SLU/DF – Conhecimentos sobre o Distrito Federal – Gabarito Extraoficial
Olá pessoal,
Segue o meu gabarito extraoficial das questões de Conhecimentos sobre o Distrito Federal da prova do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU/DF.
Foram 10 questões da disciplina e quem estudou adequadamente pelo nosso curso foi muito bem na prova.
Confiram se a ordem das questões de vocês está de acordo com a ordem das questões da prova que comentei. Se não for, é só procurar pelos textos das questões e conferir com os meus comentários.
Vamos às questões:
26
Gabarito: Certo.
O DF não é um estado e nem um município, constitui-se em uma unidade da federação singular. É regido pela Lei Orgânica do Distrito Federal. O seu Poder Legislativo é a Câmara Legislativa, composta por deputados distritais. O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Distrito Federal, auxiliado pelos Secretários de Estado do Distrito Federal.
27
Gabarito: Errado
Ainda hoje muitas regiões administrativas são popularmente conhecidas como cidades satélites, mas elas não possuem autonomia político-administrativa semelhante à do Distrito Federal. Não tem Poder Legislativo, não instituem tributos e os administradores regionais são de livre nomeação e exoneração e subordinados ao Governador do Distrito Federal.
28
Gabarito: Certo
A questão utilizou o termo “indicados”. Preliminarmente, entendo que o examinador quis se referir ao fato de caber ao Governador nomear os administradores regionais. Porém, até onde conheço, na lei seca que trata do assunto, não existe o termo “indicados”. Os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração pela autoridade competente. Não me surpreenderia se o gabarito vier como “errado”. Se vier como certo, caberá recurso solicitando a alteração do gabarito para “errado” ou a anulação da questão, com base na legislação do tema, como o Lei Complementar nº 840/2011.
29
Gabarito: Errado
A RIDE-DF é formada pelo Distrito Federal e por 33 municípios de Goiás e Minas Gerais. Na letra seca da lei é o “Distrito Federal” e não “pela capital administrativa e política do país”. O Distrito Federal e Brasília caracterizam-se pela predominância das atividades do setor terciário. O setor quaternário não existe, é uma invenção do examinador. No corredor Brasília-Anápolis-Goiânia predominam as atividades do setor terciário, porém, nem Anápolis, nem Goiânia estão na RIDE-DF.
30
Gabarito: Errado
A RIDE-DF não é considerada uma região metropolitana. Ela é uma região integrada de desenvolvimento, criada por lei complementar federal, formada pelo Distrito Federal e por 33 municípios, sendo 29 de Goiás e quatro de Minas Gerais. Municípios e o Distrito Federal possuem zonas urbanas e rurais, ou seja, ambas estão na área territorial da RIDE-DF, não somente os núcleos urbanos.
31
Gabarito: Certo
Qual a área territorial de Brasília? É sempre um tema ácido de discussão e há vários entendimentos sobre isso. Nesta questão, o examinador pode ter considerado que Brasília é todo o Distrito Federal. Mesmo que não considerasse, é correta a afirmação de que a organização territorial de Brasília e da RIDE-DF reflete as desigualdades socioespaciais características da urbanização brasileira. Foi uma urbanização rápida, não adequadamente planejada e espacialmente desigual. No geral, a população de alta renda vive em Brasília, nas regiões administrativas próximas do Plano Piloto ou nessa própria RA, com melhor qualidade de vida e oferta de serviços públicos e privados, onde o custo de vida é elevado. Na medida em que a renda vai diminuindo, a população vai vivendo mais longe do Plano Piloto e nos municípios do Entorno. Essa é a realidade predominante, pois pode ocorrer de termos população de alta renda vivendo em núcleos urbanos em municípios ou regiões onde predominam populações de menor renda e vice-versa.
32
Gabarito: Certo
Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e no estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE é classificada como metrópole nacional.
33
Gabarito: Certo
Bastava analisar a tabela para verificar que a maioria absoluta da população negra do DF concentrava-se no estrato de renda média baixa, conforme a PDAD-DF, 2015, da CODEPLAN.
34
Gabarito: Errado
Conforme os dados apresentados na tabela citada, a população não negra do DF é menor que a população negra, porém os padrões de distribuição das faixas de renda entre essas populações não são considerados equivalentes. Entre os não negros, a maioria está nas faixas de renda média alta e alta. Nos negros, a maioria está na faixa de renda média baixa.
35
Gabarito: Certo
A maioria da população brasileira é de negros (pretos e pardos), o que se reflete também na população do Distrito Federal, que cresceu rapidamente em poucas décadas, com expressiva contribuição de população imigrante. O brasileiro é um povo muito miscigenado. O Brasil possui um dos maiores contingentes de negros fora da África.
Era isto aí galera, agora vamos aguardar o gabarito preliminar do Cebraspe.
Sucesso no concurso!
Leandro Signori