Categorias: Concursos Públicos

TCU – veja como o CESPE já cobrou Raciocínio Analítico

Caros alunos,

A disciplina Raciocínio Analítico não foi explorada diretamente pelo CESPE até o momento, o que gera uma grande insegurança nos alunos, que estão habituados a se preparar para as provas de concurso utilizando várias questões anteriores da própria banca. Visando auxiliá-los a vislumbrar como o CESPE deve cobrar essa disciplina, venho “garimpando” questões anteriores desta banca, inclusive de outras disciplinas (como Português e Filosofia), buscando situações onde elementos de Raciocínio Analítico tenham sido  explorados direta ou indiretamente. Vejam abaixo dois exemplos:

CESPE – Polícia Federal – 2004)

TEXTO I

A polêmica sobre o porte de armas pela população não tem consenso nem mesmo dentro da esfera jurídica, na qual há vários entendimentos como: “o cidadão tem direito a reagir em legítima defesa e não pode ter cerceado seu acesso aos instrumentos de defesa”, ou “a utilização da força é direito exclusivo do Estado”, ou “o armamento da população mostra que o Estado é incapaz de garantir a segurança pública”. Independente de quão caloroso seja o debate, as estatísticas estão corretas: mais armas potencializam a ocorrência de crimes, sobretudo em um ambiente em que essas sejam obtidas por meios clandestinos. A partir daí, qualquer fato corriqueiro pode tornar-se letal. O porte de arma pelo cidadão pode dar uma falsa sensação de segurança, mas na realidade é o caminho mais curto para os registros de assalto com morte de seu portador.

Fonte: Internet

Os itens abaixo apresentam opiniões ou relatos acerca do porte de armas, extraídos e adaptados de publicações recentes da imprensa nacional. Julgue cada item como certo se a ideia nele contida enfraquece o argumento defendido no texto I.

( ) O fácil acesso às armas deu um novo status aos pequenos delitos, que passaram a ser letais, além de aumentar consideravelmente o poderio da marginalidade  frente ao dos policiais.

( ) Embora as camadas de menor poder aquisitivo sejam mais afetadas pelos efeitos da violência, é claro que os jovens das classes A e B também não estão livres dessa ameaça. Na ânsia de dar um basta à situação, a maioria deles defende medidas como a redução da idade penal para menos de 18 anos e a proibição de venda de armas.

( ) Menos de duas horas depois da abertura de um posto de recolhimento de armas, às 9 h, a Polícia Federal já havia recebido 15 revólveres e três espingardas. Cada pessoa que devolvia uma arma ganhava uma rosa.

( ) “A gente tem de refletir se a arma em casa serve para alguma coisa”, afirmou o chefe do Serviço Nacional de Armas da Polícia Federal. “Onde os bandidos compraram essas armas? No mercado negro, que, por sua vez, roubou das pessoas de bem, porque nenhum ladrão jamais comprou arma em loja.”

Resposta:  E E E E

CESPE – Polícia Civil/ES – 2009) Considere que o delegado faça a seguinte afirmação para o acusado: “O senhor espanca a sua esposa, pois foi acusado de maltratá-la”. Nesse caso, é correto afirmar que o argumento formulado pelo delegado constitui uma falácia.

Resposta: C

Essas questões estarão resolvidas na aula 05 do nosso curso, assim como algumas outras do CESPE que estou conseguindo encontrar, e várias questões inéditas, criadas por mim no “padrão CESPE” para que você possa praticar bem antes da prova.

Para saber mais sobre o nosso curso de Raciocínio Analítico, clique no link abaixo:

– CURSO COMPLETO DE RACIOCÍNIO ANALÍTICO P/ TCU

Trata-se de um curso bem completo, formado por aulas em PDF, aulas em vídeo e fórum de dúvidas!

Aproveito para dizer que também lancei cursos de questões comentadas de Matemática Financeira e de Noções de Estatística para o TCU. Veja-os clicando abaixo:

CURSO DE QUESTÕES COMENTADAS DE MAT. FINANCEIRA P/ TCU

CURSO DE QUESTÕES COMENTADAS DE ESTATÍSTICA P/ TCU

Bons estudos a todos!

Saudações,

Prof. Arthur Lima

(www.facebook.com/ProfessorArthurLima)

Coordenação

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  • Fonte: internet é ótima kkk... seria o mesmo que colocar fonte: revista, televisão, rádio, "papel que peguei na rua". Fonte não é o meio e sim o autor (a) ;-)

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