Tribunais

Como usar o Sistema de Questões (SQ) para otimizar o Estudo para o concurso do TJ SP

Olá, caro aluno (a)! Nesta postagem iremos ver como usar o Sistema de Questões (SQ) para otimizar o Estudo para o concurso público do Tribunal de Justiça do Estado de  São Paulo (TJ SP).

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo e coach do Estratégia Concursos. O meu objetivo nesta postagem é ajudar vocês a utilizarem melhor as ferramentas de filtros do sistema de questões (SQ) do Estratégia, com foco no concurso do TJ SP.

Em primeiro lugar, é importante salientar que escrevi outros artigos contendo alguns temas que são cobrados no edital da VUNESP para o TJ SP. Para conferi-los basta entrar na minha página aqui no site Estratégia e ver os meus artigos publicados (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/). Além disso, também publiquei alguns artigos sobre como utilizar melhor o Sistema de Questões (SQ) e como realizar os filtros por matérias. Tenho dezenas de artigos publicados sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação para esse e outros concursos públicos.

Como utilizar o SQ para otimizar a preparação para o TJ SP

Durante a sua preparação para o concurso do TJ SP, é fundamental que você resolva muitas questões da banca examinadora do concurso, nesse caso, VUNESP. Para isso, aconselho os PDF do curso do Estratégia Concursos que contam com muitas questões comentadas pelos professores. Além disso, de modo complementar, aconselho a resolução de questões pelo SQ do Estratégia.

Caso você tenha dúvida de como filtrar as questões no SQ por matéria ou por banca, não deixe de conferir os artigos que eu fiz sobre o assunto por meio do link acima. Neles, eu também explico como criar cadernos de questões e trago também alguns cadernos de questões que eu mesmo criei com as matérias que serão cobradas no concurso do TJ SP.

SQ

O meu conselho é, após estudar o PDF de cada tópico da matéria, resolver várias questões no sistema de questões sobre o tópico estudado. Eu costumo fazer revisão por questões, resolvendo 10 questões imediatamente após estudar determinado tópico, 10 questões no dia seguinte ao estudo e outras 10 na semana seguinte. Dessa forma, eu revejo constantemente a matéria. Além disso, perto da data da prova, eu costumo fazer baterias de questões contendo todas os tópicos que são cobrados no edital.

Um outro ponto importante, cuidado para, durante sua preparação para o TJ SP, não resolver questões desatualizadas, o SQ do Estratégia permite excluir questões que estão desatualizadas ou que foram anuladas. Opte por resolver questões mais recentes da banca, de preferência dos últimos três anos, pois dessa forma você pode identificar novos entendimentos da banca e, ainda, novas tendências de cobrança da VUNESP. Normalmente, ao resolver muitas questões, vocês vão perceber um padrão de cobrança da banca e os tópicos mais cobrados. Além disso, como os comentários dos professores da plataforma SQ do Estratégia são bem completos, eles representam uma boa forma de revisar a matéria.

Nos tópicos que você tiver mais facilidade, pode passar diretamente para as questões e ver como está o seu nível de acertos, é uma boa forma de deixar o seu estudo mais dinâmico e sentir em que nível está a sua preparação. Quando o meu percentual de acertos é elevado, eu costumo passar para o próximo tópico. Por outro lado, quando o percentual de acertos é menor de 80% eu costumo revisar a teoria novamente.

Caso algum tópico presente no edital não tenha muitas questões da VUNESP sobre o assunto, aconselho fazer o filtro inserindo algumas bancas tradicionais para treinar. Uma boa opção seria Cespe (Cebraspe), FGV, FCC.

Dica final, aproveite o seu tempo até a data da prova para resolver muitas questões da banca do seu concurso de interesse sobre os temas cobrados no edital, pois essa é uma ótima maneira de revisar e saber como a banca costuma cobrar o assunto. Além disso, aproveite para ler os comentários dos professores nas questões (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), bem como ver as soluções em vídeo (existem milhares de questões comentadas por vídeo pelos professores do Estratégia). Se tiver oportunidade, aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Por fim, vale salientar que se deve utilizar este artigo e as questões do Sistema de Questões (SQ) como complemento ao estudo do TJ SP, privilegiando, sempre, o material teórico e as questões dos PDF’s das aulas. Além disso, caso sinta necessidade, recomendo a visualização de vídeo aulas sobre os assuntos de maior dificuldade/complexidade.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Carlos Eduardo Chagas Cardoso

Posts recentes

Concurso IFMS para TAE válido até 2027

Consta em publicação no Diário Oficial da União do dia 18 de dezembro de 2024,…

24 minutos atrás

Concurso IBC autorizado! 15 vagas de níveis médio e superior

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou o Instituto Benjamin…

45 minutos atrás

Concurso ANM: inscrições ABERTAS! Iniciais de R$ 12,8 mil!

Retificações são divulgadas Mais uma ótima oportunidade de começar o ano de 2025 com o…

56 minutos atrás

Concurso IBAMA: Cebraspe é contratado como banca

O edital do concurso IBAMA já pode ser publicado a qualquer momento! Isso porque o…

1 hora atrás

Autorizado novo concurso do Ministério da Fazenda! 30 vagas

Atenção, Coruja! Novo concurso do Ministério da Fazenda (MF) autorizado! A informação consta em publicação no…

1 hora atrás

Concurso TCDF: saiu o resultado preliminar da prova objetiva

Concurso TCDF: Registrados mais de 2,3 mil inscritos Foi publicado no Diário Oficial do Distrito…

1 hora atrás