Artigo

SERGINHO versus NEYMAR JR.

SERGINHO versus NEYMAR JR.

14079691_10209979109412213_4736163451717088408_n

Pessoal, essa página é voltada para preparação de vocês para concursos ou provas de certificação profissional – sei bem disso! Mas muitas vezes gosto de utilizar este espaço para dar visibilidade para coisas que valem a pena. Uma delas é essa brilhante comparação que surgiu no meu Facebook: Serginho X Neymar Jr.

Pode parecer bobagem, mas gostaria de fazer um pedido a cada um de vocês: quando conquistarem os seus objetivos, quando conseguirem a sonhada aprovação, quer seja no seu concurso, quer seja na sua certificação profissional, por melhor que vocês sejam em cada uma de suas profissões, sejam um “Serginho” em seu trabalho.

Sei que o Neymar Jr. é um craque, com muito talento e sem dúvida alguma ele faz muito esforço para ser quem é… mas isso não faz dele nada além de um grande jogador de futebol… talvez até o futuro melhor do mundo… mas é só isso, um excepcional jogador de futebol…

Por outro lado, mirem-se no exemplo do Serginho… ele não recebe o salário do Neymar Jr, mas é um dos maiores exemplos de profissional que poderia compartilhar com vocês… com 40 anos, muitos já estariam aposentados, ainda mais ele, com TODAS as conquistas que um profissional do vôlei pode ter… mas ele continuou, persistiu no sonho de ajudar o Brasil a ser campeão olímpico em nossa casa.

Serginho não é um jogador que faz pontos, na verdade o papel dele se assemelha mais ao de goleiro do que o de um atacante… é ele quem defende as bolas do adversário e, sem dúvida alguma, é uma das pessoas que mais se doa para o time… E note que impedir que o time perca é tão importante quanto fazer o time ganhar… time é isso… todos juntos, exercendo cada um o seu papel para que todos ganhem…

Em um time de verdade a estrela é justamente o time… O craque é fundamental… ele faz coisas incríveis… até ganha jogo… pode ser decisivo em uma partida… mas nunca ganha um campeonato sozinho – vide Messi.

Isso é por acaso? Claro que não! É a consciência de que o time é muito mais importante que o craque. Serginho além de ser um grande campeão, medalhista olímpico, campeão do mundo e, principalmente, um homem simples, pai de família, que faz seu trabalho com o maior zelo e dedicação que consegue.

O exemplo de Serginho inspira a todos os profissionais, por isso o Serginho é muito além de um craque no seu esporte, é um líder em seu time e um exemplo de homem, para cada um de nós brasileiros!

Serginho faz parte de um grupo de pessoas especiais, do qual poucos podemos citar: Senna, Hortência, Guga e Oscar!!! Pessoas que jogaram para o time, mesmo quando seu esporte os fazia competir sozinhos. Mas eles entenderam que quando se veste a camisa verde-amarela, quando se empunha a bandeira de um país, não existe mais a figura do eu… sempre será a representação de todos NÓS!

Talvez a experiência ensine ao nosso craque do futebol que ele pode ser muito mais do que isso, se ele entender o papel que possui na vida, sendo a personalização do sonho de milhões e milhões de crianças brasileiras, que o admiram pelo que faz com a bola nos pés… talvez um dia o admirem pelo que pode fazer quando está sem ela…

Ingratidão?

De forma alguma:

Obrigado Neymar Jr., você nos fez muito feliz ao bater incrivelmente bem aquela falta e ser o cara na hora de bater o pênalti que nos fez campeão no torneio de futebol!

Mas, por fim, gostaria de dizer:

MUITO, MUITO, MUITO OBRIGADO MESMO SERGINHO POR TUDO, POR DÉCADAS DE SERVIÇO AO BRASIL, SENDO O EXEMPLO PARA GERAÇÕES DE JOVENS QUE SE INSPIRAM NO GRANDE HOMEM QUE VOCÊ É (NA VIDA)!!!!
Percebe a diferença?
Forte abraço!!!

