Olá Concurseiro! =)
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou ontem 09/04/2014, por unanimidade, a Proposta de Súmula Vinculante (PSV) n.º 45, que prevê que, até a edição de lei complementar regulamentando norma constitucional sobre a aposentadoria especial de servidor público, deverão ser seguidas as normas vigentes para os trabalhadores sujeitos ao Regime Geral de Previdência Social. O verbete refere-se APENAS à Aposentadoria Especial em decorrência de atividades exercidas em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física dos servidores. Quando publicada, esta será a 33.ª Súmula Vinculante da Suprema Corte.
A PSV foi proposta pelo Ministro Gilmar Mendes em decorrência da quantidade de processos sobre o mesmo tema recebidos pelo STF nos últimos anos, suscitando, na maior parte dos casos, decisões semelhantes em favor dos servidores. Segundo levantamento apresentado pelo Ministro Teori Zavascki durante a sessão, de 2005 a 2013, o Tribunal recebeu 5.219 Mandados de Injunção, dos quais 4.892 (94%) referem-se especificamente à Aposentadoria Especial de servidores públicos, prevista no Artigo 40, Parágrafo 4.º, Inciso III, da Constituição Federal.
Por fim, o verbete de Súmula terá a seguinte redação:
“Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) sobre Aposentadoria Especial de que trata o Artigo 40, Parágrafo 4.º, Inciso III, da Constituição Federal, até edição de lei complementar específica.”
Grande Abraço! Bons Estudos!
Ali Mohamad Jaha
Professor de Direito Previdenciário
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Saiu o tão aguardado edital do concurso SEMED (Secretaria Municipal de Educação de São Luís),…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
O concurso para Prefeitura de Piúma, no Espírito Santo com oferta 121 vagas imediatas está…
O concurso público da Prefeitura de Piúma, no estado do Espírito Santo, aplicou as provas…
Novo edital com 2 vagas! A Prefeitura de Taubaté, em São Paulo, anunciou um novo…
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2024…