Como estudar RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Olá, tudo bem? Vamos descobrir como estudar RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM direcionado para a FGV.
Existem algumas matérias que colocam medo em quase todo estudante de concurso. Algumas delas são as 3 temidas matérias da área de exatas:
· Raciocínio Lógico
· Matemática Financeira
· Estatística
Vamos ver como cada uma delas deve ser estudada para a SEFAZ AM para que você consiga fazer uma boa prova.
Como as três são da área de exatas, teremos métodos de estudo que são praticáveis para todas elas, porém, em outros casos, teremos métodos que se aplicam a apenas uma ou algumas delas.
Vamos ver os seguintes tópicos:
· Estudo Inicial da teoria
· Revisão por exercícios durante o pós-edital
· Revisão geral logo antes da prova
· Saber onde estão os pontos fracos
Eficiência x Eficácia – RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Destacamos que estudar muito, não significa que o estudo está tendo um bom desenvolvimento. Existem inúmeras matérias a serem estudadas em um pós-edital e é absolutamente necessário que uma boa estratégia seja colocada em prática para retirar o máximo de cada minuto estudado.
Eficiência
Tempo é o principal recurso de um aluno. Ele possui 24h em um dia. Se estuda 8 horas, houve um bom uso do recurso (não procrastinou, seguiu seus horários, etc), ou seja, não desperdiçou o tempo usado.
Eficácia
Eficácia, de outra maneira, é o que se aproveita desse recurso utilizado. Em nosso caso seria a internalização do conteúdo estudado. A melhor maneira de verificarmos a eficácia de um estudo, é testarmos nosso conhecimento através de bateria de questões e simulados, trazendo as estatísticas de acerto de cada uma das matérias estudadas.
Mais importante na eficácia é a evolução do estudo. Não meramente o que você já possui de bagagem (isso foi a eficácia de outros estudos) mas o que você aprendeu de diferente nessa iteração.
Um exemplo de um estudo com pouca eficácia, é o estudo muito passivo, por vídeo aulas ou por áudio apenas, ou, pior ainda, o estudo feito quando se está cansado demais.
É importante entender esse conceito para saber diferenciar que muitas horas de estudo (eficiência no aproveitamento do recurso) não se traduz em aprendizado se não houver eficácia no uso desse recurso.
Conteúdo estudado em RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Vamos observar o conteúdo de cada uma das matérias estudadas:
RLM
Aula demo | Estruturas Lógicas. |
Aula 01 | Equivalências Lógicas |
Aula 02 | Proposições Quantificadoras e Diagramas lógicos |
Aula 03 | Lógica de Argumentação |
Aula 04 | Formação de Conceitos: Verdades e Mentiras |
Aula 05 | Raciocínio Sequencial |
Aula 06 | Orientação Temporal |
Aula 07 | Orientação Espacial |
Aula 08 | Princípio da Casa dos Pombos |
Aula 09 | Associação Lógica |
Aula 10 | Raciocínio Matemático |
Matemática Financeira
Aula demo | Juros Simples |
Aula 01 | Juros Compostos |
Aula 02 | Operações de Desconto |
Aula 03 | Taxas |
Aula 04 | Equivalência de Capitais |
Aula 05 | Análise de Investimentos. |
Aula 06 | Sistemas de Amortização |
Estatística
Aula demo | Apresentação de Dados |
Aula 01 | Médias |
Aula 02 | Medidas Separatrizes, Quantis |
Aula 03 | Moda |
Aula 04 | Medidas de Variabilidade ou de Dispersão |
Aula 05 | Análise Combinatória |
Aula 06 | Probabilidade |
Aula 07 | Variáveis Aleatórias Discretas de Probabilidade |
Aula 08 | Distribuições Discretas de Probabilidade |
Aula 09 | Variáveis Aleatórias e Distribuições Contínuas |
Aula 10 | Teoria da Amostragem |
Aula 11 | Estimação Pontual e Intervalar |
Aula 12 | Testes de Hipóteses |
Aula 13 | Regressão Linear Simples |
Estudo Inicial da teoria de RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Para todas as matérias de exatas, a teoria possui importância média. Diríamos, porém, que, das três matérias citadas, a Matemática Financeira é aquela em que mais se tem necessidade de um estudo completo da teoria.
É, portanto, importante que façamos uma leitura completa da teoria antes de iniciar os estudos.
Em seguida, na ordem de importância, vem Raciocínio Lógico Matemático (RLM). Dentro de RLM, temos algumas matérias como Equivalências Lógicas e Lógica de argumentação em que o estudo da teoria pode ajudar bastante o estudante a entender melhor as questões.
Finalmente, em Estatística, temos uma teoria bastante pesada e questões que se repetem muito, especialmente a partir dos estudos de Variáveis Discretas e contínuas de probabilidade.
Nas primeiras aulas dessa matéria, o estudo da teoria pode te ajudar a entender o conteúdo, mas a teoria começa a ficar bastante complicada a partir de Variáveis Aleatórias e as questões permanecem em um nível de dificuldade razoável.
Desse modo, caso seu tempo seja curto, pode ser interessante fazer apenas uma leitura rápida do assunto ou até assistir uma videoaula e partir para os exercícios.