Prof. Amable Zaragoza

www.fb.com/prof.amable

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A seleção de vôlei também sofreu no início e ficou desacreditada, mas ninguém chegou e criticou um ou outro jogador, aliás, não criticou ninguém porque eles são exatamente isso, um time.. Professor, excelente texto. Neymar é arrogante demais.. Cara insuportável, por mais que tenha sido criticado e mimado, por mais que jogue bola, é um mala insuportável..
    Angel em 23/08/16 às 12:33
  • Eu considerei o artigo excelente; tenho a mesma opinião; Mostra claramente uma pessoa humilde e por outro lado uma ARROGANTE que nunca foi exemplo pra ninguém, que se considera o dono do mundo apenas porque ganha milhões jogando futebol! A seleção de voley foi sim criticada, foram humilhados nos jogos contra os EUA e ITÁLIA na fase de grupos, porém deram a volta por cima e nenhum jogador saiu gritando: "VÃO TER QUE ME ENGOLIR"..é um jogado Babaca, sem noção alguma de respeito e humildade, um idiota que me faz (mesmo sendo apaixonado pelo futebol) torcer contra a seleção; fico triste por ver tantos craques que mereceriam essa medalha (Ronaldos - Romário - Zico - Junior etc) e infelizmente quem recebeu foi esse idiota que não conhece a palavra HUMILDADE!! Como ja disse um técnico do nosso futebol: Nós criamos um monstro e agora ele está solto falando bobagem por aí!! Parabéns Professor pelo artigo, eu já tinha visto essa imagem no Face e a pessoa que o fez foi extremamente feliz na comparação...procuro ensinar sim meu filhos e ter humildade como Serginho e não ser um PALHAÇO como esse neymar, neymala ou neymidia (como queiram).
    Mauro Sérgio dos Santos em 23/08/16 às 12:23
  • Eu acho que o Neymar agiu com imaturidade, mas não é fácil estar na pele dele, ele foi duramente criticado e ofendido, e as criticas permanecem mesmo depois dele ter se superado, não acho que atitude dele foi correta com o torcedor, mas foi uma reação diante da ação do torcedor que também agiu errado, difícil manter a inteligencia emocional num momento de superação como o que ele teve, depois de sofrer as criticas que ele sofreu, acho que deveríamos criticar menos e elogiar mais. Que o Exemplo do Serginho seja seguido, que possamos ser tão dedicados aos nossos sonhos como ele foi com os dele e quanto ao Neymar, que tenhamos a mesma garrar que ele teve ao se superar e mostrar que mesmo em momentos difíceis, tendo uma nação contra você, quando damos o nosso melhor, caminhamos a segunda milha o ouro vem.
    Lilian em 23/08/16 às 12:01
  • Parabéns professor!
    Mauricio em 23/08/16 às 11:15
  • Otimo comentario, compartilho da mesma opinião. Maturidade e experiencia faz muita diferença em muitos momentos. É o que falta ao Neymar, essa é a questão. E ainda com faixa 100% Jesus.....q não vou nem comentar para não gerar discussão rs
    Erika em 23/08/16 às 10:59
  • Parabéns professor pelo artigo, penso exatamente assim, humildade cabe em qualquer lugar!!
    Maria de Fátima em 23/08/16 às 10:13
  • Não tem como comparar, antes de ler o texto nem sabia quem era Serginho... O futebol é emoção, esporte que mexe com o espírito das pessoas, a pressão é infinitamente superior. Basta pensar nos exemplos das torcidas organizadas que até partem pra violência contra jogadores que não correspondem. No voley, bem como em outros esportes, não há um milésimo da cobrança que existe no futebol (cobrança, não falei desempenho ou esforço dos atletas). Contudo, verdade seja dita, o Neymar sempre foi um mimado (rico desde os 17 anos) que fez e continuará fazendo besteiras e o jogador de voley do exemplo parece ser uma pessoa de bom caráter e do bem. Apesar dessas considerações, um boa reflexão para a vida de todos!
    Felipe Durden em 23/08/16 às 10:08
  • Mais uma vez fico surpreendida com a sua habilidade em transmitir mensagens de sabedoria professor! A humildade nos faz pessoas melhores e nos ensina a compartilhar aquilo que conquistamos! Obrigada pela leitura tão agradável! Um grade abraço,
    Bárbara em 23/08/16 às 09:20
  • A grande diferença realmente é a maturidade de cada um.. Serginho é um exemplo a ser seguido.. lutou , batalhou, passou fome,, e DEUS colocou ele no lugar que queria.. Neymar é imaturo.. o video é a prova disso. pessoa que deixa o sucesso ¨"subir" para a cabeça..
