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Respondendo dúvidas sobre o curso de Atualidades (APOFP)

Pessoal, disponibilizo aqui um e-mail que enviei esclarecendo as dúvidas de um aluno acerca do curso de Atualidades para APOFP. 

“Olá, tudo bom? 

Sou o professor Rodrigo Barreto, de Atualidades, e gostaria de comentar seu e-mail enviado ao Estratégia Concursos no que  se refere ao meu curso. 
Como você pôde perceber, a aula demonstrativa foi postada antes da abertura do edital. E o que isso implica? Nada. Na realidade, eu já esperava que a banca cobrasse os fatos ocorridos a partir do segundo semestre do ano passado. Isso, pois, tal estilo de cobrança é característica da banca. No último concurso do TJ-SP, inclusive, a banca moldou o edital nesse estilo. 
Daí, você deve estar se perguntando por que então eu estou falando de temas ocorridos antes do segundo semestre de 2012. A razão se dá porque para que eu possa fazer com que meus alunos entendam os fatos apontados é necessário que eu faça uma  análise crítica dos fatos e isso necessita de que eu faça regressões históricas. 
As questões de Atualidades envolvem três aspectos: conhecimento do fato, entendimento/análise do fato e contexto histórico do fato. Nas minhas aulas estamos trabalhando todos esses aspectos. Mesmo as questões anteriores, muitas vezes de outras bancas, estão lá não sem razão. Preciso introjetar em meus alunos todo o conhecimento possível, pois meu curso não trata superficialmente os temas. Tento dar o máximo de conteúdo, a fim de que minha matéria seja gabaritada por vocês.
Em relação ao tópico meio ambiente, é bem verdade que ele não está expresso nominalmente no edital. Entretanto, não devemos nos esquecer de que o meio ambiente perpassa por questões políticas, econômicas, sociais e culturais. Eu sempre o trato em uma aula específica, pois tal temática tem sido objeto de cobrança nos mais variados concursos. Por exemplo, o Código Florestal, tratado nessa aula, está diretamente relacionado aos fatores políticos e sociais; enquanto a matriz energética brasileira liga-se aos fatores econômico. Assim, penso que uma aula específica sobre o tema é bem vinda.
Trago duas questões do concurso do TJ-SP para que você possa perceber o quão importante é a análise crítica e contextual dos fatos atuais. Veja:
1) A suspensão do Paraguai do Mercosul se deveu: 
 
(A) ao golpe sofrido pelo presidente Fernando Lugo, democraticamente eleito, o que contrariou a chamada 
“clausula democrática” do bloco.

(B) à aproximação dos chamados “brasiguaios” com os sem­ terra paraguaios, acirrando as tensões políticas e 
sociais no país vizinho.

(C) às tentativas do Paraguai de influir na política interna venezuelana, apoiando a oposição a Chávez, o que 
foi considerado uma afronta aos princípios democrá­ticos.

(D) à lei aprovada no país vizinho que libera o cultivo e a comercialização da maconha, contrariando toda a 
política antidrogas estabelecida no continente.

(E) ao acordo econômico assinado pelo país, diretamente com os EUA, o que contrariou a prioridade que os 
outros países do bloco deveriam ter. 
2)  Índios cobrem gramado da Esplanada dos Ministérios com cruzes Comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos fazem protesto próximo ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (19 de outubro). Foram colocadas 5000 cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios. (Folha.com, 19.10.12)

O protesto realizado em Brasília simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente

(A) os kayapós, do Amazonas, que sofreram ameaças do exército venezuelano por conta de sua presença na fronteira do Brasil com a Venezuela.

(B) os yanomamis, de Sergipe, que disputam a demarcação de suas terras no litoral com as comunidades de pescadores do sul do estado.

(C) os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, uma das etnias que mais sofre com a violência fundiária e com a 
expansão da fronteira agrícola.

(D) os nambiquara, do Maranhão, com uma história marcada pela entrada violenta de pecuaristas e madeireiros em suas terras demarcadas.

(E) os tupinambás, do Rio de Janeiro, que sofreram com os deslizes de terra da serra fluminense em 2011 e perderam suas moradias nas reservas indígenas.
Perceba que sem o conhecimento contextual – que pressupõe fatores anteriores à data do fato apontado no enunciado – ficaria muito mais difícil acertar essas duas questões, já que todas as opções da primeira questão se referem a  situações ocorridas na política latino-americana e as da segunda ao conhecimento da formação histórico-cultural das tribos indígenas apontadas. Por essa razão, preciso ir e vir na história, pois só se explica as coisas atuais por meio do passado. 
Mais uma coisa: na última aula do curso, trarei um simulado de questões inéditas no estilo da Vunesp e um resumo das principais notícias publicadas na mídia dentro do lapso temporal apontado no edital.
Espero ter esclarecido as dúvidas. 
Atenciosamente,
Rodrigo. 

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