Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)

TCU – Discursiva: Como elaboro a reposta da discursiva?

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre a elaboração da prova discursiva para o concurso de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Vamos lá?

TCU – Discursiva: Como elaboro a prova discursiva para o concurso?

TCU – Discursiva: Como elaboro a prova discursiva para o concurso do TCU?

Como foi a última prova discursiva do concurso do TCU

A prova discursiva do último concurso do Tribunal de Contas da União (2015) contou com uma questão de Conhecimentos Básicos e uma de Conhecimentos Específicos, além da elaboração de uma peça de natureza técnica.

Os conteúdos abordados nas discursivas foram referentes às seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Básicos: Língua portuguesa, Direito Constitucional, Noções de Informática e Atualidades.
  • Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Execução Orçamentária e Financeira, Controle Externo e Noções de Administração.

As provas discursivas para o cargo de técnico totalizavam até 30 pontos. Sendo, cada questão (Conhecimentos Básicos e Específicos) valia cinco pontos e poderia ser respondida em até dez linhas. A peça valia 20 pontos, podendo ser respondida em até 30 linhas.

Já os candidatos para o cargo de Auditor, as provas discursivas totalizavam até 100 pontos. As questões de Conhecimentos Gerais e Específicos poderiam ser respondidas em até 20 linhas e a peça, em até 50 linhas. As questões valiam 20 pontos, cada, e a peça 40 pontos. 

TCU – Discursiva: Como elaboro a prova discursiva para o concurso do TCU?

Análise Estatística da importância das provas discursivas

Vamos apresentar abaixo a análise estatística da importância das provas discursivas para o concurso de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União:

Concursos TCUPontuação discursivaPontuação total provaRelevância da Discursiva na prova
AUFC – TCU (2015)10030033,33%
AUFC – TCU (2013)10030033,33%
AUFC – TCU (2011)8028028,57%
AUFC – TCU (2009)8038021,05%
Relevância das Discursivas para AUFC

Com essa tabela, podemos verificar o quanto foi importante a prova discursiva para determinar a aprovação dos candidatos dos últimos concursos do TCU para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo (AUFC).

Como vamos falar mais para frente, o conhecimento do conteúdo programático tem fator decisivo ao elaborar uma boa discursiva para esse concurso. Especialmente em concursos para a área de controle (como é o caso do TCU), em que as questões discursivas e peças de natureza técnica costumam exigir conhecimentos teóricos, principalmente de matérias como Administração Financeira e Orçamentária.

Essa matéria costuma ser a queridinha em abordagens tanto das discursivas, quanto da peça técnica, a peça costuma cobrar 2 ou mais matérias, mas normalmente uma delas é AFO, outras importantes são: Auditoria Governamental, Contabilidade Pública, Direito Administrativo (em especial a parte de Licitação e contrato) e Contabilidade Geral.

TCU – Discursiva: Como elaboro uma boa discursiva – Como os candidatos veem a discursiva

O maior medo dos candidatos em relação a discursiva é que nela não basta saber a resposta e pronto. O candidato precisa explicar o seu raciocínio em forma de texto, apresentando ideias coerentes.

A avaliação da discursiva acaba sendo mais ampla do que em uma prova de múltipla escolha, já que vão ser analisados alguns pontos, como:

  1. O conhecimento a respeito do tema (o domínio em relação ao tema é fator decisivo para realizar uma boa prova do concurso do TCU);
  2. A capacidade do candidato de explicar sua resposta e seguir uma linha de pensamento;
  3. Habilidade de fazer uma ligação lógica entre as ideias colocadas;
  4. Coesão, isto é, a capacidade de conectar as ideias para construir um argumento;
  5. Domínio da língua portuguesa.

Mesmo o candidato com domínio em relação ao conteúdo, pode perder pontos devido a erros de grafia e sintaxe.

TCU – Discursiva: Como elaboro a prova discursiva da Cebraspe

As provas discursivas em concursos públicos podem apresentar dois formatos: redações, questões discursivas/dissertativas e peças prático profissionais. A escolha desse formato é feita pela banca organizadora e consta no edital do concurso.

