TÊM RECURSO pessoal. Resolução História e Geografia SOLDADO PMBA. Vejamos a resolução detalhada do exame. Temos dois possíveis (tecnicamente certos) recursos. Um de erro teórico e outro discordância de gabarito. É com muito prazer que venho resolver este esperado concurso e dar as notícias. Vamos lá.
1. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Analise as sentenças abaixo e a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Em linhas gerais, a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão de obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas.
CORRETA
II. Outras atividades também desempenharam importante papel, coexistindo com aquelas que interessavam mais diretamente à política mercantilista metropolitana.
CORRETA
III. Embora a agroindústria do açúcar tenha sido uma atividade estratégica importante para a economia colonial, ela foi colocada em segundo plano já que a cultura cafeeira foi priorizada por conta da farta mão de obra escrava existente à época.
ERRADO. O ciclo da cana ocorreu no nordeste no século XVI com os engenhos escravistas. O ciclo do café ocorreu no Sudeste em meados do século XIX, na transição da escravidão para a mão de obra livre. No ciclo do café ocorreu o processo de abolição da escravidão e a imigração europeia
IV. A implantação da agroindústria cafeeira articulou a exploração da América e África – esta fornecedora de mão de obra – e ajudou a contornar a crise do comércio oriental, num período em que o monopólio português das especiarias orientais era posto em xeque pelos holandeses e ingleses.
ERRADO. A articulação entre América e África, descreve a produção canavieira colonial.
Estão corretas as sentenças:
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
c) III e IV, apenas
d) I, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV
Resposta: A.
2. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas” e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _____________________________.
a) os escravos, os libertos e seus descendentes foram agentes passivos mesmo diante das imposições feitas pelos proprietários. ERRADO. Desde o início da escravidão ocorreu uma forte resistência africana através de fugas, quilombos, abortos e suicídios, além dos elementos culturais como a capoeira e as religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda.
b) os escravos, os libertos e seus descendentes foram grandes parceiros dos indígenas no início da colonização portuguesa.
c) os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes transformadores de seu tempo. CORRETO. Todo homem é agente da história. Os africanos foram agentes de sua história, principalmente no que diz respeito à resistência à escravidão e formadores da sociedade e cultura brasileira.
d) os escravos aceitavam as imposições culturais e religiosas da cultura portuguesa e, em razão disso, não podem ser considerados agentes transformadores de seu tempo.
e) os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes conservadores de seu tempo. Foram agentes transformadores. Conservadores querem conservar a situação. É como lutassem pela manutenção da escravidão.
Resposta: C.
3. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”. Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.
a) Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1930 – 1945 – “Estado Novo”) e ficou conhecida como Revolução de 1930
b) Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1934 – 1937 – “Governo Provisório“) e ficou conhecida como Revolução de 1934
c) Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1929 – 1934 – “Governo Provisório“) ficando conhecida como Revolução de 1929
d) Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1930 – 1934 – “Governo Constituinte“)e ficou conhecida como Revolução de 1930
e) Essa articulação política colocou Getúlio Vargas no poder (1930 – 1934 – “Governo Provisório“) e, historicamente, é conhecida como Revolução de 1930
1- Revolução de 30: deposição de Washington Luiz (derrubada da republica do café com leite) e Vargas colocado no poder. Dissolve a constituição e nomeia interventores estaduais.
2- Governo provisório 30-34: quando ocorreu a “Revolução constitucionalista de 32”, o voto feminino e as leis trabalhistas
3- Governo constitucional: As leis trabalhistas e voto feminino tornam-se constitucionais, ocorreu uma polarização ideológica entre integralistas e socialistas, a ANL partido comunista de Luiz Carlos Prestes tentou um golpe a intentona comunista, alegando risco de golpe socialista, Vargas decreta ditadura.
4- Estado Novo 37-45: DIP censura e propaganda, ditadura, perseguições políticas, industrialização estatal nacionalista.
Resposta: E.
4. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA)
DÁ RECURSO: A CONVICÇÃO RELIGIOSA DE CONSELHEIRO NÃO O TORNA CAPAZ DE REALMENTE RETIRAR OS SERTANEJOS DA MISÉRIA. DEVEMOS CONSIDERAR QUE EM BELO MONTE VIVIAM MELHOR QUE NAS FAZENDAS, MAS ISSO NÃO É CONSEQUÊNCIA DA CONVICÇÃO, E A VIDA ERA SIMPLES. DE QUALQUER MODO MAL ESCRITA E PORTANTO PROVOCA ERROS DE INTERPRETAÇÃO EM ALUNOS PREPARADOS;
Um dos mais graves problemas sociais e ao mesmo tempo econômico que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Sabe-se que, comumente, governos brasileiros têm utilizado políticas indutivas de crescimento econômico como medida redutora da pobreza, sem no entanto, obter resultados satisfatórios ou permanentes. Sabe-se também que, dentre as regiões que mais sofrem com a pobreza, no país, estão a Norte e Nordeste. Estudos históricos mostram que, em razão disso, houve um conflito, no Nordeste Brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro que ficou conhecido como Guerra de Canudos. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( v) A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social.
