Olá, pessoal… Tudo bem??
Temos recebido muitos questionamentos sobre qual a formação exigida no cargo de Técnico em Comunicação Social, que é contemplado com 5 vagas imediatas no edital AGU 2018, que foi publicado nesta terça-feira, 2 de outubro. No total, o edital oferta 100 vagas para cargos em Nível Superior.
A pergunta que temos recebido é:
O cargo de Técnico em Comunicação Social ofertado no edital da AGU é só para quem é formado em Jornalismo??
Segundo o edital, a resposta é sim… No item 2.7, o edital traz a seguinte redação indicando a formação em Comunicação Social/Jornalismo como requisito mínimo.
2.7 CARGO: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
REQUISITO: diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação, de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social/Jornalismo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Até aqui temos a habilitação em jornalismo como requisito mínimo. O problema é que as atribuições descritas no edital misturam um pouco das atividades que são desenvolvidas pelas três habilitações: publicidade, jornalismo e relações públicas.
É fato que mercado afora há diversas áreas da Comunicação Social com as quais um profissional pode seguir carreira. São as chamadas habilitações. Dessa forma, há no mercado cursos de formação reconhecidos pelo MEC com as seguintes terminologias:
– Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
– Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
– Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas
Tudo é Comunicação Social, mas cada uma dessas áreas possuem técnicas distintas, são reguladas por sindicatos diferentes, a legislação também é diferente, cada uma possui o seu código de ética, e até mesmo as rotinas produtivas são distintas, embora conversem entre si.
É claro que o mercado de trabalho, principalmente o nosso da Comunicação Social, exige um profissional cada vez mais completo. Caso contrário, você não se encaixa no mercado e segue uma realidade difícil de muitos profissionais da área. Eu mesmo já fiz de tudo… rsrs
Mas vamos analisar as atribuições do item 2.7 do edital. Avalio que 95% das atribuições descritas são direcionadas especificamente ao profissional de jornalismo. O problema aqui é que algumas atribuições referem-se à profissão do PP ou do RP.
É claro que isso não impede que o profissional participe de forma colaborativa, acompanhando os processos, de forma a pensar num trabalho de Comunicação Integrada, mas nunca executando o trabalho de forma direta.
Redação Jornalística
– realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
Assessoria de Imprensa e Comunicação Institucional
– prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa;
Clipping e gerenciamento de crises
– analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística;
Editorial
– propor editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais;
Telejornalismo
– usar, de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação;
Plano de Comunicação
– desenvolver o planejamento estratégico de comunicação institucional;
Comunicação Integrada
– propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes;
– realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social;
– implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno;
Produção Gráfica
– elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade;
Webjornalismo
– gerenciar o conteúdo web;
Cerimonial
– planejar, organizar e executar eventos institucionais;
Atribuições que não são do jornalista
Publicidade e Propaganda
– criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas;
– implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais;
Relações Públicas
– planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas;
– Sugestão –
Sugiro aos amigos jornalistas a entrarem com recurso pedindo retificação do edital para excluir essas atribuições que não cabem ao profissional de jornalismo.
Acho que a Fenaj pode entrar também questionando os requisitos do edital!!
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Acho que o pessoal devia ler BEM o edital antes de fazer esse tipo de pergunta. A propósito, não encontrei no edital para onde são as vagas de jornalista. Saberia me responder?
Olá Carine. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração.
Att. Equipe Estratégia Concursos
Minha sugestão é que os profissionais de outras áreas da Comunicação peçam a retirada da especificidade "Jornalismo" - já que outros profissionais de Comunicação podem exercer essas atividades, como os profissionais de Comunicação Social/ Audiovisual por ex.
Como podemos fazer o pedido para a retirada da especificação jornalismo? Não é justo com as outras habilitações ja que as atividades do cargo não são exclusivas de jornalistas.
Pessoal de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, a retificação do edital é claramente equivocada e visa nos prejudicar. As atribuições do cargo ultrapassam e muito as atividades de jornalista e invadem atribuições de nossas profissões. Vamos atrás de nossos direitos e buscar a revogação/anulação da retificação, nem que pra isso tenhamos que buscar o MPF.
Muito injusto! Sempre que tem um concurso oferecendo vaga para área de comunicação social a habilitação é Jornalismo! E as outras habilitações, como ficou?