Exemplo: EDITAL Nº 6 – TCU-AUFC, DE 9 DE JUNHO DE 2015:

9 Prova Discursiva: DAS PROVAS DISCURSIVAS


9.1 As provas discursivas P3 e P4 valerão um total de 100,00 pontos e consistirão de:
a) prova discursiva P3: duas questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, acerca dos
conhecimentos gerais constantes do subitem 17.2.1.1.
b) prova discursiva P4: uma questão discursiva, a ser respondida em até 20 linhas, uma peça de natureza
técnica
, de até 50 linhas, acerca dos conhecimentos específicos dos respectivos cargos constantes do
subitem 17.2.1.2 e 17.2.1.3; por peça de natureza técnica, entende-se a redação de um texto contendo
instruções e análises técnicas sobre normas e achados de auditoria.
9.2 As provas discursivas serão avaliadas e pontuadas segundo os critérios estabelecidos no subitem 9.7
deste edital.
9.3 Os textos definitivos das provas discursivas deverão ser manuscritos, em letra legível, com caneta
esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência e(ou)
a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento
especial para a realização das provas quanto a esse aspecto. Neste caso, o candidato será acompanhado por
um fiscal do Cespe devidamente treinado, para o qual deverá ditar os textos, especificando oralmente a
grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.
9.4 As provas discursivas não poderão ser assinadas, rubricadas ou conter, em outro local que não seja o
cabeçalho do caderno de textos definitivos, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob
pena de serem anuladas. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à
transcrição dos textos definitivos acarretará a anulação da respectiva prova discursiva.
9.5 O caderno de textos definitivos será o único documento válido para a avaliação das provas discursivas.
As folhas para rascunho do caderno de provas são de preenchimento facultativo e não são válidas para a
avaliação das provas discursivas.
9.6 Não haverá substituição do caderno de textos definitivos por erro do candidato.

Prova Discursiva TCU – 2009

Outro exemplo, a prova discursiva do Concurso do Tribunal de Contas da União do ano de 2009:

CESPE – TCU 2009 (20 linhas)
“Em maio de 2009, pela primeira vez em sua história, a universidade pública X foi contratada pela universidade particular Y para realizar o vestibular em benefício da contratante. Todos os custos foram pagos diretamente pela universidade privada, ficando a cargo da universidade pública X apenas a administração do empreendimento e a alocação de pessoal para realizar todo o processo. Em face da prestação do referido serviço, a universidade pública auferiu da contratante uma receita de prestação de serviços que não estava prevista na lei orçamentária federal.


Diante dessa situação hipotética, discorra, de modo fundamentado, se a receita auferida pela universidade pública X é orçamentária ou extraorçamentária e esclareça, também de modo fundamentado, sob que tipo de classificação essa receita deveria ser contabilizada.”

Mas como eu faço para elaborar essas questões discursivas exigidas pela Cebraspe?

TCU – Discursiva: Como elaboro a prova discursiva para o concurso do TCU?

1° – Você deve verificar o que está sendo perguntado (cuidado para não fugir do foco da pergunta por causa do texto motivador. A questão é:

“Discorra, de modo fundamentado, se a receita auferida pela universidade pública X é orçamentária ou extraorçamentária e esclareça, também de modo fundamentado, sob que tipo de classificação essa receita deveria ser contabilizada.”

  • A receita auferida é orçamentária ou extraorçamentária?
  • Que tipo de classificação essa receita deveria ser contabilizada?

Fundamentação: Art. 57 da Lei 4320/64:

“Art. 57. Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3º desta lei serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.”

Quanto mais palavras-chave você lembrar do artigo dessa lei você deve colocar, é importante não procurar inovar trocando por outras palavras para deixar mais bonito. Afinal, quanto mais parecido com o espelho maior vai ser sua nota.

Independentemente do que o texto motivador está falando, você tem que responder essas duas perguntas.

2° – Identifique qual tipo de texto a banca está solicitando a elaboração:

Exemplos de categoria de Texto exigido:
– Respostas diretas;
– Texto dissertativo (expositivo ou argumentativo);
– Peça de natureza técnica (com ou sem relatório).

