É difícil imaginar ter bons resultados nos estudos para Concursos Públicos sem considerar utilizar os simulados na sua preparação. Eles, como o nome já diz, simulam a realidade das provas, o estilo das bancas organizadoras, as condições como as disciplinas serão cobradas na prova, etc. Além disso, é um recurso que pode ser usado em diferentes fases dos seus estudos. Veja a seguir como utilizar corretamente os simulados e ter mais resultados.
Quem estuda de forma estratégica sabe que a rotina deve ter fases distintas. Uma sugestão é o ciclo de leitura e compreensão do conteúdo, resumo, testes e exercícios e revisão do conteúdo. É comum que os simulados estejam vinculados à fase onde o concurseiro testa os seus conhecimentos – na fase dos exercícios. Mas este recurso pode ser utilizado nas outras fases de estudo, como veremos a seguir.
Exercícios de diferentes tipos são fundamentais para comprovar a si mesmo aquilo que aprendeu. É possível encontrar exercícios gabaritados na internet, em apostilas e cursos. É importante escolher materiais de qualidade para aproveitar os conhecimentos adquiridos de forma ampla.
Mas além dos exercícios comuns, opte por utilizar simulados e provas antigas do mesmo concurso para testar os seus conhecimentos com mais assertividade. Você conseguirá ter resultados melhores e irá se aclimatando com o ambiente de prova do Concurso Público. Além disso, podem surgir questões muito similares na sua seletiva, no dia da sua prova.
É possível estudar com os simulados pela técnica de resolução de questões.
Simulados já realizados ou mesmo na hora de fazê-los podem lhe ajudar a tirar dúvidas, pois apresentam o conteúdo em outro formato, com recortes diferentes, que dão outra perspectiva sobre o assunto. Além disso, os simulados já feitos podem ser consultados a qualquer momento, caso ainda tenha dúvidas ou se esqueceu de algum assunto.
Há diferentes tipos de simulados. Geralmente, eles seguem as demandas de cada área do conhecimento e dos diferentes editais. Além disso, os mais comuns são os de questões objetivas, mas há simulados em que o candidato precisa desenvolver ideias de modo discursivo. A dica é utilizar simulados específicos para a área do concurso, para o edital e usar diferentes tipos de simulados.
Na hora de revisar, é muito importante o estudante utilizar diferentes ferramentas com conteúdo. É muito comum (e recomendável) utilizar resumos, mas varie os recursos e utilize as questões respondidas do simulado para otimizar a sua revisão. Isso estimula do cérebro e vai lhe ajudar em seus resultados.
Quer uma ajuda no estudo para concursos fiscais? Entre em contato e solicite os simulados para esta área, pelo e-mail: coach.thiagocabral@gmail.com. Você pode ainda solicitar gratuitamente o e-book Manual do Concurseiro Inteligente, que fala sobre os simulados e outros recursos e métodos de estudo eficazes. Veja mais nesta matéria! Agende no mesmo e-mail uma conversa sobre como potencializar as suas possibilidades de estudo com o Coaching para Concursos Públicos!
Um abraço e bom estudos!!!
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
FACEBOOK: https://www.facebook.com/coach.thiagocabral
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/coach.thiagocabral/
Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…