Categorias: Concursos Públicos

SEFAZ-RS – Técnico Tributário – Ética no Serviço Público

Oi pessoal! Agora vamos analisar as questões aplicadas mais cedo para o cargo de Técnico Tributário da SEFAZ-RS na matéria de Ética na Administração Pública. Foram 10 questões, num nível interessante, com a cobrança bem distribuída entre os conteúdos previstos no edital. A seguir comento todas, uma a uma, indicando os detalhes acerca das respostas. Pelo que vi até agora acredito que não cabe recurso em nenhuma questão, ok!?

Caso prefira a correção em vídeo, é só dar o play :)

Se quiser conversar comigo, lembre-se de que você pode me encontrar no instagram e também no youtube.

Nossa resposta correta é a letra A. As demais se referem à moral.

Aqui estão os comentários relativos às outras alternativas:

b) Esse caráter variável se refere à moral. A Ética não é absolutamente imutável, mas não se pretende variável.

c) A moral é um fenômeno social, e por isso é estruturada pelo grupo. Além disso, a escolha individual tem um papel essencial na moral.

d) Princípios definidos pelo grupo também se relacionam à moral.

e) As normas sociais e culturais influenciam marcadamente a moral.

GABARITO: A

As atribuições da comissão de ética pública estão no art. 4º do Decreto n. 45.746/2008.

I – certo (inciso III)

II – certo (inciso II)

III – errado (inciso I)

IV – certo (inciso IV)

Art. 4º -À Comissão de Ética Pública compete:

I -responder às consultas realizadas pelo Governador do Estado e pelos Secretários de Estado, relativas a assuntos que envolvam a ética pública;

II -sugerir ao Governador do Estado iniciativas de aperfeiçoamento das normas do Código de Conduta da Alta Administração Estadual e do Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Estadual;

III -interpretar as normas do Código de Conduta da Alta Administração e do Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Estadual, bem como deliberar em relação aos casos omissos;

IV -relacionar-se com os órgãos de controle e de corregedoria, assim como com a Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência, sugerindo providências em relação a fatos que por intermédio de denúncias, notícias ou por qualquer outro modo chegue ao seu conhecimento; (Redação dada pelo Decreto no 52.681, de 3 de novembro de 2015)

V -apurar condutas por parte dos agentes públicos da alta administração, de ofício ou mediante representação, avaliando sua conformidade com as normas do Código de Conduta da Alta Administração Estadual e do Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Estadual, nos termos deste Decreto;

VI -aprovar seu regimento interno e eleger seu Presidente;

GABARITO: D

O item I está incorreto em razão do caput do art. 6º: A Comissão de Ética Pública, no exercício de suas funções, observará a os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da probidade […]

O item II está correto, nos termos do art. 6º, I: a necessidade de proteção da honra e da imagem das pessoas cujas condutas sejam objeto de procedimentos em trâmite.

O item III está incorreto.

GABARITO: B

Art. 8º -O processo de apuração de prática que infrinja o Código de Conduta da Alta Administração Estadual ou o Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Estadual, será instaurado por ato do Presidente da Comissão, de ofício ou a requerimento de qualquer dos seus membros, devendo o agente público investigado ser notificado para apresentar manifestação escrita no prazo de 15 (quinze) dias, observado seu direito à ampla defesa e ao contraditório.

GABARITO: C

Nossa questão reproduz com exatidão o art. 5o.

Art. 5º -Da mesma forma, deverá ser comunicada imediatamente à Comissão de Ética Pública, os seguintes atos em que forem partes ou favorecidos os agentes públicos de que trata este Código de Conduta:

I -atos de gestão patrimonial que envolvam a transferência de bens a cônjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral;

II -atos relativos à aquisição, direta ou indireta, do controle de empresa; e
III -atos de gestão de bens, cujo valor possa ser substancialmente alterado por decisão ou política governamental subordinado a decisão ou influência do agente público.

GABARITO: E

A alternativa A esta correta. Nos termos do parágrafo único do art. 5º, será assegurado aos membros do Conselho o ressarcimento das despesas com transporte, estada e alimentação, mediante adequada justificação.

A alternativa B está incorreta. Os membros do conselho de ética pública são os seguintes:

I – o Governador do Estado;

II – os Secretários de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, da Fazenda, o Chefe da Casa Civil e o Procurador- Geral do Estado;

III – um representante do Poder Judiciário;

IV – um representante do Ministério Público Estadual;

V – um representante do Tribunal de Contas do Estado;

VI – um representante da OAB/RS;

VII – um representante da sociedade civil organizada que atue na área;

VIII – um representante das entidades dos servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul;

IX – um representante do Poder Legislativo Estadual;

X – um representante da Defensoria Pública do Estado; e

XI – um representante do Conselho Regional de Contabilidade.