    tati em 23/08/16 às 09:19
  • Excelente texto professor!!! Parabéns!!
    Flávia Lopes em 23/08/16 às 09:18
  • Parabéns pelo texto Professor!! Excelente!!! Sem humildade não somos ninguém, temos que plantar hoje para colher amanhã. Devemos aprender admirar as pessoas que servem de exemplo e não as que são implantadas pela mídia, o Ser que fala mais alto do que o Estar.
    Denise em 23/08/16 às 06:57
  • Nao vi o goleiro da seleçao de futebol tirando onda cheio de marra. E ele foi muito importante tb, nao é mesmo? Neymar até já avisou p Tite que ele vai ter que arranjar outro capitão. Arrogância demais, fica dificil da gente aplaudir.
    Lets em 22/08/16 às 23:31
  • Professor, muita gente viu o link que tu mandou antes de discordar. Eu tive aquela opinião sabendo dissi.Enfim, não quero ser chato. Sucesso!
    Marcelo em 22/08/16 às 23:21
    • Legal, Marcelo. Parabéns mesmo pela opinião. Curto muito a opinião formada e mesmo a crítica de quem lê o que publico. Sinceramente, não sou dono da verdade, nem pretendo ser - [desculpe-me pela frase pronta, rs*], apenas compartilho o meu ponto de vista pessoal; acho muito legal podermos debater ideias e pontos de vista com respeito, mesmo que nossa posição final seja discordante, como pudemos ter nesse breve bate-papo. Fico feliz em despertar o debate e respeito sua opinião DE VERDADE, apenas discordo dela. Um forte abraço e parabéns por sustentar seu ponto de vista. Prof. Amable Zaragoza
      Amable Zaragoza em 22/08/16 às 23:38
  • Futebol tá no sangue. Mas, a propósito do texto, que eu assino embaixo, o vôlei é atualmente um esporte bem mais interessante, no Brasil e no mundo. Futebol virou circo midiático, tá um horror. Hoje, o cara é herói, amanhã vira vilão da torcida de seu time. Ah...q. saco isso! Um esporte popular q. se tornou super prostituído, e dá cada vez mais nisso.
    Lucas em 22/08/16 às 22:38
  • Muito interessante o texto professor! Estamos escassos de bons exemplos, e o Serginho pode ser enquadrado como um bom exemplo, não sou um fã do volei, mas acompanhei algumas notícias sobre a sua trajetória e conquistas, sendo esta ultima, já aos 40 anos. Não que o Neymar, seja um vilão, é um craque dentro de campo, mas fora dele, um homem comum. Os exemplos especiais citados mostraram-se grandiosos, não somente por suas conquistas esportivas, mas também com gestos simples, singelos e humildes, os quais, desarmaram qualquer opositor ou crítico as suas trajetórias. Que esses exemplos, como o Serginho, sirvam de inspiração para nós brasileiros. Parabens pelo texto professor!
    Leonardo em 22/08/16 às 22:30
  • Boa noite. Professor, seu texto está irretocável!!! Sucesso para nós!
    Mariana em 22/08/16 às 21:17
  • Não gostei professor, comparando situações completamente diferentes. Óbvio que o Serginho foi muito mais maduro porém tem 41 anos e níveis de responsabilidade diferente. Será que se ele tivesse 24 an, fosse rico desde os 17 anos e fosse criticado ferrenhamente por grande parte da população por coisas q n necessariamente são justas ele agiria igual? Não sei, e tu também não sabe. Enfim, mas valeu a intenção, sei que foi boa. Um forte abraço
    Marcelo em 22/08/16 às 20:28
    • Oi Marcelo, Como disse nos outros comentários... Não é só a frase solta, mas a atitude. Veja vc mesmo: http://espn.uol.com.br/noticia/624608_apos-ouro-neymar-discute-e-xinga-torcedores-no-maracana-veja Forte abraço!!!
      Amable Zaragoza em 22/08/16 às 20:46
  • Sinceramente, acho não tem nada haver comparar as duas situações. Primeiro, o voley não tem a dimensão que o futebol tem no nosso país. Futebol no Brasil é religião, meche com os melhores e piores sentimentos do brasileiro. Segundo, Seginho não foi esculachado pela mídia e boa parte da torcida como Neymar foi. Há cerca de 20 anos atrás, Zagalo foi tão esculachado como Neymar e assim como ele, ao ganhar a Copa América, fez o mesmo desabafo. Porém, nem por isso vi criticarem o Zagalo por essa fala, como o Neymar está sendo. E terceiro, Serginho, tem 41 anos e está encerrando sua carreira. Então é claro que em um momento desses de despedida, as palavras não poderiam ser outra, além de agradecimentos e saudosismo. Já Neymar, tem 24 anos e carrega nas costas todas as mazelas do esporte/religião do nosso país. Não digo que Neymar está certo, mas tbm não digo q ele está errado. Afinal, ninguém tem sangue de barata e só sabemos como iremos reagir ao sermos cobrados e xingados no exato momento do fato. Refletir sobre a atitude dos outros de cabeça fria é muito fácil.
