Faça uma análise dos motivos do tempo de estudo terem ficado abaixo da meta!
Há alguns motivos para o tempo efetivo ficar abaixo da meta. Vamos explorar alguns casos:
Eu sempre encarei o estudo para concurso como uma forma de trabalho. Assim como em qualquer trabalho profissional, precisamos nos comprometer para entregar o possível e fazermos o melhor.
Um aluno pode prever momentos não realistas para o estudo.
É preciso ser realista, mas também exigente.
Assim, é recomendado que nos comprometamos com horários que sejam possíveis de estudar.
Quando atingimos a meta de estudo devemos comemorar que fizemos o que nos comprometemos. Se falharmos em função de uma previsão equivocada, é preciso fazer uma boa análise e entender o quanto podemos nos cobrar para estudar, de fato.
Empiricamente, eu observo que a cada 10 horas bloqueadas é possível estudar 7 horas líquidas.
Assim, um aluno que se planejou para bloquear na agenda 40 horas na semana pode ter como meta 28 horas líquidas (tempo cronometrado, aquele efetivamente estudado).
Vamos bloqueie 40 horas na semana para estudar.
Vimos, no tópico anterior, que a sua meta será de 32 horas líquidas e que essa meta seja factível para esse aluno.
Entretanto, vamos super que o aluno ficou doente logo na segunda-feira.
Imprevistos “não controláveis” devem ser descontados da meta de um aluno para concurso.
É preciso ser razoável e avaliar se os imprevistos, de fato, fugiram do nosso controle.
Vamos considerar que um aluno tenha como meta 32h liquidas e que não ocorreu nenhum imprevisto na rotina do aluno.
Se o estudante faz 15h, então uma das causas pode ser a procrastinação.
O primeiro passo para vencer a procrastinação é reconhecer quando ela aparece.
Depois, é preciso ter bem claro os motivos que levaram a pessoa a se dedicar a um projeto tão exigente como concursos públicos.
É preciso prepara o ambiente para evitar toda distração “previsível”, como retirar todos os alertas do celulares, não olhar redes sociais durante o estudo, entre outras.
Por fim, eu destaco a importância de se registrar o tempo de estudo líquido. Apenas quando sabemos, com precisão, como utilizados o nosso tempo, por meio de dados objetivos, podemos gerenciar com eficiência o nosso tempo.
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Forte abraço
Solino
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