SES/DF – Questão inédita sobre História do Distrito Federal
Olá, amigos e amigas. Mais uma vez é um prazer estar aqui. Primeiramente, informo que concluímos as aulas do curso de Atualidades para Secretaria de Saúde do DF. Neste curso também estudamos o panorama do DF, parte em que vimos também a história deste local.
Hoje trago para vocês uma questão inédita no estilo da banca Iades, responsável pelo certame. O assunto dessa questão é o pouquíssimo conhecido massacre da Pacheco Fernandes. Para os que quiserem se aprofundar neste e noutros assuntos relativos ao DF, sugiro que adquiram meu curso. Sem mais delongas, vamos à questão!
(Questão inédita) Um episódio pouco comentado acerca da história de construção de Brasília é o massacre da Pacheco Fernandes. Sobre esse episódio, as versões oficiais e informais divergem e poucos documentos foram publicados. Mesmo Oscar Niemeyer declarou não ter conhecimento do fato.
No que diz respeito ao massacre da Pacheco Fernandes marque a assertiva correta:
a) O massacre da Pacheco Fernandes, segundo versão oficial do governo federal da época, ocorreu entre soldados e indígenas que ocupavam área na qual deveria ser construída a nova capital. Relatos dão conta que centenas de índios morreram no confronto.
b) Segundo Juscelino Kubitschek, o massacre da Pacheco Fernandes, a despeito de ter sido ocasionado pelo uso desproporcional da força por policiais militares, impediu que os operários da Cidade Livre fossem mortos por camponeses contrários à construção de Brasília.
c) Apesar de muita divergência de relatos, o massacre da Pacheco Fernandes teria se dado entre operários da Cidade Livre e policiais. O estopim do confronto teria de dado em razão de comida estragada servida àqueles. Disso teria derivado um quebra-quebra em que os operários conseguiram enfrentar e vencer tropas policias que depois teriam voltado ao local matando muitos operários. Os corpos de operários mortos teriam sido atirados na Lagoa Feia.
d) O massacre da Pacheco Fernandes se deu entre os chamados candangos e outros operários vindos do Sul do Brasil, após uma noite de intensa bebedeira, conhecida como Noite da Seca e do Sangue na Cidade Livre. O embate teria resultado do medo de perder emprego que os candangos tinham com a chegada de operários qualificados.
e) Segundo a versão oficial, esse episódio nunca ocorreu. De acordo com o governo na época, houve na realidade uma pequena desavença entre agrupamentos policiais distintos, mas que foram contidos por forças do exército, sem que houvesse mortos.
Pessoal, a resposta correta é a letra “c”, segundo a qual “apesar de muita divergência de relatos, o massacre da Pacheco Fernandes teria se dado entre operários da Cidade Livre e policiais. O estopim do confronto teria de dado em razão de comida estragada servida àqueles. Disso teria derivado um quebra-quebra em que os operários conseguiram enfrentar e vencer tropas policias que depois teriam voltado ao local matando muitos operários. Os corpos de operários mortos teriam sido atirados na Lagoa Feia”.
O massacre da Pacheco Fernandes ocorreu na antiga Cidade Livre, quando, depois de terem comida estragada servida, houve quebra-quebra entre operários e funcionários da cantina. Os policiais tentaram intervir, mas acabaram sendo derrotados num confronto com os operários que, aos montes, se revoltaram com a situação. Todavia, à noite, os policiais teriam voltado ao local em grande número e massacrado os operários, inclusive usando metralhadores e invadindo quartos dos que dormiam. Segundo relatos de operários, houve uma matança no local. Os corpos teriam sido despejados na Lagoa Feia.
Muito interessante esse assunto! Quem quiser saber mais sobre o DF, acesse
http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rodrigo-barreto-3260/
Um grande abraço,
Rodrigo