(v ) Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um conflito civil que ficou conhecido como Guerra de Canudos. Esta guerra durou quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
(v ) O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.
(f ) Antônio Conselheiro por acreditar que era um enviado de Deus conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam em sua liderança e, em razão disso, ele, realmente poderia, libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
(v ) Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado; por esta razão, pediu a interferência da República.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, F, V, V, V
b) V, F, V, F, V
c) F, F, V, V, F
d) V, V, V, V, V
e) V, F, F, F, V
Resposta: D (RECURSO). NÃO HÁ RESPOSTA
5. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Considere o trecho: A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em finais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro. CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n. 18, abr. 2005, p.67.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A tradicional lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim teria surgido de um culto em homenagem a Oxalá, orixá ioruba responsável pela criação do céu e da terra e de todos os seres
b) À mistura de tradições diferentes, por vezes até opostas, dá-se o nome de fanatismo religioso, presente nas procissões, nas festas populares, no pagamento de promessas e no culto aos santos
Às misturas culturais chamamos de sincretismo religioso.
c) A convergência de interesses entre a Igreja Católica e a Coroa portuguesa levou à cristianização forçada dos africanos civilizados
d) Como forma de resistência à opressão e para preservarem vivas suas tradições, os escravos incorporaram e adaptaram elementos do catolicismo à tradicional religiosidade africana
e) Os escravos de origem ioruba que vieram para o Brasil trouxeram consigo, seus costumes e a fé em Oxalá
Resposta: B.
6. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Assinale a alternativa correta.
“que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
(…) aqui somos mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis (…)
somos o que somos inclassifcáveis”
(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes
A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:
a) genocídio indígena
b) hegemonia branca
c) permanência de população quilombola
d) miscigenação
e) europerização
Resposta: D.
O texto refere-se a mistura do brasileiro, que é a miscigenação.
7. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA)
DÁ RECURSO. OS CONCEITOS ESTÃO ORDENADOS DE FORMA E CORRESPONDEM À LETRA [B].
A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:
I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares. Planaltos: relevos em que a erosão supera a sedimentação. A Bahia é rica em chapadas, ou seja, planaltos sedimentares do topo plano.
II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial. Planícies: relevos em que a sedimentação supera a erosão. No caso planícies litorâneas.
III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo. Depressões interplanálticas, como é a DEPRESSÃO SERTANEJA E DO RIO SÃO FRANCISCO.
Assinale a alternativa correta.
a) I-Planícies; II-Planaltos; III-Depressões
b) I-Planaltos; II-Planícies; III-Depressões
c) I-Planícies; II-Depressões; III-Planaltos
d) I-Depressões; II-Planícies; III-Planaltos
e) I-Depressões; II-Planaltos; III-Planícies
Resposta: C. (RESPOSTA [B] )
8. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:
a) Compreende o cultivo familiar de sementes não transgênicas, mediante uso de adubação orgânica e emprego de força animal no preparo do solo . É a revolução do agronegócio do plantation mecanizado.
b) Objetiva a diversificação das espécies cultivadas, com uso intenso de adubação orgânica e emprego de força humana no preparo do solo. Predomina o plantation, ou seja, grandes propriedades com monoculturas para a exportação.
c) Consiste na política de retorno da população ao campo e preconiza o cultivo de culturas tradicionais
d) Tem início com a introdução de sementes transgênicas resistentes a herbicidas, combinação que facilita o manejo do campo. É da década de 70 a mecanização. Os transgênicos no Brasil foram liberados em 2005 na lei de biossegurança.
e) Enfatiza o uso de adubos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, e considera a mecanização do preparo do solo
Resposta: E.
9. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura. Correto. Corresponde ao período nacionalista de Vargas e a política nacional desenvolvimentista, de abertura às multinacionais de JK.
II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais. A industrialização do período JK ocorreu mas acentuou os contrastes entre sudeste e nordeste.
III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”. Foi criada no período JK para tentar diminuir as discrepâncias entre nordeste e sudeste.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas
e) I, II e III
Resposta: B.
10. (IBFC 2017 – Soldado da Polícia Militar BA) O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia.
Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:
a) A maior duração da luminosidade natural durante o verão nos estados brasileiros mais distantes da linha do equador.
Quanto mais próximo ao equador, maior o período de iluminação ao longo do ano, que é sempre 12 h. Quanto maior a distancia do equador, no verão a iluminação é maior e só nestes locais ( sul e sudeste) faz sentido adotar o horário de verão.
b) A concentração de pólos consumidores de energia nas regiões Sudeste e Sul
c) O pleno atendimento da rede de energia elétrica nas regiões Norte e Nordeste
d) A vocação regional para o turismo, que não se beneficia do instituto
e) A existência de quatro fusos horários distintos no país, e a complexidade em coordená-los
Resposta: A.
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…