Texto Dissertativo x Texto Discursivo

  • Dissertativo -> Nos textos dissertativos, o candidato apresenta as ideias do seu modo, mas ao defender os argumentos devem ser legítimos, ou seja, as ideias devem ser defendidas de maneira coerente. Textos dissertativos, são uma resposta adequada para um determinado assunto.
  • Discursivo -> Nos textos discursivos, os assuntos geralmente são de cunho social, científico, político, entre outros. Ou seja, são assuntos mais subjetivos, que todos temos uma ideia. Por isso os conhecimentos relacionados ao tema de “Atualidades” acabam sendo importantes.

3° – A partir da quantidade de linhas exigidas divida seu texto em parágrafos

Você deve elaborar um texto seguindo o padrão: introdução, parágrafos de desenvolvimento e conclusão. Mas tenha cuidado para não fugir do foco do que a banca está exigindo, já coloque algumas palavras-chave que você lembra daquele tema, como colocamos, por exemplo, o Art. 57 da Lei 4320/64. Afinal, quanto mais sua prova bater com o espelho da Cebraspe maior vai ser sua pontuação (a pontuação de conteúdo acaba sendo mais decisiva até do que a referente ao português).

Como falamos, o mais importante na prova da Cebraspe, principalmente para concursos como o do Tribunal de Contas da União, é o conhecimento do candidato em relação ao conteúdo teórico, isto é, o mais importante é você dominar o conteúdo.

Nas provas do Cebraspe, a pontuação é distribuída normalmente da seguinte forma:

  • Apresentação e Estrutura Textual (legibilidade, respeito às margens, paragrafação): valendo no máximo 10% da pontuação;
  • Desenvolvimento do tema: se as respostas do candidato estão batendo com o espelho da banca examinadora: pode chegar até 95% da pontuação da questão discursiva.

TCU – Discursiva: Como elaboro uma boa discursiva para o concurso do TCU

Segue algumas dicas para elaboração de discursivas:

1. Atenção aos enunciados

Leia os enunciados com muita atenção, isso é importante para entender quais informações você deve apresentar na sua resposta.

Ler os enunciados de forma assertiva (parece óbvio) é o que faz a diferença na hora da pontuação de uma discursiva. Na maioria das vezes, as bancas examinadoras colocam enunciados gigantescos somente para desviar o foco do ponto-chave.

Grifar as palavras-chave dos enunciados, pode ser um meio de não se perder nesses enunciados gigantescos, tenha em mente que a maioria das informações que a banca coloca é para confundir o candidato na hora da resposta.

2. Seja objetivo e claro na sua resposta

Tenha muito cuidado para não fugir da resposta que a banca quer de você. Tente ser o mais objetivo possível, até porque a prova discursiva tem limitação de linhas, seja o mais conciso, claro e coerente possível.

Manter a objetividade e assertividade na sua resposta é essencial. Você até pode produzir uma pequena introdução à questão, antes de ir direto para a resposta, mas tente ser o mais breve possível e ir direto ao ponto exigido pela questão.

3. Dedique uma atenção a coerência e coesão

É necessário que os parágrafos do seu texto estejam conectados um ao outro para fazer sentido e mostrar que um complementa o outro. Use termos como “assim”, “portanto”, “em seguida”, “no entanto”, de acordo com o que é pretendido na redação.

Coesão: O seu texto precisa ter um encadeamento lógico de ideias e não um amontoado de frases jogadas. Isto é, os parágrafos e as frases precisam estar conectados.

Logo, você pode começar os parágrafos de desenvolvimento com: Um dos motivos… Ou Outro aspecto importante… Ou (quando se quer lançar uma ideia contrária) Por outro lado…

Já a Coerência: Diz respeito ao uso de elementos de ligação. Além disso, a coerência também é importante em relação ao texto como um todo. Se na introdução são lançados argumentos negativos, o desenvolvimento e a conclusão devem seguir a mesma linha.

4. Cuidado com a gramática e a caligrafia

As provas discursivas analisam o seu conhecimento do português, isso significa que vão ser descontados pontinhos preciosos à proporção que você for errando.

Além dos elementos gramaticais, uma prova precisa ser feita com letra legível, caso contrário, o candidato poderá perder alguns pontos por sua letra ser ilegível.

5. Fundamente sua resposta

A banca examinadora espera que o candidato (mesmo com a limitação de linhas) fundamente sua resposta (seja colocando leis, doutrinas, jurisprudências, etc).

Busque sempre que possível relacionar um artigo da lei ou súmula ao tema exigido na discursiva.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

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