Artigo

O que você precisa saber sobre a tecnologia IoT? 

Confira neste artigo o que você precisa saber sobre a tecnologia IoT

O que é a tecnologia IoT?
O que é a tecnologia IoT?

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje falaremos sobre a tecnologia IoT. Você já ouviu falar? 

Em síntese, a dinâmica estabelecida entre dispositivos interligados e conectados à internet, estruturando um processo de otimização, tanto no ambiente residencial quanto nos ambientes de trabalho, comercial, industrial e urbano, exemplificam perfeitamente o que significa a “internet das coisas”, tradução do inglês Internet of Things (IoT).

Se você participa periodicamente de concursos públicos, já deve ter percebido que temas relacionados à área de tecnologia foram bastante cobrados nas provas discursivas dos últimos tempos. 

Se isso continuará a ser uma tendência? Não sabemos. O que podemos fazer é lapidar ao máximo os nossos conhecimentos para estarmos preparados para discorrer sobre qualquer tema, inclusive tecnologia!

Por isso, para que você se situe e saiba como abordar o assunto em sua prova, no artigo de hoje, analisaremos os principais pontos e o que você precisa saber sobre a tecnologia IoT, a “internet das coisas”. Acompanhe!

Dos filmes de ficção científica para o mundo real. Vivemos em um cenário onde já é natural a existência de carros inteligentes, casas ultramodernas, luzes que ligam e desligam através de simples comandos de voz, e por aí vai. Essa é a nova dinâmica estabelecida pela tecnologia IoT

Embora pareça uma área  de estudos recente, a ideia de conectar dispositivos teve seus primórdios na década de 90. Em síntese, a partir deste período, a internet e o protocolo TCP/IP passaram a se popularizar, ambos contribuindo para dar o start necessário aos estudos sobre IoT. 

Somado a isso, a ideia de explorar possibilidades, como, por exemplo, conectar diretamente dois aparelhos celulares sem necessidade de uma rede central, levou os estudos ainda mais longe.

Desse modo, o próximo passo foi imaginar a possibilidade de integração entre outros dispositivos de outras classes, levando ao que se tornaria, mais tarde, a IoT. 

O termo IoT surgiu no ano de 1999. Entretanto, foi a partir dos anos 2000 que ganhou mais força, conquistando cada vez mais reconhecimento.

Posteriormente, no ano de 2008, a União Europeia (UE) reconheceu a tecnologia, e, a partir daí, passou a realizar conferências específicas referentes ao tema.

Em síntese, a internet das coisas já é uma realidade capaz de automatizar processos, otimizando ações através da conectividade de dispositivos digitais. A sua utilização domiciliar melhora a automação residencial.

Nesse sentido, por meio de comandos de voz e controle através de aparelhos celulares, conecta a residência e os aparelhos domésticos, trazendo mais praticidade e conforto à dinâmica dos lares.

Já nas demais esferas, como no setor hospitalar, por exemplo, podemos notar sua utilização no próprio incremento à área da saúde, com a adoção de boas práticas, monitorando mais efetivamente as condições de saúde de pacientes internados e em estado de observação. 

Ademais, na esfera comercial, temos os “mercados inteligentes”, que são estabelecimentos de compras onde basta entrar, pegar os produtos, pagar e sair, tudo isso ao melhor estilo self-service de vida. Isso tudo sem mencionar os aparelhos eletrônicos inteligentes: smartphones, smartwatches, smart TVs, entre outros.

Além disso, no setor industrial, a IoT segue parâmetros e padrões específicos. Desse modo, diferentemente do uso doméstico e nas demais esferas, o foco da IoT no setor industrial é voltado, também, à produtividade em grande escala. 

A IoT é uma tecnologia importantíssima e extremamente promissora. Assim sendo, espera-se que a sua combinação com outras tecnologias, como a 5G, por exemplo, impulsione inovações em diversos setores.

Por possuir uma conectividade mais rápida, com capacidade expandida e menor latência, a tecnologia 5G, se associada à tecnologia IoT, também permitirá a criação de melhores soluções. 

Contudo, a tecnologia IoT não possui apenas vantagens. Uma de suas desvantagens é que, diante de cenários onde haja muitos pontos de acesso, ela pode demonstrar certa fragilidade, podendo, inclusive, afetar a privacidade de seus usuários.

Além disso, com relação ao futuro do mercado de trabalho, a tecnologia causará impactos significativos. Nesse sentido, espera-se uma transformação na maneira como as pessoas  interagem e executam as suas atividades.

Desse modo, surgirão novas exigências relativas à qualificação profissional. Ou seja, à medida que surgirem novas profissões, os trabalhadores precisarão desenvolver novas habilidades relacionadas aos avanços da tecnologia IoT.

A título de exemplificação, no ano de 2022, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou concurso público com oferta de vagas para diversas áreas de atuação. 

Na ocasião, o tema proposto para as provas discursivas dos cargos de Analistas Legislativos foi o seguinte: “Os benefícios da Inteligência Artificial superam os danos que essa tecnologia pode causar ao desenvolvimento da humanidade?”

Ou seja, um tema relacionado à área de tecnologia. Daí a questão: é comum a cobrança de assuntos relacionados a esta temática em provas discursivas? A grande verdade é que quando o edital do concurso deixa em aberto o tema que será abordado na prova discursiva, precisamos estar preparados para tudo. 

No concurso em questão, a prova discursiva valia basicamente a metade da nota final. Muitos dos concorrentes que tiveram a prova discursiva corrigida, inclusive aqueles que obtiveram apenas a nota de corte na prova objetiva, conseguiram tirar a nota máxima na redação e, assim, subir dezenas de posições na classificação. 

Desse modo, os candidatos que se deram conta do peso que a prova discursiva possuía naquele momento, obtiveram um melhor desempenho no quadro geral.

Então, é isso, pessoal! Chegamos ao fim da nossa análise sobre a tecnologia IoT. Esperamos que tenham gostado.

Se você quer se preparar para chegar competitivo em qualquer prova de concurso, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única forma de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.