A alternativa C está incorreta. Nos termos do § 1º do art. 4º, o Conselho de Ética Pública será presidido pelo Governador do Estado e, na sua ausência, pelo Secretário Chefe da Casa Civil.

A alternativa D está incorreta. Segundo o art. 5º, a função de conselheiro não será remunerada, sendo considerada de relevante interesse público.

A alternativa E está incorreta. O Conselho de Ética Pública é competente para propor normas e políticas relacionadas à promoção da ética, do controle público e da transparência pública (art. 6º, II).

GABARITO: A

A questão se refere ao Portal da Transparência, nos termos do art. 1º, III da Lei n. 13.596/2010.

Art. 1º – Fica consolidada a criação do Portal da Transparência do Estado do Rio Grande do Sul, sítio eletrônico à disposição na Rede Mundial de Computadores – Internet −, por meio do qual será dada ampla divulgação de dados e de informações relativos à Administração Pública Estadual, e que tem por finalidade:

[…]

III – incrementar a participação da sociedade na fiscalização da Administração Pública, subsidiando os órgãos de controle interno e externo, de modo a reduzir a possibilidade da ocorrência de fraudes, equívocos e desperdícios na gestão dos recursos públicos;

GABARITO: D

O item I está correto. O Portal da Transparência possibilita acesso as transferências de recursos financeiros para pessoas físicas e jurídicas, inclusive organizações não governamentais de qualquer natureza (art. 2º, § 1º, III).

O item II está incorreto. De acordo com o ar. 7º, as disposições desta Lei não se aplicam aos dados e às informações cujo sigilo seja imprescindível à segurança das pessoas, da sociedade e do Estado, nos termos da legislação vigente.

O item III está correto. De acordo com o art. 2º, § 1º, o Portal da Transparência possibilitará acesso público aos dados referentes às receitas arrecadadas por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Direta e Indireta.

Art. 2º, § 1º – O Portal da Transparência do Estado do Rio Grande do Sul possibilitará o acesso público aos seguintes dados:

I – os gastos efetuados por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Direta e Indireta;

II – as transferências de recursos financeiros aos municípios;

III – as transferências de recursos financeiros para pessoas físicas e jurídicas, inclusive organizações não governamentais de qualquer natureza;

IV – as receitas arrecadadas por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Direta e Indireta;

V – as outras informações de interesse público tais como, as relativas a licitações, contratos, convênios, subvenções e auxílios.

GABARITO: C

A alternativa A está incorreta. Nos termos do § 1º do art. 1º, para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

A alternativa B está incorreta. De acordo com o § 3º do art. 1º, são vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

A alternativa C está incorreta. De acordo com o parágrafo único do art. 21, as informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso.

A alternativa D está correta. Nos termos do § 3º do art. 11, sem prejuízo da segurança e da proteção das informações e do cumprimento da legislação aplicável, o órgão ou entidade poderá oferecer meios para que o próprio requerente possa pesquisar a informação de que necessitar.

A alternativa E está incorreta. De acordo com o art. 12, o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

GABARITO: D

A alternativa A está incorreta. Não há restrições quanto às informações pecuniárias dos agentes públicos (art. 8º, § 1º, III).

A alternativa B está incorreta. De acordo com o art. 8º, é dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

A alternativa C está correta. As informações de interesse coletivo ou geral abrangem informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados (art. 8º, § 1º, IV).

A alternativa D está incorreta. Nos termos do § 2º do art. 8º, para cumprimento da obrigação de divulgação de informações em transparência ativa, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

A alternativa E está incorreta. O art. 8º alcança as informações de interesse coletivo ou geral produzidas ou custodiadas pelos órgãos ou entidades.

GABARITO: C

 

Ficou com alguma dúvida!? Deixe seu comentário! Se quiser conversar comigo, lembre-se de que você pode me encontrar no instagram e também no youtube.

Grande abraço!

 

Paulo Guimarães

Posts recentes

As inscrições do concurso TJ RO estão abertas!

As inscrições do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) estão abertas! Interessados terão…

6 minutos atrás

Edital TJ RO: inscrições abertas! Ganhe até R$ 17,1 mil

O edital do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) oferta 25 vagas mais…

15 minutos atrás

Concurso TJ RO: inscrições abertas! 25 vagas e até R$ 17,1 mil!

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) divulgou o edital do novo concurso público,…

20 minutos atrás

Concurso Autazes AM: Confira o gabarito 1º dia de prova!

O concurso público da Prefeitura de Autazes, município do estado do Amazonas, oferta 1.898 vagas…

25 minutos atrás

Concurso Balneário Piçarras (SC) Educação: provas em dezembro

A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras (SC) publicou o novo edital de concurso público com vagas…

37 minutos atrás

Concurso Canaã dos Carajás: 556 vagas; prova em janeiro!

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, no Pará, encerrou as inscrições para seu concurso público.…

38 minutos atrás