Artigo

SES/DF – Recurso – Atualidades – Especialista em Saúde

Olá, pessoal.

 

Ontem recebi um e-mail da amiga Sarah Lopes pedindo para que eu olhasse com calma uma questão que seria passível de recurso. E ela tinha razão!  Transcrevo a questão e abaixo apresento meus comentários:

 

Questão 25 – (Prova tipo A)


Estudo divulgado pela Codeplan, em 2013, prevê que a população do Distrito Federal (DF) chegará a 3,7 milhões de habitantes em 2030. Com relação ao perfil populacional do DF, assinale a alternativa correta.

(A) Os telefones celulares estão presentes em quase todos os domicílios do DF, assim como quase todos tem fogão, televisão e geladeira.

(B) O percentual das pessoas não naturais do DF é expressivo em comparação ao restante do País, porém apresenta uma tendência de redução, o que sugere tanto uma predisposição de queda no fluxo migratório quanto um crescimento proporcional do número de pessoas nascidas na cidade.

(C) No DF, a formalização do emprego com carteira assinada é superior à do Brasil, em termos percentuais.

(D) Comparativamente com os demais estados da Federação, o DF apresenta a população economicamente ativa com o maior rendimento médio mensal, superior a R$ 2500,00.

(E) Devido ao forte crescimento demográfico ocorrido nos últimos 20 anos, apenas 65 % da população do DF têm acesso a abastecimento de água pela rede geral e domicílio com rede de esgoto ou fossa séptica.

 

O gabarito preliminar da banca foi a letra e, mas, como essa alternativa está equivocada, a questão não tem resposta. Vejam que as demais alternativas estão corretas, mas essa não. Talvez a banca quisesse que o candidato marcasse a incorreta, mas colocou errado no enunciado. Enfim, hipóteses à parte, a questão deve ser anulada.

 

O Distrito Federal, comparado com as outras unidades da Federação, tem posição destacada em termos de condições sanitárias adequadas. De acordo com dados do Censo Demográfico 2010, do IBGE, 95,1% dos domicílios do DF são abastecidos por rede geral de esgoto.

Além disso, segundo a própria Codeplan, “a abrangência do abastecimento de água no DF por rede geral é de 98,55%. Apenas em Sobradinho II e Jardim Botânico este serviço é menos representativo, 80,20% e 89,65%, respectivamente. O consumo de água potável filtrada foi observado em 79,44% dos domicílios e 11,27% consomem água mineral. Cabe observar que 9,28% dos domicílios não possuem filtro, situação especialmente verificada nas regiões de menor renda como Itapoã, 23,29%, Planaltina 21,21%, Varjão, 20,31% e Estrutural 20,25%. O dado é preocupante devido as consequências para a saúde da população. Quanto ao esgotamento sanitário, 87,19% dos domicílios contam com rede geral, embora as regiões de criação mais recente, especialmente de alta renda, possuem ampla maioria servida por fossa séptica como Jardim Botânico (94,82%), Park Way (93,13%) e Vicente Pires (86,02%).
Conforme os resultados da pesquisa, o Distrito Federal é bem atendido pelos serviços
essenciais de infraestrutura urbana. A quase totalidade dos domicílios também possui
serviço de coleta urbana de lixo, assim como , ruas asfaltadas, meios-fios, iluminação
pública e rede de água pluvial independente da condição socioeconômica da região”

In: http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/Pesquisas%20Socioecon%C3%B4micas/PDAD/2012/PDAD-DF-2011-091112.pdf

 

Assim, amigas e amigos, peçam a anulação dessa questão com base nos argumentos acima apresentados.

Espero ter ajudado e boa sorte a todos! Vamos juntos!

Meus cursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rodrigo-barreto-3260/

Meu facebook: https://www.facebook.com/ro.sousabarreto

Abraços,

Rodrigo Barreto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.