Senado Federal deve readmitir servidores aposentados
Sem movimentação real para realizar um novo concurso, a Diretoria Geral do Senado Federal expediu ato que permite a readmissão de aposentados para preenchimento do quadro de servidores da casa legislativa.
Com a decisão, o Senado Federal deve reverter a aposentadoria de 20 servidores com o objetivo de diminuir o déficit de pessoal que, segundo o portal da transparência, no final de 2019 alcançou 1.422 vacâncias.
O concurso do Senado, que estava autorizado desde 2019, teve sua comissão organizadora revogada em agosto de 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19. Apesar da revogação, o órgão enfatizou, em nota, que o concurso segue autorizado e que aguarda o melhor momento para dar continuidade à seleção.
De acordo com o projeto básico simplificado divulgado, o certame ofertaria 40 vagas imediatas e oportunidades para cadastro de reserva para os cargos de Técnico Legislativo (Policial Legislativo), Advogado e Analista Legislativo.
Último concurso do Senado Federal
O último concurso do Senado Federal aconteceu no ano de 2011 sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na ocasião, o edital ofereceu 260 vagas para os cargos de Analista Legislativo, Consultor Legislativo, Técnico Legislativo e Técnico Legislativo da área de Polícia Legislativa.
Etapas do concurso do Senado
O concurso do Senado Federal foi constituído pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Prova Prática, para Analista Legislativo – Registro e Redação Parlamentar;
- Exame de Sanidade Física e Mental, Teste de Aptidão Física, Exame Psicotécnico e Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, para Policial Legislativo;
- Prova Oral, para Advogado;
- Prova de Títulos, para todos os cargos.
Quer saber mais sobre o concurso? Acesse o link abaixo e confira tudo na íntegra!
Saiba mais: concurso Senado