obedecer às exigências estabelecidas no Acórdão 16/18/2018 do TCU, que determina:

  1. a expressa previsão no edital do concurso de onde serão aproveitados os candidatos;
  2. a observância da ordem de classificação, a finalidade ou a destinação prevista no edital;
  3. a devida motivação;
  4. a restrição a órgãos/entidades do mesmo Poder;
  5. a possibilidade, somente, de provimento de cargo idêntico àquele para o qual foi realizado o concurso;
  6. a possibilidade de alcançar somente cargos que tenham exercícios previstos para as mesmas localidades.

No Poder Judiciário, a prática de aproveitamento de candidatos aprovados nos mesmos Estados ou Regiões é mais comum devido à maior padronização dos cargos, o que facilita e agiliza a reposição do quadro de servidores.

          A nova tendência de realização de concursos unificados vem como uma forma de trazer essa maior facilidade de provimento de vagas em diversos órgãos de forma mais célere e transversal também no Poder Executivo, possibilitando que a administração pública gerencie sua demanda de forma menos engessada.

CNU

Concursos Unificados: CNU

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como o “ENEM dos Concursos”, teve sua primeira edição realizada no dia 18 de agosto de 2024 e foi a concretização da nova tendência de concursos unificados em relação ao Poder Executivo Federal.

De acordo com a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, os grandes objetivos do CNU são a recomposição da força de trabalho na esfera federal e a possibilidade de haver uma maior capilaridade de aplicação das provas, realizada em 228 cidades, a partir de um esforço conjunto de diversos órgãos.

O edital ofereceu 6.640 vagas para 21 órgãos da administração federal e visa preencher o déficit de servidores de forma mais ágil e facilitada.

Vantagens dos Concursos Unificados

Maior Diversidade Regional na Aplicação das Provas

Uma das grandes vantagens dos concursos unificados é, sem dúvida, a diversidade de locais de prova.

Concurseiros das mais diversas regiões e cidades do país podem ter a chance de concorrer de forma muito mais facilitada a vagas em diversos órgãos em todo o território nacional.

Antes dessa nova tendência, a maioria das provas era aplicadas somente nas capitais, ou até mesmo somente em Brasília. Tal modelo acabava prejudicando candidatos que precisavam arcar com os custos de deslocamento e hospedagem para que pudessem participar dos certames.

Taxa de Inscrição Única

Os candidatos que participaram do último Concurso Nacional Unificado tiveram a oportunidade de concorrer a quantos cargos desejassem dentro de seu bloco temático específico. Para a inscrição, foi cobrada uma taxa única de R$ 90,00 para os cargos de nível superior e de R$ 60,00 para os de nível médio.

Concursos Unificados: Possibilidade de Concorrer a Mais de um Cargo

Uma das grandes inovações do Concurso Nacional Unificado foi a possibilidade de os candidatos optarem por concorrer a diversos cargos, de acordo com sua ordem de preferência.

Tal mudança permitiu que os candidatos ajustassem suas escolhas baseados em suas preferências pessoais e nos requisitos específicos para a investidura em cada cargo.

Cada bloco temático ofereceu em seu edital um amplo número de vagas, distribuídas em diversos cargos e órgãos. Assim, o candidato pode adaptar suas opções de forma a melhor alinhar suas competências e interesses, aumentando suas chances de aprovação.

Desvantagens dos Concursos Unificados

Conteúdo Específico

O Concurso Nacional Unificado trouxe em seus editais um novo desafio – principalmente para os concurseiros mais experientes – ao trazer uma gama de matérias que fogem do padrão normalmente exigido em concursos anteriores.

Por outro lado, esse novo modelo de cobrança pode beneficiar novos candidatos, já que terão oportunidade de competir em um cenário em que a familiaridade com os temas tradicionalmente cobrados não é mais um diferencial decisivo.

Lotação Incerta

Os concursos unificados até então divulgados se destinam ao ingresso em entidades federais. Se um dos principais benefícios é a ampla oferta de locais de aplicação de prova, uma das principais desvantagens é a incerteza do local de trabalho.

Os candidatos podem escolher sua lotação de acordo com sua posição final no concurso. No entanto, poderá haver a necessidade de deslocamento para regiões distantes de sua cidade de origem, dependendo das vagas disponíveis e da classificação final.

Concorrência Não Específica Para as Faixas Salariais

Nos concursos específicos de cada órgão, os editais tendem a ser mais direcionados, abordando públicos-alvo específicos, especialmente em relação aos salários oferecidos pelos cargos.

Por outro lado, concurso unificados, ao reunir uma maior variedade de cargos e faixas salariais em um único edital, pode criar uma concorrência maior para aqueles que buscam vagas com salários menores.

Concursos Unificados: Novo CNU

Uma boa notícia para os concurseiros que não tiveram tempo de se preparar para o primeiro CNU e se interessaram por esse modelo de prova, é que o governo demonstrou otimismo para a realização de uma nova edição do certame.

De acordo com a Ministra Esther Dweck, já há 1.085 vagas aprovadas até o momento e uma previsão de autorização de 7 mil vagas no total. A previsão é que tais vagas sejam preenchidas através do chamamento do cadastro de reserva do concurso anterior e de novos aprovados em áreas que não haviam sido previstas anteriormente.

Novas datas ainda não foram definidas, porém, a expectativa é de que o novo Concurso Nacional Unificado seja autorizado até março de 2025 para que as provas possam ocorrer em agosto.

Então, aos estudos!

Saudações e aprovações,

Julio Moraes

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos públicos em todo o país!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.