TCM-RJ – Teoria da Burocracia é explicativa ou normativa?
Oi pessoal!
Resolvi esclarecer um problema com a teoria, no que diz respeito à Teoria da Burocracia. Afinal, ela é “prescritiva e normativa” ou “explicativa e descritiva”?
Infelizmente não há clareza teórica sobre isso e você deve considerar as duas possibilidades como corretas, já que é possível recorrer para transformar em correta uma afirmativa que diga qualquer uma das duas coisas. Diferentes autores apontam coisas opostas e mais: um deles (Chiavenato) aponta duas coisas opostas no mesmo livro!
Se, por outro lado, uma questão da sua prova tiver as duas opções como resposta, prefiro recomendar que marquem “explicativa e descritiva” na resposta (em oposição à categoria principal que havia apontado na Aula 01), já que o Chiavenato é citado como autor de referência no concurso de vocês e ele, apesar de confuso e contraditório, argumenta em certa parte do livro que a Teoria da Burocracia “não é” normativa, o que reforça o argumento em caso de recurso (mesmo mencionando, em outra parte do livro, que ela é “prescritiva e normativa”.
Resolvi trazer esse esclarecimento para que ninguém seja pego de surpresa na hora prova!
Se quiser receber material gratuito de administração e gestão de pessoas, inscreva-se em minha lista: http://eepurl.com/caQeIv
Abraço!
Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier
www.youtube.com/profcarlosxavier