Sobre as discursivas de Técnico em Assuntos Educacionais do concurso MPOG/ENAP
Olá, queridas e queridos alunos.
Tudo bem?
Faltando alguns dias para a prova que será realizada dia 30 de agosto, falaremos um pouco sobre uma parte importante do processo seletivo: discursivas.
Primeiramente, vale a pena lembrarmos algumas regras constantes em edital:
A discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá em um texto dissertativo de até 30 linhas (vale a pena ver como é o estilo dissertativo, caso você tenha alguma dúvida). ☺
Para os que concorrerão às vagas do cargo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão: valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de um de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de um tema relacionado aos conhecimentos específicos do respectivo cargo.
Já a prova discursiva para os cargos da Escola Nacional de Administração Pública valerá 30,00 pontos e consistirá da resposta a duas questões discursivas de até 15 linhas cada, que valerão, cada uma, 15, 00 pontos, acerca dos conhecimentos gerais e específicos dos respectivos cargos.
Além disso, lembrem-se de levarem caneta transparente de tinta azul ou preta.
Na correção, serão aceitas as duas ortografias (a nova e a antiga). Sendo assim, escreva com aquela em que você se sente mais seguro.
Se tem um “conselho” que podemos dar é o seguinte: observe atentamente o tema da discursiva, pois a fuga ao tema te deixará fora da corrida, pois será atribuída nota zero!
Quanto aos temas:
Para os que estão concorrendo às vagas do cargo deTécnico em Assuntos Educacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão:
Pode cair algo relacionado à importância do treinamento nas organizações. A importância de um bom líder ou ainda algo relacionado a aprendizagem organizacional e a relevância de uma organização que aprende.
Já para aqueles que almejam uma vaga para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da Escola Nacional de Administração Pública, uma das questões pode estar relacionada a um tema da atualidade. Sendo o CESPE, normalmente vem um tema em que é de conhecimento de todos, bem veiculado pela mídia. Nessa hora vale a pena ter atenção para não cair no “lugar comum” e acabar “enchendo linguiça”. Sempre retome ao objeto da questão e verifique se está respondendo objetivamente ao que lhe foi pedido.
Já a outra questão pode vir relacionada ao papel das Escolas de governo dentro do contexto de educação continuada ou ainda sobre a importância da aprendizagem dentro das organizações.
O CESPE traz textos motivacionais facilitadores que dão suporte à criatividade na hora de redigir. Leia-os com cuidado, quando receberem os cadernos de provas, pois enquanto resolvem as questões objetivas, o cérebro continua processando o que vocês irão produzir.
Caso optem por fazer a discursiva no início do tempo destinado à prova (o que desaconselho), deixe para passar a limpo após terminar a parte objetiva.
Esperamos que o resultado de vocês seja proporcional ao esforço de vocês e que a prova seja justa.
Aproveitamos para agradecer ao carinho das nossas duas turmas e também pelas avaliações positivas (mais de 90% de aprovação em nossos cursos). Esse feedback nos alimenta para a cada dia aperfeiçoarmos mais.
Tenham tranquilidade na hora da prova. Lembrem-se que a prova deve ser realizada com calma e disposição.
Esperamos muitos pães de queijo dessa turma!
Fiquem com Deus.
Com carinho,
Fernanda e Fabiana.