Artigo

STM (Recurso Arquivologia) – A polêmica do papel alcalino e + 1 recurso.

Fala, pessoal! Tudo bem? Todos recuperados da prova de domingo! Espero que sim!

Espero que tenham arrebentado ( e não se arrebentado) na prova…rs. Arquivologia foi a grande surpresa, com 20 questões. Quem estudou, se deu bem. Mas prova sem polêmica, sem treta, sem confusão, não é prova de concurso, né? Ainda mais prova do CESPE em que podemos ser induzidos ao erro. Se você fosse ler todas as normas e recomendações de arquivologia, teria que gastar o triplo do tempo que estudou essa matéria. Portanto, relaxe. As questões mais previsíveis e sem polêmicas, tenho certeza de que você acertou ;)

Eu e Serenna (arquivista e professora responsável pelo fórum) conversamos bastante sobre essa questão da alcalinidade. E já adianto: CABE RECURSO com base no próprio histórico da banca. E das outras questões, Ronaldo? Só em mais uma acho que há possibilidade.

Um minutinho: hoje à noite faremos uma conversa ao vivo a partir das 19h, sobre o que você pode aproveitar do conteúdo já estudado para concursos que estão para sair. Sabemos que você ficou uns 3 meses isolado(a) só pensando no STM. Hoje é o dia de olhar para a frente enquanto sua nomeação não chega. Pensemos positivo.

Confirme sua participação aqui.

Veja questões similares em anos anteriores:

Na prova para o cargo de Agente Administrativo do MTE elaborada pelo CESPE, em 2014, foi cobrada a seguinte questão:
No que diz respeito a tipologias documentais e a suportes físicos, julgue os itens subsequentes.
A maneira mais adequada de preservação, em longo prazo, de documentos de arquivo em suporte papel é o acondicionamento deles em pastas ou caixas feitas com material de pH neutro. Gabarito: Certo
Corroborando com o último gabarito, a prova para o cargo de Técnico do MCT, em 2012, também aplicada pelo CESPE, cobrou a seguinte questão:
Acerca da preservação e conservação dos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos.
Os documentos de arquivo em suporte papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão produzido com pH neutro.
Gabarito: Certo
Vamos agora ao STM 2018!
A questão 70 da prova do STM para Técnico Judiciário aplicada no domingo, 04/03, cobra que os  papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos.
Gabarito: certo
As duas primeiras questões adotam que o material utilizado para armazenar e acondicionar seria de pH neutro, enquanto que a prova do STM adotou o material alcalino.
Eu usaria essas duas acima como base para meu recurso e pararia aqui. Mas sei que muita gente leu, depois da prova, uma resolução do CONARQ que trata do tema.
Nas Recomendações do Conarq para a produção e armazenamento de documentos de Arquivo, é dito que “Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos.”
A Recomendação para a utilização de materiais alcalinos para  papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros são voltadas para os documentos permanentes. O enunciado da questão não fala que esse acondicionamento e armazenamento seria para documentos permanentes, o que inviabiliza a correta análise da pergunta, de acordo com a Recomendação do Conarq.
Diante da contradição, entendo que o gabarito seja alterado de CERTO para ERRADO.

Vamos à outra questão:
Na prova para o cargo de Técnico Administrativo da Antaq, em 2009, o CESPE cobrou que “As operações de arquivamento são inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos.”

Gabarito: CERTO

Na prova para o cargo de Analista – Arquivologia do MPU, em 2013, cobrou:

“Acerca da classificação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
A ordenação dos documentos de arquivo deve preceder a classificação e o arquivamento desses documentos.”

Gabarito: E

Já a questão 68 da prova do STM para Técnico Judiciário aplicada no domingo, 04/03, cobrou:

“Após a classificação do documento, é necessário ordená-lo , ou seja, determinar a posição em que esse documento vai ser disposto em uma unidade de classificação “

Gabarito: C

Diante da sequência cobrada em todas as questões:

  1. Inspeção
  2. Estudo
  3. classificação
  4. codificação
  5. ordenação
  6. guarda de documentos

Diante do que Marilena Leite Paes, em sua obra: “Arquivo: teoria em Prática”, pág. 96 diz:

“Embora, na prática, tais etapas sejam vencidas uma após a outra, sem que se perceba onde se iniciam e onde terminam, cada uma delas será aqui examinada separadamente, a saber: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda de documentos.”

Solicito alteração do gabarito de CERTO para ERRADO, levando em consideração que a codificação é etapa que vem entre a classificação e a ordenação.

Desejo boa sorte a todos!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Marquei conforme o gabarito da banca nas duas questões.... confesso que na prova tive exatamente as mesmas dúvidas que foram colocadas nesse artigo... até o momento fechei arquivologia, graças ao mestre Ronaldo Fonseca.. Obrigado
    Eric em 07/03/18 às 11:33
  • Obrigada pelo empenho, professor!
    Edna Barbosa da Silva em 07/03/18 às 10:07