Revisão por exercícios durante o pós-edital
Para essas três matérias, com certeza, a resolução de exercícios é a que trará o maior custo benefício para o aluno.
Temos bastante conteúdo a ser estudado. Cada uma das três matérias possui mais de dez aulas, porém, os exercícios se repetem muito dentro de cada aula.
Em regra, uma aula possui 4 ou 5 “tipos de exercícios” diferentes, apenas mudando certos aspectos de cada questão.
Durante a resolução de questões. Anote cada um desses “tipos de questões” pois a revisão geral pode ser muito mais rápida quando temos cada um desses itens bem definidos.
Importância do estudo por questões
Esse momento de resolução de exercícios no pós-edital, é o principal momento de estudo de quem está próximo da aprovação. Você tem a chance de massificar o conteúdo, encontrar dificuldades e, inclusive, aprender alguns assuntos que ainda estão pendentes.
Em regra, o estudo por questões é importante para todas as matérias estudadas. Porém, quando tratamos de exatas, as bancas se repetem MUITO. Elas não costumam inovar demasiadamente, pois, ou as questões ficam tão difíceis que ninguém vai acertar, ou por que o conteúdo já foi quase todo esgotado.
Então, aproveite para massificar o que você já estudou na teoria no pré-edital. Esse é o momento.
Revisão geral logo antes da prova
Essa é uma revisão extremamente importante para quem está indo bem nas três matérias. O estudante que conseguiu massificar bem o conteúdo estudado durante a resolução de questões, e conseguiu filtrar bem os “tipos de questões” em que possui dificuldade, tem agora a capacidade de revisar cada uma dessas matérias em poucas horas.
É possível que em cerca de 5 ou 6 horas o aluno consiga resolver cada uma dessas listas de questões nas duas semanas antes da prova, fazendo com que ele cubra “um edital inteiro” de conteúdo em um ou dois dias (considerando as três matérias juntas).
Saber onde estão os pontos fracos em RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Vimos que temos muitas aulas quando somamos todas as matérias. Ou seja, se pegarmos a média de todas as matérias podemos estar bem, mas, ao aprofundar a análise, pode ser que estejamos mal em uma das três.
Aprofundando mais ainda seu estudo podemos fazer uma análise aula a aula (ou conteúdo a conteúdo, já que cada aula trata de um conteúdo).
Peguemos, por exemplo, a matéria de estatística. Vamos observar as aulas estudadas:
Aula demo | Apresentação de Dados |
Aula 01 | Médias |
Aula 02 | Medidas Separatrizes, Quantis |
Aula 03 | Moda |
Aula 04 | Medidas de Variabilidade ou de Dispersão |
Aula 05 | Análise Combinatória |
Aula 06 | Probabilidade |
Aula 07 | Variáveis Aleatórias Discretas de Probabilidade |
Aula 08 | Distribuições Discretas de Probabilidade |
Aula 09 | Variáveis Aleatórias e Distribuições Contínuas |
Aula 10 | Teoria da Amostragem |
Aula 11 | Estimação Pontual e Intervalar |
Aula 12 | Testes de Hipóteses |
Aula 13 | Regressão Linear Simples |
Agora, vamos supor um aluno que já viu todo o conteúdo ao menos uma vez e já resolveu questões de todas as aulas
Na média total, o aluno está com um aproveitamento médio. 71% de acertos não é algo extraordinário.
Porém, se ele estudar indiscriminadamente todo o conteúdo, acabará desperdiçando parte do seu tempo, já que na Aula 05 – Análise Combinatória e na Aula 06 – Probabilidade ele possui acertos acima de 90%, ou seja, aproveitamentos muito bons!
O que se pode fazer é, durante o estudo por questões, o aluno pode pular as matérias em que seus acertos ultrapassam os 90% ou os 85% e focar seu estudo nas matérias abaixo disso.
Desse modo, a eficiência de seu estudo (uso de seu tempo) será muito maior do que a do concorrente que estiver estudando todo o conteúdo sem tomar qualquer estratégia.
Concluindo sobre o estudo das matérias RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Trouxemos algumas dicas de como melhorar o estudo de exatas. Temos bastante segurança que seguindo essas dicas é possível que o aluno dê um salto grande em sua prova e consiga conquistar pontos que, antes disso, não conseguiria.
Cada estudante possui peculiaridades. A ideia aqui é que o aluno leia nosso artigo e tire as melhores experiências que se aplicam a ele.
Sempre lembramos que a flexibilidade no estudo é necessária. O que dá certo para um, pode não dar para o outro, porém, lembramos também que, no caso do tópico “Saber onde estão os pontos fracos”, estamos conquistando preciosos indicadores.
Todos os grandes esportistas, as grandes empresas, enfim, os grandes “players” de todas as áreas, trabalham com indicadores. Quanto mais precisos eles forem, melhor a chance de as decisões tomadas pelo “player” serem de maior qualidade.
Cursos e Assinaturas – RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Assinatura de Concursos – RLM, Matemática e Estatística para SEFAZ-AM
Assinatura de 1 ano ou 2 anos: