Técnico bancário da Caixa: o que faz e quais os benefícios
Ocupar o cargo de técnico bancário da Caixa pode ser uma ótima oportunidade para quem procura atuar em uma das maiores instituições do Brasil.
Para auxiliar os concurseiros interessados, nesse artigo vamos abordar alguns aspectos importantes sobre:
- O que faz um técnico bancário da Caixa?
- Quais os benefícios de um técnico bancário da Caixa?
- Andamento do concurso e expectativas
- Concursos previstos
- Cursos e assinaturas
O cargo de Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal é um dos mais desejados do ramo dos concursos bancários, e é fácil entender o porquê.
A história da instituição começou quando, por meio do Decreto nº 2.723, de 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II autorizou a criação de uma Caixa Econômica e aprovou o seu regulamento, fundando o que hoje é uma das maiores organizações financeiras do país.
Tempos depois, a edição do Decreto-Lei nº 759, de 12 de agosto de 1969, que sacramentou a Caixa como uma empresa pública, foi considerada um marco na sua história, já que, a partir daí, ela recebeu diversas atribuições relacionadas às áreas de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país. Para saber mais sobre a história da Caixa, bem como sobre o seu propósito, visão e valores, acesse aqui.
Com relação aos principais serviços e atividades ofertados pela empresa à população, importante ressaltar a sua atuação no ramo da poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.
Logo, a possibilidade de atuar em uma das instituições mais sólidas do país atrai milhares de interessados, que esperam ansiosamente pela abertura do próximo processo de seleção.
O que faz um técnico bancário da Caixa?
Como nem todos os interessados em ser um empregado público da Caixa Econômica Federal sabem o papel que o técnico bancário realiza, bem como detalhes referentes ao vínculo de emprego, benefícios da carreira, entre outros, vamos falar sobre alguns pontos importantes que podem ajudá-los a conhecer esse cargo tão cobiçado.
O edital do concurso público publicado pela Caixa em 2014 descreve a missão do cargo de técnico bancário da seguinte forma: “atividade administrativa destinada a prestar atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, incluindo a comercialização de produtos e serviços, efetivação de cálculos e controles numéricos, inserção e consulta de dados em sistemas operacionais informatizados e auxílio em sua manutenção e em seu aperfeiçoamento, bem como realização de operações de caixa, quando habilitado, de forma a contribuir para a realização de negócios, possibilitando o alcance das metas, o bom desempenho da Unidade e a satisfação dos clientes internos e externos”.
Requisitos para técnico bancário da Caixa
O requisito específico exigido para a ocupação do cargo é:
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
Além disso, o documento informa que as principais atividades desenvolvidas por um técnico bancário são:
- prestar atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público;
- efetuar todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade;
- operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade;
- instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua Unidade;
- efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da CAIXA;
- elaborar e redigir correspondências internas e(ou) destinadas aos clientes e ao público;
- preparar o movimento diário;
- manter atualizadas operações, programas e serviços implantados eletronicamente;
- dar andamento em processos e documentos tramitados na Unidade;
- realizar trabalho relativo à edição de textos e planilhas eletrônicas, arquivo, pesquisa cadastral, controle de protocolo e demais atividades operacionais;
- elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos, quando solicitado;
- realizar outras atribuições correlatas;
- divulgar e promover a venda dos produtos da CAIXA.
Portanto, o ocupante do cargo de técnico bancário da Caixa representa a porta de entrada da instituição, sendo o responsável direto pela interação entre a organização e o usuário dos seus serviços.
Quais os benefícios de um técnico bancário da Caixa?
É sempre importante lembrar que a Caixa é uma empresa pública de direito privado, e por esse motivo, segue o regime da CLT, ainda que seja constituída totalmente por capital do Governo.
Assim, podemos citar algumas vantagens de ser ocupante do cargo de técnico bancário da instituição:
- chance de ascensão e desenvolvimento profissional;
- participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo
- vigente;
- possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
- auxílio refeição/alimentação;
- auxílio cesta/alimentação;
- possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento;
- programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes; e
- contrato de trabalho regido pela CLT e, portanto, com direito a FGTS, dentre outras vantagens.
No mais, é comum casos de diretores, vice-presidentes e presidentes da Caixa que iniciaram a carreira como técnico bancário, já que a entidade preza pelo preenchimento de cargos através da ascensão dos funcionários de carreira.
No que se refere ao salário inicial do técnico bancário, o Plano de Cargos e Salários divulgado pela Caixa, vigente em 01/09/2023, indica ser de R$ 3.762,00 (sem contar os benefícios mencionados acima). Porém, caso seja considerado o Plano de Funções Gratificadas, nas hipóteses de ascensão profissional, os valores podem chegar a R$ 57.036,00. Confira aqui a tabela completa do Plano de Cargos e Salários e de Funções Gratificadas da Caixa Econômica Federal.
Andamento do concurso e expectativas
Conforme as últimas referências, foi em 2021 que se realizou o último concurso para o cargo de técnico bancário da Caixa, exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD), quando foram convocados todos os 992 classificados. Leia aqui as informações sobre este certame.
A última seleção antes dessa, por sua vez, foi realizada em 2014, como pode ser conferido aqui.
Por fim, as especulações anteriores sobre a realização de um novo concurso para a Caixa Econômica Federal agora são confirmadas por informações atualizadas. Recentemente, foi anunciado que a Caixa abrirá um concurso público com 4.000 vagas de nível médio. Este anúncio representa uma notável oportunidade para aqueles que aspiram uma carreira no setor bancário e marca um momento importante para todos os interessados que estavam aguardando por essa confirmação.
Até a próxima!
Saiba mais sobre o novo concurso em: Concurso Caixa