Conheça a rotina de um Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e entenda como essa é uma excelente oportunidade.
Olá, pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem e animados com a abertura de mais um concurso para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do Estado de São Paulo.
Neste artigo, o assunto será abordado de forma livre, a intenção é que seja como em um “bate-papo” entre amigos.
Nesta ocasião do pós-edital cada minuto é valioso, então vamos direto ao assunto!
O Escrevente Técnico Judiciário, basicamente, é o profissional que dará andamento aos processos judiciais.
Assumi o cargo, no Tribunal de Justiça, em outubro de 2023, na Unidade de Processamento Judicial da 9ª a 14ª Varas Cíveis de Santo Amaro – São Paulo, introduziram-me ao trabalho aprendendo as ferramentas do SAJ, sistema principal do Tribunal, pelo qual tramitam os processos.
O ambiente de trabalho muito tranquilo e, evidentemente, os processos todos da área civil de direito privado. Aprendi a emitir os mandados e as cartas de citação e intimação, ofícios, atos ordinatórios etc., tudo dentro do sistema SAJ.
Com o tempo, desenvolvi novas tarefas e, após alguns meses, permutei para o Fórum Criminal da Barra Funda por ser mais próximo de casa.
Atualmente, lotado em um cartório comum, a rotina de trabalho é muito parecida com a anteriormente descrita, por óbvio, entretanto, trabalhando com processos criminais.
Para uma melhor organização do trabalho, a rotina de trabalho de um Escrevente Técnico Judiciário da área criminal, é comum os cartórios se dividirem em equipes de pré e pós sentença. Aqui iremos abordar a rotina de um escrevente da equipe pré-sentença.
Na prática, ao acessarmos as decisões interlocutórias emitidas pelos juízes e seus assistentes, o escrevente lê seu conteúdo e capta aquilo que o magistrado determina que o cartório cumpra.
Nesse sentido, o que mais são cumpridas são as ordens de expedição de mandados de prisão, citação e intimação, ofícios, alvarás de soltura e cartas precatórias de citação e intimação, além das determinações para abrir vista ao ministério público (MP-SP) ou defensoria pública (DPE-SP).
Além disso, no momento de atendimento ao público, ao consultar pelo sistema que existe determinação judicial do(a) magistrado(a), de seu cartório, pendente de citação ou intimação, o Escrevente Técnico Judiciário deve fazer isso pessoalmente: emitindo certidão e pedindo assinatura do réu.
Apesar dos boatos que rolam por aí, a rotina de trabalho em um fórum criminal é bastante tranquila, segura e interessante, sobretudo àqueles que se interessam pela ciência penal, inclusive no Fórum Ministro Mário Guimarães, onde, atualmente, tramitam pouco mais de 132 mil processos nas 32 varas criminais, sendo o maior fórum criminal da América Latina.
Anteriormente mencionei a UPJ – Unidade de Processamento Judicial, mas muitos ainda não sabem o que de fato significa.
Trata-se de um modelo inovador de processamento judicial, é o “cartório do futuro”, já aplicado na área Cível, com 23 unidades instaladas no biênio 2022/2023.
O modelo consiste em unificar ofícios de mesma competência e adotar regime de trabalho baseado na divisão de tarefas, trazendo redução de cerca de 60% no tempo médio de tramitação dos processos. As varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização dos atos decisórios (despachos, decisões e sentenças), além de outras atividades do processamento digital.
Em outras palavras, reúnem-se as varas, mas cria-se um único e grande cartório, dividindo os escreventes em equipes: cumprimento, movimentação e atendimentos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo é tido como o maior tribunal do mundo em volume de processos. O número de ações demandadas no Judiciário estadual paulista corresponde a 25% do total de processos em andamento em toda a Justiça brasileira, incluindo cortes federais e tribunais superiores (dados do relatório “Justiça em Números 2020”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça).
Em virtude disso, é o tribunal com a maior força de trabalho: cerca de 2,5 mil magistrados e aproximadamente 40 mil servidores, em 320 comarcas do Estado.
Esses, entre outros, são os motivos que tornam o concurso para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário uma grande oportunidade para o ano de 2024, ainda mais para quem visa prestar para a capital. Isso porque as chances de zerar a lista dos aprovados, isto é, todos aprovados serem nomeados, é gigantesca.
Esse concurso mudou minha vida e a de milhões de pessoas, espero que este artigo contribua para aumentar sua motivação para conquistar o seu tão sonhado cargo público.
Um grande abraço, pessoal.
Excelentes estudos!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…