Olá, tudo bem?
Analisei todas as questões referentes às normas educacionais exigidas nos conhecimentos gerais do conteúdo programático estabelecido pelo edital normativo do atual concurso público da SEE-BA, aos cargos de Professor-todas especialidades e Coordenador Pedagógico, cujas provas foram aplicadas pela FCC, no último domingo (25/02/2018).
Embora os conteúdos das questões sejam similares aos respectivos cargos, para fins de numeração das questões mencionadas, importa observar que:
Para ambos cargos, a FCC seguiu exatamente o que eu alertei na “aula 00” dos cursos que lecionei à SEE-BA, cobrando a literalidade das normas educacionais exigidas pelo edital.
Pela forma como foram formuladas, estas questões tiveram, no geral, um nível elevado de dificuldade.
Para o cargo de Professor-todas especialidades foram aplicadas 13 questões (da 4 a 8; da 10 a 16; e 18) sobre normas educacionais, dentre as quais não visualizo oportunidades de recurso ao gabarito preliminar apresentado pela FCC.
Para o cargo de Coordenador Pedagógico foram aplicadas 16 questões (1; 2; 8; 12; 13; 15; da 16 a 24; 26; e 27) sobre normas educacionais, dentre as quais visualizo duas oportunidades de recurso ao gabarito preliminar apresentado pela FCC, nas seguintes questões:
“21. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica elencam um conjunto de princípios que devem ser observados na formação e no preparo dos profissionais que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação, entre eles, aquele referente ao princípio da “pesquisa”, com foco central (…)”
Cabe ANULAÇÃO DESTA QUESTÃO por extrapolação do conteúdo programático.
Argumentação de base ao recurso:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, tal como denomina o comando da questão, não foram exigidas ao cargo de Coordenador Pedagógico. Esta norma educacional foi exigida somente nos conhecimentos gerais voltados ao cargo de Professor (diretrizes curriculares nacionais para a formação docente).
“26. Sobre a sistemática de avaliação prevista na Portaria SEC n. 6.562/2016 é INCORRETO afirmar:
(A) A identificação de aprendizagens não satisfatórias, devem ser objeto de novas estratégias didáticas, com vistas à consolidação das aprendizagens dos estudantes, após cada procedimento de avaliação.
(B) Ao longo das unidades letivas estão previstas obrigatoriamente no mínimo 3 atividades avaliativas.
(C) O Conselho de Classe tem a função de analisar e acompanhar o desempenho dos estudantes, nos aspectos qualitativos e quantitativos, e propor alternativas a fim de fortalecer e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes.
(D) A dimensão quantitativa da aprendizagem mensura as aprendizagens construídas pelos estudantes, traduzidas por notas e/ou conceitos resultantes das atividades avaliativas em cada unidade letiva e após a recuperação.
(E) Todos os estudantes que não conseguirem aprovação, em até 3 componentes curriculares, poderão ser matriculados no ano/série seguinte dando continuidade à sua escolarização em qualquer fase.“
Cabe ANULAÇÃO DESTA QUESTÃO por apresentar duas alternativas incorretas.
Argumentação de base ao recurso:
O gabarito preliminar aponta a alternativa “B” como incorreta. Todavia, a alternativa “E” também é incorreta, pois a supressão do trecho final do dispositivo legal que a embasa invalida esta alternativa. Eis o art. 11 da Portaria SEC n. 6.562/2016 “Todos os estudantes que não conseguirem aprovação, em até três (3) componentes curriculares, poderão ser matriculados no ano/série seguinte dando continuidade a sua escolarização, exceto os estudantes da 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio”. Por óbvio, a supressão do trecho retro sublinhado do art. 11, tal como ocorreu na alternativa “E”, invalida a afirmativa, pois gera generalização que indevidamente abarca os estudantes da 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, em nítida oposição ao texto normativo do art. 11 da Portaria SEC n. 6.562/2016.
Por fim, informo que o Professor Ricardo Torques analisou todas as questões de “NOÇÕES DE IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO“, para os cargos de Professor-todas especialidades (questões: 9; 17; 19 e 20) e Coordenador Pedagógico (questões: 9; 11; 14; 28 a 30), concluindo pela não existência de recursos possíveis contra o gabarito preliminar apresentado pela FCC.
Boa sorte!
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