Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o Resumo da Gestão Eletrônica de Documentos GED para SEFAZ-ES.
Podemos dizer que o GED tem por função a captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição de documentos. Nesse sentido, vamos explorar os pontos que podem ser cobrados em prova.
Temas que serão vistos:
Sem mais delongas, vamos lá.
Iniciemos o Resumo da Gestão Eletrônica de Documentos GED para SEFAZ-ES por algumas definições importantes sobre o tema.
Obs.: Embora a GED aceite documento físico, “aceite” definições que citem somente documentos em meio digital ou eletrônico.
Ficamos com um resumo sobre as principais características do GED apontadas pelo professor Ramon Souza.
Dentro de um cenário de gerenciamento de documentos, a NC UFPR em 2019 trouxe uma definição interessante – “Quando o fluxo de trabalho é digital, a produtividade aumenta, os custos diminuem, os requisitos são mais facilmente validados e a computação verde se torna possível”.
Ainda, é importante reconhecer outros conceitos de assuntos correlatos, pois a banca poderá tentar confundi-lo.
SIGAD x GED
SIGAD: Relacionado ao ciclo de vida do documento, aplicado ao documento arquivístico.
GED: Relacionado ao compartilhamento;
Vejamos um ambiente típico de GED apontado pelo professor Ramon Souza.
Bem auto explicativo, não?
Do documento no âmbito do GED, devemos reforçar que ele pode estar em papel ou ser nativamente digital, e deste último devemos reconhecer suas características.
Características do documento digital:
Se estamos falando de documentos e do processo de digitalização, é imperioso que conheçamos alguns termos.
Ainda dentro do processo de Gestão Eletrônica de Documentos, também é comum se deparar com as seguintes ferramentas.
É de se esperar que para a conseguir uma gestão eficiente de documentos deve-se passar por fases de implementação.
Fases de Implantação de GED:
Perceba que nada mais é que um processo lógico de passar um documento físico até chegar ao eletrônico e posteriormente a sua utilização.
Para finalizar o Resumo da Gestão Eletrônica de Documentos GED para SEFAZ-ES, adentremos inicialmente nos principais Módulos do GED.
DM – Document Management (Gerenciamento): Gerenciamento de documentos digitais. O DM controla o acesso físico aos documentos.
DI – Document Imaging (Captura): Gerenciamento do processo de conversão de papel para digital -> digitalização
RIM – Records and Information Management (Armazenamento): É o gerenciamento do ciclo de vida do documento, de forma automatizada por meio de softwares específicos, independentemente da mídia em que ele se encontra.
Workflow (distribuição): Trata-se da gestão de forma proativa dos processos de negócio das empresas -> fluxo de trabalho
Obviamente existem outros módulos e ferramentas, assim vejamos também outras informações importantes.
O assunto de Gestão Eletrônica de Documentos não foi tão explorado assim pela banca FGV, nesse sentido vamos conhecer alguns questionamentos apresentados pela banca examinadora.
FGV/2013 – Fundação Biblioteca Nacional
Os documentos _____, considerando o pequeno espaço _____ que ocupam, não são objeto das preocupações imediatas das atividades _____.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas.
Eletrônicos / físico / arquivísticas.
FGV/2013 – TJ AM
O Gerenciamento de Eletrônico de Documentos – GED é o conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas funcionalidades:
Captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição
FGV/2008 – Senado Federal
Os atributos presentes na forma física e na intelectual do documento arquivístico eletrônico são, respectivamente:
Texto, idioma, sinais especiais, selos, contexto tecnológico / configuração da informação, articulação do conteúdo, anotações.
Pessoal, chegamos ao final do Resumo da Gestão Eletrônica de Documentos GED para SEFAZ-ES.
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