Confira neste artigo um resumo sobre as carreiras de Soldado PM e Oficial PM, e decida qual seguir.
Olá, futuro Policial Militar. Em QAP?
O concurso da Polícia Militar é reconhecido como um dos certames públicos mais disputados em todas as unidades federativas, abrangendo cada estado do país e também o Distrito Federal. Cada entidade possui sua própria instituição de Polícia Militar e conduz seu respectivo processo seletivo. Vale destacar que a Polícia Militar do Distrito Federal, apesar de subordinada ao Governador do DF, é organizada e mantida pela União.
Além disso, vários atrativos levam à procura dos concursos para PM’s, por exemplo, a estabilidade profissional, a possibilidade de promoção na carreira, bem como a possibilidade de integrar uma força de segurança pública, auxiliando no combate à criminalidade.
Nesse sentido, uma dúvida comum em alunos da área policial diz respeito às carreiras de soldado e oficial da Polícia Militar e qual delas escolher para ingressar na corporação.
No artigo de hoje vamos apresentar as diferenças entre os cargos e requisitos para ingresso, com o objetivo de auxiliá-los na hora de escolher uma das carreiras.
Vamos lá?
Na Constituição Federal há a previsão da Polícia Militar como órgão da segurança pública no art. 144, V e §§5º e 6º:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
§ 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
Na PM, são duas as carreiras a serem seguidas: Praças e Oficiais. Segundo o DL 667/1969, a hierarquia da PM é a seguinte:
a) Oficiais de Polícia:
b) Praças Especiais de Polícia:
c) Praças de Polícia:
Anualmente são publicados diversos editais para Soldado da Polícia Militar em nosso país. Só no estado de São Paulo são dois editais por ano, com 2.700 vagas cada.
O concurso para Soldado PM exige, em regra, nível médio de escolaridade. A exceção está no DF, em que é exigido nível superior em qualquer área de formação. É também exigido que o candidato possua Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”, no mínimo.
Apesar de variar de estado para estado, os concursos para Soldado PM são compostos de provas objetiva, redação, teste de aptidão física, exame psicotécnico e exames médicos.
Após ser aprovado em todas as fases, o candidato deverá realizar o Curso de Formação de Praças (CFP), o qual tem o objetivo de preparar o novo policial para executar as funções de policiamento ostensivo geral. Em média, o CFP dura de 6 a 10 meses.
Os Soldados PM são responsáveis pelo patrulhamento ostensivo, desenvolvendo atividades de segurança pública nas ruas de todo Estado,
Os concursos para Oficial PM exigem nível superior de escolaridade. Em regra, é admitido qualquer área de formação. No entanto, alguns estados podem exigir nível superior em Direito, como é o caso da PM-SC.
A carreira do Oficial se inicia no cargo de Cadete com a frequência ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) com duração aproximada de três anos.
Os Oficiais Policiais Militares atuam no comando, gestão, coordenação e fiscalização do efetivo, empregado no policiamento ostensivo e administrativo, além de desenvolver atividades relacionados às práticas jurídicas e administrativas da PM
Chegamos ao final do nosso artigo sobre as carreiras de Soldado e Oficial da PM. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.
Para uma preparação completa, focada no edital das Polícias Militares, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Bons estudos a todos e até a próxima!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…