    Wagner em 22/08/16 às 20:10
    • Oi Wagner, Obrigado por sua opinião. Talvez sua opinião se altere por conta destas imagens: http://espn.uol.com.br/noticia/624608_apos-ouro-neymar-discute-e-xinga-torcedores-no-maracana-veja Forte abraço!!!
      Amable Zaragoza em 22/08/16 às 20:45
  • Sim prof amable percebi a diferença. o Neymar antes de dizer isso ele teve outro tom de discurso não lembro qual, e no caso essa expressão que ele usou ao que parece foi direcionado ao galvão que outrora o cobriu de críticas. Mas vc vê a diferença no discurso pela vivência de cada um deles, são cabeças com personalidades e vivências bem diferentes. Serginho é um EXEMPLO A SER SEGUIDO!!!
    MOISES em 22/08/16 às 19:27
  • Excelente texto professor.
    Romino em 22/08/16 às 18:48
  • Entendo a indignação das pessoas pelo fato de Neymar ter dito isso. Mas Serginho não foi duramente criticado em partidas anteriores como Neymar. O time de voleibol masculino não foi motivo de críticas, pois nas primeiras partidas fizeram uma brilhante atuação. Já a seleção masculina de futebol nas duas primeiras partidas empataram e ai o que os brasileiros fazem ? Desacreditam, criticam, apontam dedos e Neymar por ser o capitão da equipe recebe uma grande culpa por isso. Por isso pergunto ao professor : o que o senhor faria quando todos desacreditassem de ti , dizendo que o senhor não seria capaz de passar em um concurso ? ,quando todos te criticassem,apontando dedos dizendo que você não é capaz de fazer algo. Eu espero que a resposta seja : EU DARIA O MÁXIMO DE MIM E RESPONDERIA NA PROVA QUE EU SOU CAPAZ. Neymar fez isso. Respondeu para todas as pessoas que duvidaram dele e do time em campo. Da mesma forma foi o nosso mestre Zagalo na Copa América de 97,várias pessoas criticaram ele, pela forma de administrar o time da seleção e disseram para ele que não seria capaz de ganhar nenhum campeonato daquela forma. Ele,não fez diferente . Respondeu para todos em campo com muito treino e dedicação e no final quando ele foi entrevistado ele disse da mesma maneira que o Neymar (COM CERTEZA NEYMAR FALOU ISSO INSPIRADO NO ZAGALO ) : “É para você, vocês sabem quem são, não preciso dizer mais nada, vocês vão ter que me engolir”. Depois de 14 anos , Zagalo em uma entrevista disse “Eu botei para fora tudo aquilo que tava por dentro da minha alma”. Imagino que com o Neymar não foi diferente. Abraços professor Amable !! Sou seu fã.
    Danilo Nunes Silva em 22/08/16 às 17:56
    • Legal, Danilo. Mas a minha indignação se deu por conta deste episódio: http://espn.uol.com.br/noticia/624608_apos-ouro-neymar-discute-e-xinga-torcedores-no-maracana-veja Forte abraço!!!
      Amable Zaragoza em 22/08/16 às 20:02
  • Obrigado pela reflexão oportuna, trazida pelo momento que presenciamos recentemente. E obrigado por nos lembrar desse exemplo de dedicação e simplicidade, que deve fazer parte da vida de todos (diferença percebida)!
    Raphael em 22/08/16 às 17:12
  • É por isso, que a simplicidade e o caráter não fabricamos, mas herdamos de nossos pais. Educação é muito importante desde cedo. Não falo da escola, mas a educação quem vem de casa. Ir, pra escola, ter os melhores diplomas ou títulos, ou conquistas, não nos faz melhores que os demais, mas melhores que nós mesmos. Enfim, a simplicidade e o caráter é o que distingue os verdadeiros homens, de apenas "ídolos". Texto que nos faz refletir. Boa tarde, obrigado.
    Carlos em 22/08/16 às 17:05
  • Sensacional, Professor! É exatamente isso!
    Rayana Mendes Tavares em 22/08/16 às 17:01
  • Boa, professor!
    Luís Henrique em 22/08/16 às 17:00
  • Parabéns professor! Arrasou no artigo! Falou o que muita gente pensa, mas não tem coragem de dizer. E, principalmente, falou sem denegrir a imagem de ninguém, mas mostrando um grande exemplo a ser seguido!
    Bárbara em 22/08/16 às 16:53