Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre como lidar com a procrastinação ao estudar para o concurso do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP). Vamos lá?
Quem nunca deixou para fazer depois uma obrigação?
Quem nunca desobedeceu ao famoso ditado: “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”?
Primeiramente, o que é procrastinar?
A escritora Heather Murphy, em um artigo seu publicado no jornal The New York Times, um em cada cinco indivíduos é um procrastinador crônico.
A palavra procrastinar vem do latim “procrastinatus“. O que quer dizer “à frente”, sendo que “Crastinatus“, no que lhe concerne, significa “de amanhã”. Isto é, procrastinar é a ação de adiar algo ou prolongar uma situação.
É quando você adia algo que está ou que pretende fazer, quando você deixa “para resolver depois”. Adiar os compromissos algumas vezes não é uma coisa tão perigosa, o problema é quando isso se torna um hábito, prejudicando sua rotina e atrapalhando seus planos.
Procrastinar é protelar, de forma voluntária, o desenvolvimento de uma ou mais atividades consideradas importantes e que necessitam ser realizadas. Esse hábito de deixar para realizar depois algumas atividades denomina-se procrastinação.
Existem inúmeros motivos que podem gerar a procrastinação. Quando recebemos uma tarefa que possui um prazo longo para ser cumprida, acabamos então “deixando para amanhã”, mas por mais longe que esteja o amanhã, ele chega.
Um exemplo disso é exatamente o edital do TCM SP, após ter sido decretada situação de emergência no Estado de São Paulo, em março de 2020, por conta do Coronavírus, foi publicada a Portaria 143/2020 que suspendeu a realização do Concurso TCM SP. A medida, mesmo sendo temporária, não tinha previsão de normalização.
Com isso, muitos estudantes que estavam a todo gás nos estudos para esse concurso acabam ficando desmotivados, até por todo cenário ruim que estamos passando, mas e quando o concurso for retomado, será que pegando apenas no pós edital (no caso, do edital retomado) você vai conseguir chegar competitivo neste certame?
Costumamos deixar para amanhã: “Amanhã começo a estudar”. Então quando sai o edital, ou no caso, ele é retomado, começamos a perguntar: ” E agora dá tempo de estudar?”
E vamos falar a verdade, a preguiça também gera procrastinação não é mesmo?
Quantas vezes você estava lá tranquilo na sua zona de conforto e não fez algo que teria que fazer para deixar para amanhã?
Fatores que podem contribuir para procrastinação:
O que causa a procrastinação?
Em relação a essas causas psicológicas, o autor David Allen, que criou o método Getting Thing Done (GTD), “A arte de fazer acontecer”, segundo ele existem duas razões psicológicas que levam alguém a procrastinar:
A procrastinação impacta diretamente na saúde e qualidade de vida do indivíduo. Dado que, o fato de ficar atrasando as atividades e não conseguir atender as expectativas, a pessoa começa a se sentir mal, ficar angustiada. Faz com que se torne um círculo vicioso, no qual o indivíduo acha ruim a situação ao qual se encontra, mas não toma atitudes para mudar.
Esses sentimentos acabam gerando mais ansiedade e estresse.
Como falamos, a procrastinação é o adiamento de uma atividade. A pessoa cujo costume é adiar suas atividades pode comprometer a qualidade do seu estudo, isto é, ela acaba postergando o sonho dela por não correr atrás dele.
O indivíduo entra em um círculo vicioso, no qual acha ruim a situação ao qual se encontra, mas não toma atitudes para mudar.
Alguns hábitos, como: Tomar banho, escovar os dentes, dormir, se alimentar, fazer exercício, deixar o filho no colégio, etc só se tornam atos “normais” porque, a partir de um momento da sua vida, você definiu que aquilo seria um hábito.
Você precisa criar o hábito de estudar, até isso tornar-se algo comum no seu dia. Ao longo de nossas vidas criamos vários hábitos. Eles têm como principal função organizar nossa rotina e, consequentemente, facilitar nosso dia, fazemos os hábitos diariamente sem nem pensar.
Desse modo, coloque o estudo como sua prioridade. Caso você consiga transformar o ato de estudar em um hábito, você nem perceberá que aquilo se tornou parte da sua rotina, pois se tornará algo tão natural.
O planejamento serve para você dar o enfoque necessário para cada matéria que você precisa estudar. Ao decidir estudar para concursos públicos, o estudante deve elaborar um plano de estudos compatível com sua realidade e com os objetivos que ele visa alcançar, deve alocar as matérias exigidas no concurso de acordo com o tempo disponível para estudo.
Ao criar um plano compatível com sua realidade é mais fácil você manter o foco e não procrastinar.
Para manter o foco nos estudos, você deve ter o mínimo possível de interrupções e paradas. Aqueles minutos que você interrompe os estudos para atender uma ligação ou mexer rapidinho no celular pode se tornar rápido em meia hora perdida. Afinal, quantas vezes você pegou o celular por “5 minutinhos” e se transformou em “1 horinha”?
Caso a culpa da sua perda de foco sejam os outros, deixe claro que aquele é o seu momento de estudo e precisa se concentrar.
Escolha um local de estudos que você consiga se manter focado o máximo de tempo possível, passa isso esse local deve ser: bem iluminado, silencioso e confortável.
Além disso, escolha um local de estudo organizado, já que estudar em um ambiente bagunçado, como papéis bagunçados, restos de alimentos e objetos espalhados. Isso pode facilitar que seja dispersada a sua atenção;
Verifique suas obrigações diárias, após fazer esse levantamento veja quanto tempo sobra para o estudo. Você deve definir o horário do dia que você vai se dedicar aos estudos. Considere o horário que funciona melhor para você (seja manhã, tarde ou noite).
Ao estipular um horário para o seu estudo, fica mais fácil de desenvolver uma rotina de estudo e assim cumprir diariamente o planejado e por fim, transformar o estudo em hábito.
Uma das maneiras de evitar a procrastinação é estabelecer objetivos pequenos para cada dia. Pode ser finalizar um PDF de Direito Administrativo, ou a realização de um simulado da última prova do TCM SP.
Determine metas, como as disciplinas que devem ser estudadas por dia ou por semana, o que você pretende ter visto no mês. E como falamos, crie um planejamento que te auxilie nisso.
Você deve evitar ao máximo sentimentos negativos que incentive a tomar ações, na maioria das vezes, irracionais, beirando a autossabotagem. Sempre tem aqueles pensamentos:
Será que eu vou passar?
Será que eu consigo?
Esqueça esses pensamentos, se imagine já tomando posse no seu concurso, seja ele o TCM SP, seja qualquer outro.
Por mais que outras pessoas como: familiares, amigos, professores, etc, possam ajudar você nos seus estudos, apenas você pode mudar o que incomoda e dar um novo rumo ao seu destino.
Toda vitória que você conseguir no caminho dos estudos para o concurso dos seus sonhos, por menor que seja, é sinal de que você está mais próximo de realizar seu sonho. Pequenos avanços são muito importantes, por isso comemore cada um deles.
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…