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Tecnologia da Informação para SEFAZ/PA: considerações

Olá companheiros e companheiras,

saiu o tão esperado edital para o concurso da Secretaria de Fazenda do estado do Pará, com 200 vagas, sendo 100 vagas para Auditor Fiscal e 100 vagas para Fiscal de Receitas. Para a surpresa de alguns (não de todos, uma vez que a TI está chegando PARA FICAR nos concursos da área fiscal), teremos Tecnologia da Informação, como matéria da área de conhecimentos específicos, para ambos os cargos. Quanto a isso, tenho algumas considerações a tecer:
1ª, e má notícia: Assim como em todas as outras matérias, 40% de nota mínima para Tecnologia da Informação é algo preocupante. E, por ser um conjunto de assuntos verdadeiramente INÉDITO para os estudantes do ramo, será necessário destinar tempo para o estudo da TI;
2ª, e boa notícia: O conjunto de matérias de TI cobrado parece “fortemente inspirado” no edital para o concurso da SEFAZ/SP. Desta forma, teremos um curso completo, com teoria e exercícios, abrangendo todo o conteúdo previsto em edital, para que você possa se preparar da melhor foma possível para este certame;
3ª notícia, e isso pode ser bom ou ruim: A UEPA não tem histórico de cobrança deste conteúdo em concursos anteriores. Portanto, nossa preparação será similar à preparação para a SEFAZ/SP, e isso me parece sensato, por ter sido a SEFAZ/SP fonte inspiradora do edital para a SEFAZ/PA;
4ª notícia, e essa provavelmente é boa: Uma banca, ao cobrar assuntos pela primeira vez em um concurso, normalmente se atém aos conceitos básicos daquela matéria inédita. E, diante de tantas novidades, em que, teoricamente, mal dá pra elaborar uma questão por subtópico de TI, aliado a uma exigência mínima de 40%, acredito que a matéria não possa ser cobrada de maneira profunda.
Diante desses fatores, eu me apresento para ser seu colaborador nessa jornada, rumo à Secretaria de Fazenda do Estado do Pará (ou SEFA/PA, para os íntimos, rs). Você pode visualizar o edital em http://paginas.uepa.br/concursos/Downloads/sefa2013/SEFA2013_Edital_abertura.pdf.
Não há tempo a perder. Rumo à aprovação!

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