Caro concurseiro, para você que está se perguntando… o que é SCRUM? Bom, SCRUM é um framework que é coerente com os valores e princípios do Manifesto Ágil. O Manifesto Ágil é um documento que foi elaborado por um grupo de especialistas de desenvolvimento de software com as melhores práticas para obter bons resultados na gestão de projetos de desenvolvimento de softwares.
O ágil é visto como uma filosofia, e por isso existem várias abordagens de métodos ágeis, como por exemplo: XP – Extreme Programming ; Kanban ; Agile Unified Process ; FDD – Feature Development Driven e outros. No entanto, SCRUM é o mais conhecido entre todos.
Aqui neste artigo, apresentaremos um resumo do Guia do Scrum para que você acerte as questões na hora da prova!
Bom , o Scrum é um framework ágil voltado a uma única equipe multidisciplinar para gerenciar o desenvolvimento de um produto em entregas incrementais por meio de ciclos iterativos. Ele é executado em timeboxes de 1 mês ou menos com durações constantes, chamadas Sprints. A cada sprint são produzidos incrementos do produto potencialmente liberáveis ou utilizáveis.
Ainda parece um pouco confuso? Calma, discutiremos todos os papéis, eventos e artefatos nas seções adiantes deste artigo!
Sobre a teoria do Framework Scrum, você precisa saber que:
Agora que já temos uma noção dos conceitos e teorias do Scrum, vamos entender os papéis do Scrum. É importante destacar que para o sucesso do uso do Scrum o time precisa de tornar proficiente e aprender a ter 5 valores, sendo estes: Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem.
Os times do Scrum aprendem e exploram os valores à medida que trabalham com os eventos e artefatos do Scrum. Quando esses valores são incorporados pelo Scrum Team e pelas pessoas com quem trabalham, os pilares empíricos do Scrum de transparência, inspeção e adaptação ganham vida, construindo confiança.
Vejamos abaixo os papéis e responsabilidades dos membros do Scrum.
O Scrum Team ou Dev Team trata-se da equipe de desenvolvimento do projeto. É uma equipe multifuncional composta por expertises necessárias que trabalharão no desenvolvimento ou construção do produto e possuem todo o conhecimento necessário para entregar incrementos de um produto funcional ao final de cada sprint. Esse time de desenvolvedores é responsável por:
O Product Owner é considerado como o dono do produto, responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do time do Scrum e por gerenciar de forma eficaz o Product Backlog. São suas responsabilidades:
O Scrum Master é o coach da equipe, líder servidor, remove impedimentos e é o facilitador dos eventos. É o responsável por garantir que toda a equipe compreenda, adote e siga as regras do Scrum.
Os artefatos do Scrum são as entregas que representam um trabalho ou valor. São realizados para maximizar a transparência das informações principais do projeto. Vejamos abaixo os artefatos presentes no Guia do Scrum e o que eles representam.
O Product Backlog é uma lista com todas as funcionalidades e requisitos do produto definidas pelo Product Owner e ordenadas por prioridade. Os requisitos do produto podem variar durante o andamento do projeto devido ao amadurecimento do conhecimento.
O Sprint Backlog é uma lista com todas as tarefas definidas para serem realizadas dentro da sprint. O Sprint Backlog não pode mudar durante a Sprint. Ou seja, a meta da Sprint, os itens do Product Backlog selecionados para a Sprint, mais o plano para entregá-los são chamados juntos de Sprint Backlog.
São considerados como incrementos de funcionalidade as entregas ou produtos gerados ao final de cada Sprint. Vários incrementos podem ser criados em uma Sprint e as somas dos incrementos é apresentada na Sprint Review, apoiando assim o empirismo.
A Definição de Pronto ou também chamado por Definition of Done é uma descrição formal do estado do Incremento quando ela atende às medidas de qualidade exigidas para o produto. No momento em que um item do Product Backlog atende a Definição de Pronto, um incremento nasce.
As cerimônias do Scrum, também conhecidas como eventos, garantem os três pilares empíricos mencionados anteriormente, que são: transparência, inspeção e adaptação. As 4 cerimônias existentes foram criadas para regularizar e minimizar a necessidade de reuniões não definidas no Scrum. O ideal é que todos os eventos sejam realizados no mesmo horário e local para reduzir a complexidade.
Abaixo apresentaremos e discutiremos as ações realizadas em cada um desses eventos. Mas antes, precisamos entender o que é uma Sprint. Sprints são o centro do Scrum, ou melhor, os corações do Scrum. As Sprints possuem um prazo estimado de um mês ou menos e representam entregas dos requisitos dos produtos conforme os ciclos iterativos e incrementais definidos.
É muito importante sabermos que durante a Sprint nenhuma mudança que coloque em risco a meta da Sprint pode ser realizada.A Sprint pode ser cancelada se, e somente se, sua meta for considerada obsoleta pelo Product Owner quando analisado o projeto como um todo.
A Sprint planning é a reunião de no máximo 8 horas que acontece antes da Sprint iniciar, no qual é criado um planejamento colaborativo pelo Scrum Team, que define:
O Daily Scrum é uma reunião diária, com intenção de durar no máximo 15 minutos, e por isso é comum que sejam realizadas com o time em pé. O objetivo dessas reuniões diárias é inspecionar o progresso da Sprint em relação a meta da Sprint. Por meio dessas reuniões diárias, também é possível adaptar o Sprint Backlog conforme necessário.
A Sprint Review é a reunião que acontece no último dia da Sprint, que tem estimativa de duração máxima de quatro horas, cujo objetivo é inspecionar o resultado da Sprint e determinar as adaptações futuras necessárias. Itens discutidos na revisão da Sprint são:
Ao final de uma Sprint, o time se reúne para uma retrospectiva das entregas da Sprint para conclusão. A reunião tem duração máxima de 3 horas e o objetivo é planejar as maneiras de aumentar a qualidade e eficácia. Nesse evento são discutidos:
Em suma, o framework que representa o funcionamento do Scrum é apresentado na imagem abaixo.
Podemos perceber no framework acima que:
Apesar de poder ser implementado em partes, o Scrum só pode ser considerado Scrum se TODOS os passos do framework foram seguidos conforme o Guia do Scrum, ok?!
Para concluirmos o raciocínio, o Scrum é um framework para gestão de projetos que segue práticas ágeis e enxutas, em que todos os seus processos, pessoas, eventos e entregas são baseados em transparência, inspeção e adaptação.
O guia do Scrum tem muitos nomes pré-definidos para eventos, papéis e entregas. Sendo assim, sugiro que após ler esse artigo, releia! Como todos os itens apresentam nomes e termos específicos, na primeira leitura pode parecer algo muito difícil ou confuso. No entanto, após entendermos os nomes pré-definidos fica mais fácil assimilar os eventos, papéis, entregas e o funcionamento do framework como um todo.
Se mesmo após a leitura desse resumo ainda estiver com dúvidas em algum ponto específico, sugiro a leitura completa do Guia Oficial do Scrum. Importante ressaltar que essa foi uma breve apresentação do guia, para entender o assunto por completo e praticar muitos exercícios selecionados pelos melhores professores da área, não deixe de investir nos cursos completos aqui do Estratégia!
Bons estudos!
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